domingo, 16 de outubro de 2011

Lição 4 - Nosso Adversário e suas armas, Adolescentes - subsídio para Escola Dominical.


“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”
. 
(Tiago 1:12-15)
Na lição dessa semana o tema principal é como o nosso adversário se organiza para nos afastar de Deus, utilizando armas bastante conhecidas, que são os desejos ao pecado como a busca do prazer desenfreado, ou seja, o desejo pelo sexo, que é latente na adolescência.
Costumo dizer que quando chegamos a uma sala de aula onde há adolescentes, sentimos o cheiro dos hormônios a flor da pele, os jovens adolescentes começam a se descobrir como seres dotados do desejo sexual, por isso, querem provar deste prazer, isso vem com a concupiscência da carne, é nessa época também que os adolescentes conhecem colegas que os oferecem drogas que trás um prazer carnal e psicológico sem precedentes, só que recheado de conseqüências desastrosas que vão de uma dependência física, química e/ou psicológica até casos corriqueiros de morte, essa é uma das armas contra a santidade do adolescente cristão, o fato de estarem se descobrindo e ao mesmo tempo querendo distancia dos pais, tendo até vergonha destes, faz com que muitos adolescentes caiam nesse submundo quase sem volta.

Esses prazeres citados acima são todos motivados por outro tipo de concupiscência, a dos olhos, que é o mesmo que cobiça, ou seja, o desejo motivado pela visão, geralmente tudo o que vemos produz uma reação psicológica, seja de repúdio (afastamento) seja de atração, entremeio são produzidos os desejos oriundos da carne (desejo de pecar), permeando entre o simples desejo de beijar alguém à culminância de um adultério e/ou fornicação, por isso, a atenção espiritual de um adolescente deve ser redobrada, pois organicamente ele está mais suscetível a querer os “prazeres da vida” que são muito bons para a carne, mas horríveis ao espírito, por isso, o jovem cristão deve tentar sempre procurar lugares que não sejam tentadores, assistir ou ver coisas não obscenas, por exemplo, um programa que incentiva a promiscuidade adolescente é o programa de televisão chamado Malhação da Rede Globo de Televisão e essa programação deveria ser banida do meio cristão, na realidade, a maioria da programação para o publico adolescente é usada para tentar destruir toda a concepção bíblica de pecado, substituindo pecado pelo codinome “relativo” parecendo com a chamada “ortodoxia generosa” Daniel afirma que “relativizam a Bíblia e reivindicam que a teologia cristã precisa ser flexível e submetida a constantes reexames, a “reformulações eternas”, sendo sempre adaptada a realidade hodierna. No caso dos nossos dias, adaptada à pós-modernidade” (2007, p.106), por isso, a única coisa que afirmam que não é mutável na Bíblia é que existe um Deus, as igrejas que possuem em seu escopo essa tendência e/ou doutrina, nem sequer tratam Jesus como único Salvador ortodoxamente, e sim trabalham em cima da questão ecumênica, por isso, não se iludam com os programas que a Globo exibi(iu) como Malhação (vislumbrador de adolescentes) e SAGRADO (ecumenismo e irresponsabilidade religiosa), nada mais é que uma tendência dessas novas teologias usadas como arma de Satanás para diminuir o peso do pecado, pois pecado é continua sendo pecado!
Outro mal que afeta o cristão em carreira é a soberba da vida, esse problema é ainda pior, pois deixa o adolescente se achar auto-suficiente, com afirmações do tipo “Não preciso do meu pai ou mãe para me ensinar, já sei mais do que eles!”, “Esse Deus da Bíblia não é suficiente pra mim, tem pouco a me dar!” e em cima desses sentimentos o adversário trabalha fomentando ainda mais essa altivez que só corrompe e produz auto-engano, pois ninguém é onipotente senão Deus, todos nós precisamos dele, da sua Palavra e enquanto estivermos na terra, de nossos familiares e daqueles que nos cercam com carinho e conselhos verdadeiros.
E para executar e nutrir esses tipos de pecado existem três agentes principais, O diabo, A carne e O mundo. Quem é o Diabo? Segundo inúmeras interpretações bíblicas, o Diabo era um anjo que por sua maldade e seu sentimento de soberba foi lançado fora do céu, junto com um grupo de anjos que ele alistara em sua rebelião (Ap. 12.7). Ele também após ter conseguido aliados no mundo espiritual tentou encontrar uma aliada no mundo físico, no caso, Eva, mas Deus por sua misericórdia cortou o mal pela raiz’’ (Gn 3.15).
