domingo, 6 de novembro de 2011

Lição 7 - Arrependimento, a base para o Conserto - Metanoia, Subsídio: Professor Érick Freire

Metanóia

Para falarmos em arrependimento, jamais poderemos esquecer a origem dessa palavra, isso chama estudo etimológico da palavra, e arrependimento não é um simples fato de ter remorso, mas um ato de transformação mental, espiritual e intelectual, seguindo essa linha de raciocínio chegamos a uma palavra bem difundida na internet nos últimos dias, Metanoia, na Bíblia o verso que está explícito este conceito é em Rm 12.1 e 2 que literalmente diz que não nos conformemos com as coisas erradas deste mundo, mas que nos transformemos pelo nosso entendimento para que possamos entender e experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Metanoia vem da palavra grega  μεταμέλεια - Metanóia (Meta=Mudança, Nóia=Mente), e é sobre essa palavra que iremos introduzir o subsídio do assunto dessa semana, você terá uma visão totalmente diferente do que lhe ensinaram até hoje, pois a metanoia ou mudança de mente (arrependimento) é a base para a ruptura de práticas errôneas e o que mais vemos hoje em dia nas denominações evangélicas são práticas distantes da Palavra de Deus, como já falei antes em alguns artigos e continuarei falando, sei que muitos estão se chateando com a repercussão destes textos e do Blog EBD Brasil, mas meu intuito não é confrontar ninguém pelo contrário, mas confrontar as mentes, fazer o que Jesus nos ensinou, mostrar o que Paulo tentou mostrar e subtrair todas as mazelas no meio do povo de Deus, devemos ser luz e isso só irá transparecer quando sofrermos uma metamorfose, jogando todos os conceitos humanos na lata do lixo e não, nunca, jamais querermos voltar as práticas pregressas de outrora.

Ruptura com o pecado

Essa ruptura foi literalmente sentida pelo povo judeu no livro de Neemias, no capítulo 8, no qual estudamos na aula passada, foi notório o quanto a busca pela Palavra, no caso em questão a lei mosaica, trouxe uma ruptura com as práticas pagãs praticadas pelo povo, a primeira atitude deles foi de um, como diz o pastor David Wilckerson, “batismo de angústia”, não foi um simples remorso, mas o povo cai em pranto por arrepender-se dos seus pecados, milhares de judeus “urravam”, choravam copiosamente, a intervenção de Neemias teve de ser muito veemente para que eles pudessem continuar sua caminhada, fico imaginando aquela cena, o povo com a “cara” no chão chorando, como que dissessem “E agora? O que devemos fazer para rompermos com nossos erros? O que fazer para adotarmos novos comportamentos? Somos por acaso dignos de perdão? Somos dignos de tão grande misericórdia que nos tirou do cativeiro babilônico? Que nos fez reconstruir nossas muralhas? Choramos porque a misericórdia de Deus é superior as nossas falhas mesmo tendo nos misturado com os estrangeiros!” foi nessa atitude, nesses comportamentos que, o povo de Israel passa a cair na graça de Deus, mas isso não era suficiente para a mudança genuína e viva.

A Adoção de novos comportamentos

E diz: E, no dia vinte e quatro deste mês, ajuntaram-se os filhos de Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si. E a descendência de Israel se apartou de todos os estrangeiros, e puseram-se em pé, e fizeram confissão pelos seus pecados e pelas iniqüidades de seus pais. E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do SENHOR seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao SENHOR seu Deus”. (Neemias 9:1-3)
Quando estes se ajuntaram perante o Senhor, mostraram seu arrependimento, não com remorso, mas com coração contrito, uma verdadeira metanoia, se abstiveram dos seus afazeres e leram o livro da lei durante 3 horas, logo depois oraram por mais 3 horas, o pano de saco envolto sobre si mostra o símbolo de sua metanoia (arrependimento), como também as cinzas mostram a tristeza e angústia que sentiam por causa de seus erros, para eles, irreparáveis, a oração, devoção e adoração durante três horas os leva ao patamar de arrependidos e propensos a um novo comportamento, para se ter ideia, essas três horas de adoração eles se posicionaram com a face no chão entre os joelhos (cena que costumamos ver hoje só muçulmanos fazendo nas comemorações do Ramadã). Mas, os Levitas dizem “Fiquem em pé e bendigam ao Senhor para sempre!” Essa atitude foi o cume do novo comportamento, oração, adoração e exaltação são chaves importantes para aproximarem o homem de Deus, principalmente quando oramos Deus nos dá forças para vencermos as ciladas e nos afastar do pecado, como também começamos a entender a vontade do Criador da Existência, jamais será possível uma conversão real sem o estudo da Palavra e sem uma busca de intimidade com Deus através da oração e adoração, todos levados pela metanoia (arrependimento).