Sistematicamente geralmente falasse no caráter do Diabo, mas na realidade sinceramente ele não tem caráter, ele é um mal caráter com os “desatributos”: Satanás - adversário contra os propósitos de Deus, tentando levar o adolescente e todo aquele que serve a Cristo para o mundo de pecado. O outro é Diabo – caluniador, pois calunia tanto Deus (Gn 3.2,4,5) e também a humanidade (Jó 1.9). A terceira característica dele é Apoliom – Destruidor (Ap 9.11) de todas as coisas de Deus, mas não consegue. Por conseguinte também é chamado de Serpente – causador da queda da humanidade e da sua propensão a tentação e ao pecado. Tentador (Mt 4.3) – é um outro nome dado a este, que não mede esforços para por o homem no chão e no mar de lama. O último nome dele está diretamente relacionado a sua interferência nas programações midiáticas, pois é chamado de Príncipe deste mundo – Pois, o mundo está sobre seu poder e ele o influencia com suas distorções a Palavra de Deus, do mesmo jeito que ele distorceu a Palavra na tentação de Jesus, ele distorce a Palavra nos meios de comunicação e põe o mundo em seus intentos (1 Jo 5.19).
O outro agente A carne, é todo o desejo carnal, ou seja, o desejo pelas coisas desse mundo que em sua maioria estão relacionadas ao pecado e o usufruto do desejo por paixões, mas isso não quer dizer que a necessidade que sentimos de nos alimentar seja um desejo carnal pecaminoso, ou que o desejo de se vestir, necessidades fisiológicas, o sexo, sejam em si pecado, não é isso, mas existe o pecado quando os padrões morais bíblicos são afetados e isso nunca será relativo. É através do corpo corruptível que temos esses desejos naturais e/ou pecaminosos, mas o nosso espírito quando está pronto e é sustentado pela Palavra de Deus e consagração, resiste as corrupções da vida diária, fortaleçamos o nosso espírito e jamais seremos derrotados pelas armas do adversário, mesmo estando em carne (corpo físico) permaneceremos fortes.
O último agente é o mundo que é o sistema mantido pelo príncipe deste mundo, como outrora comentado, e é deste mundo que saem as formas de tentações já tratadas aqui, elas são todas manipuladas pelo pecado, a corrupção política que é um estorvo nacional difícil de ser quebrado, as programações televisivas que muitas delas são oferecidas a entidades demoníacas para fazer sucesso com o publico brasileiro que é altamente ignorante. Ao passarmos pelos canais de TV veremos que a maioria da programação está voltada a sensualidade, erotismo, bebedice e tudo o que é abominável aos olhos do Senhor, a exaltação ao homossexualismo é a bola da vez, todos querem por em suas novelas casais gays, tem gente que diz que isso é “lindo”, lembremos que por causa dessa “beleza” Deus destruiu Sodoma e Gomorra.
Participe do concurso seu comentário no livro < CLIQUE AQUI >
UMA BOA AULA A TODOS!!!

4 comentários:

  1. Que Deus abençoe a cada um de vcs que fazem esses estudos bíblicos, que serve de auxílio em nossas aulas....

    ResponderExcluir
  2. Querido(a) leitor(a) eu é quem agradeço por sua visita!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o site é minha primeira vez aqui,eu agradeço muito a Deus por essas palavras que vem direto do trono de Deus pra minha vida e pra vidas dos alunos,e também a vocês que preparam o com tanto carinho e sabedoria!
    Deus abençoa todos vocês e que vocês continua no proposito De Deus...Ass: Jaceline Mariano S.Paraíso MG

    ResponderExcluir
  4. Amém querido, gostaria muito que houvessem vários autores aqui comigo para enriquecer mais nosso Blog, mas Deus tem me ajudado e me dado tempo pelas madrugadas, folgas de almoço, intervalos de aula, entre outros momentos para poder partilhar convosco o glorioso conhecimento da Palavra de Deus, por isso, insofismaticamente agradeço a você (mesmo anonimamente) e a todos pela visita e por palavras de incentivo!
    QUE O SENHOR TE ABENÇOE A CADA DIA!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!