A interiorização desse novo comportamento

“E, todavia fizemos uma firme aliança, e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes”.
(Neemias 9:38)
Como disse no início do artigo, o povo de Israel se arrependeu não só porque queriam uma mudança, mas também porque não se sentiam dignos da misericórdia de Deus, por isso apelam para sua misericórdia (v.31), o zelo do Senhor pelo povo foi inigualável, suas misericórdias são infindas, e por causa delas não somos consumidos, por isso o povo com um coração contrito, tendo passado nos últimos dias por um processo de metamorfose espiritual e intelectual, faz uma aliança com seu Deus juntamente com seus líderes, pois não adianta só alguns quererem mudança de comportamento enquanto os seus líderes afrontam a Palavra de Deus.
Na luta para não voltar os antigos comportamentos o povo de Deus foi tentado de várias formas, a mistura com ideias mundanas tem se alastrado no meio da congregação, as pessoas estão inertes ao pecado, como também tendenciosas a supressão à Palavra de Deus, e isso tem entristecido o Espírito Santo. A nossa geração é uma geração de infantes mimados, só querem “curtição”, os shows e baladas gospel já fazem parte do calendário de muitos que se dizem cristãos. Os “cultos” na realidade parecem exposição (show) de grupos da igreja, criam-se pequenos(as) pastores(as) no meio do povo, alguns querem ser maiores que outros, brigas e discussões é o que mais acontece dentro desses órgãos, falta de fidelidade espiritual, falta de discernimento, falta de conhecimento da Palavra, falta de metanoia, a mudança deve vir de baixo pra cima, nós como membros da Igreja do Senhor devemos prezá-la imaculada, desprezarmos a prostituição espiritual, a mistura de teologias distorcidas, os “movimentos” ditos pentecostais, as tais rajadas de glória, o que precisamos é ouvir explicada e pausadamente a Palavra de Deus.
Pra mim a mudança da igreja deveria ser radical, extinguindo todos os conjuntos e transformando em um grande coro de vozes que adoram em uma só voz, como no céu. Os ministros deveriam ser escolhidos pela própria Igreja de acordo com os parâmetros bíblicos, os dirigentes de igreja que não sabem ensinar a Palavra ou não a conhecem como deveriam seriam obrigados a estudarem em uma escola teológica ou serem preparados por aqueles que conhecem a genuína Palavra de Deus. Os apadrinhamentos e simonia (venda de cargos eclesiásticos) deveriam acabar, mas para isso só a própria igreja, ou seja, as pessoas que fazem a congregação, escolha seus diáconos, presbíteros e/ou pastores, pois o líder tende, geralmente, a escolher aqueles que pagam uma pizza pra ele, aqueles que levam-no para almoçar, aqueles que fazem parte do grupo “clerical” se é que podemos dizer assim! Ninguém melhor, humanamente falando, para escolher seus representantes que os membros da congregação.
Reflitamos nisso e lutemos por METANOIA!




16 comentários:

  1. Queridos! Espero que entendam que o meu ideal não é confrontar pessoas, mas confrontar ideias e pensamentos errôneos, não aguento mais tantas distorções!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu lindo , pelo seu nobre e sábio comentário.De muito valor esse seu trabalho para nós professores.

    ResponderExcluir
  3. Paz.. descobri este site há uma semana e já estou sendo muito auxiliado por meio dele para minhas ministraçÕes de EBD. Desejo à vc querido irmão Érik toda sorte de Bênçãos de Deus e continue assim. AMÉM...

    ResponderExcluir
  4. Tia Célia, seja muito bem-vinda!
    Obrigado pelo comentário, estou morrendo de saudade da senhora e do tio Pedro, como está o trabalho missionário aí em Ielmo Marinho?
    Abraços para todos daí!

    ResponderExcluir
  5. Paz...se todos os lideres desta nação pensasse desta forma,o evangelho seria Anunciado com mas vigor. Deus continue te abençoando, te dando coragem, nessa árdua missão de ensinar amém.

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor Erick, mais uma vez muito ótimo este estudo. Ficou tremendo, ,eu querido irmao em Cristo, desejo que Deus possa continuar abençoando teu entendimento e nos presentiando com estas pérolas de estudos. Deus seja contigo e familia.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Ilson, Alex e Marcelo (meu grande irmão em Cristo), que o Senhor continue os abençoando!!!

    ResponderExcluir
  8. Este é o verdadeiro sentido e finalidade do ensino da Palavra de Deus: provocar mudanças nos conceitos e idéias já sedimentados com o tempo e, não raro, aceitos como dogmas irrefutáveis, capazes de influenciar atitudes e comportamentos tidos como corretos. É preciso levar o genuíno ensino das verdades proclamadas nas Escrituras Sagradas, a fim de que a igreja do Senhor seja protegida das heresias que permeiam e estão em voga no mundo cristão.

    ResponderExcluir
  9. Toda semana eu consulto o precioso ensino da palavra de Deus . Obrigada professor Erik.

    ResponderExcluir
  10. Precisamos de pessoas com coragem para expor a verdade...

    ResponderExcluir
  11. Amém Reginilda, obrigado a todos que expressam suas palavras de incentivo, mas sou apenas um servo e nada mais!!!

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do seu blog; tem muito auxiliado bastante. Gostaria de sugerir para você postar também assuntos da lição de pré-adolescente (11 e 12). Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Amém, querida(o) irmã(o) estou muito atarefado e pouco tempo tenho para postar, pois exige dedicação, durante estes dias estou encontrando dificuldades para tal, por isso, não haverá, pelo menos por enquanto, a possibilidade de orientar aos professores de pré-adolescentes!!!

    ResponderExcluir
  14. AMEI A SUA LIÇÃO VOU USAR COM MINHAS DISCIPULAS! ALELUIA!QUE O SENHOR CONTINUE DERRAMANDO UNÇÃO SOBRE SUA VIDA.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a matéria. Eu tinha grande interesse em saber e aprender o verdadeiro significado de Metanóia, e com essa matéria agora sei e mudei as ideias erradas que eu tinha a respeito. Eu particularmente acho que àqueles que estão se achando serem confrontados, são os que estão distorcendo
    os verdadeiros ensinamentos bíblicos.
    Que DEUS continue lhe usando grandemente para mudar as mentes das pessoas com as coisas errôneas para experimentarem na pele o que é Metanóia, assim como eu agora vou buscar para experimentar..
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  16. O maior exemplo de mudança de vida - metanóia - encontrado na bíblia é a de Saulo que ao ter um encontro com Cristo, converteu completamente o seu caminho através do Espírito Santo, passando de perseguidor a perseguido pelo amor ao evangelho genuíno.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!