terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lição 4 – Juvenis - A Bíblia e a Ciência - O valor da Bíblia, subsídio para Escola Dominical.

Quando falamos na Bíblia, tratamos do livro mais lido de toda a história da humanidade, podendo-se dizer que ela é o maior de todos os bestsellers, entretanto o seu conteúdo é o mais perfeito de todos, a caracterizando como um livro singular formado por uma biblioteca de 66 livros de variadas épocas e locais. Sabemos que ela foi formada e completamente escrita no mundo oriental, está cheia da cultura deste lado do mundo, mas influenciou diretamente as ações do povo ocidental.
Muitos se questionam qual é o valor científico da Bíblia, devemos ter em mente que os escritores da Bíblia, como também aquele que os inspirou, jamais queria dar respaldo científico para o desenvolvimento da ciência, tampouco construir uma série de trabalhos acadêmicos, o único interesse da Bíblia é simples, restaurar a condição humana, tirar o homem da condição de pecado e levá-lo a condição de varão perfeito.

Apesar de muitos questionarem a Bíblia de forma científica e até chegarem a falácia de dizer que ela não tem respaldo científico é o mais puro sofisma, pelo contrário, boa parte das descobertas, senão as maiores descobertas arqueológicas e históricas são protótipos do que a Bíblia afirma, no livro de Werner Keller E a Bíblia tinha razão vemos descobertas fantásticas sobre o mais sagrado livro da história da humanidade.
Uma frase muito conhecida em relação a Bíblia é de George Washington “É impossível governar corretamente o mundo sem Deus e sem a Bíblia.” Essa frase da respaldo para muitos líderes políticos que têm a Bíblia como um livro comum e fazem tudo ao seu bel prazer, mas a mais intrigante das afirmações é a de um cientista que conhecemos por suas famosas leis, Isaac Newton, ele afirma categoricamente “Existem mais indícios seguros da autenticidade na Bíblia do que em qualquer história não-cristã”, acho que para os desacreditados essa última afirmação é suficiente, mas se isso não convence, então vamos permear pela ciência chamada arqueologia.
Observe os seguintes artigos o primeiro é Achados da arca de Noé < Clique aqui >, o segundo são os Achados da travessia do Mar Vermelho < Clique aqui >.
Existem três linhas de pensamento em relação a inspiração da Bíblia, a primeira delas é a Ortodoxia que afirma ser a Bíblia a Palavra de Deus – discorre que Deus oralmente ditou palavra por palavra aos escritores humanos, chamando-o de ditado verbal, enquanto outros que fazem parte dessa corrente dizem que Deus inspirou os conceitos como um todo, ou seja, um contexto geral, dando espaço para que o escritor colocasse sua forma de escrita com liberdade de expressão.
A outra linha é a Modernista, afirma que a Bíblia contém a Palavra de Deus, estes autores afirmam que a Bíblia em parte é inspirada por Deus e em outra influenciada diretamente pelos mitos e falsas crenças relacionadas a ciência, por isso, para eles existem o conceito de iluminação que nada mais é que as “partes inspiradas da Bíblia”. Resultam de uma espécie de iluminação divina, mas como o homem é limitado, para eles, estes mesmos iluminados puseram em seus textos preconceitos religiosos, mitologia e crendices. Outro conceito é o da intuição, ainda pior que o anterior, pois dizem que a Bíblia não passa de rascunhos mal elaborados pelos judeus, sobre suas crendices, lendas, histórias, fantasias e poesias. Para eles a Bíblia não tem nenhum valor histórico, mas como vimos anteriormente, a Bíblia é factual, sem sombra de dúvidas.
A última corrente é a Nova ortodoxia, eles possuem duas visões a demitizante, onde a Bíblia para eles não é nenhuma revelação, pelo contrário, para eles ela não passa de uma expressão primitiva, mitológica, por onde Deus se revela, desde que cada um leia a bíblia e faça uma interpretação pessoal, pondo o amor exageradamente sobre tudo, foi dessa idéia que sai as aberrações teológicas do movimento neo-pentecostal e das heresias, a outra corrente dessa linha de pensamento é o Encontro Pessoal que afirma que a Bíblia não é um registro inspirado, mas uma transmissão mal gravada de Deus para com o homem, por isso, quando alguém ler um registro escrito a Bíblia torna-se a Palavra de Deus só para esse leitor.
Para finalizarmos esse artigo devemos entender que “a característica mais importante da Bíblia não é sua estrutura e sua forma, mas o fato de ter sido inspirada por Deus. Ao se deve interpretar de modo errôneo a declaração da própria Bíblia a favor dessa inspiração. Quando falamos de inspiração, não se trata de inspiração poética, mas de autoridade divina. A Bíblia é singular; ela foi literalmente “soprada por Deus” (GEISLER e NIX, 1997, p. 9).

4 comentários:

  1. Amém Osires, fique à vontade!
    Estou aqui para servi-lo!

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo e Professor Erick
    Primeiro gostaria de me desculpar com o irmão quando me chamou atenção e eu estava em outro site, pesquisando, por isso não chegamos a conversar o que sempre é um prazer.
    Segundo é quanto ao tema. Li o texto A bíblia é um livro cientifico passando a explicar ao irmão as razões. Quando o conjunto de probabilidades materiais, em consonância com a harmonia dos escritos bíblicos não há que se ter dúvida quando a ciencia divina, a porto de se tornar indiscutivel, porque apesar do homem evoluir na ciencia evolucionista (materialista) não conseque sua teoria é frágil e eu teria que ter mais fé na cieência humana para acreditar que de uma célula nasceria todo o resto da humanidade, mais ainda que essa célula veio do espaço trazida por um meteoro adentrou dentro do espaço cosmico sem danos e reproduziu-se com abundância de aminoácidos. Ora, sabemos que burrice tem limites mas para acreditar nisso precisa ser completamente idiota. Quanto a ciência bíblica sabemos que há fontes históricas, arqueológicas, filosóficas, geográficas, antropológicas, além de outras complementam e corroboram ao relato bíblico, além de várias áreas de conhecimento como às ciências humanas, direito humano e direito natural e vários outros, todos advindos de padrões religiosos, seria o homem tão mediocre em renegá-los sua existência.
    Ademais, se pensarmos hipotéticamente que embora admitamos o big-bang, certas forças da nutureza teria que se agrupar, e para que estas forças se agrupassem "algo" teria que calcular matemáticamente gravidade, expansão, rotação, translação, magnetismo, núcleo, gases, formação atmosférica, seria impossível e inconcebível tais fatos ocorrerem naturalmente, a ponto de vários cientistas após vários anos de pesquisa afirmarem que tanto quanto mais se explora seja em nível espacial, qual em nível microscópico não se achamos possibilidade da constatação divina. Me estendi muito é um assunto empolgante. Abraços Fique com Deus.

    Edson Grothe

    ResponderExcluir
  3. Edson, sempre é empolgante conversar com você, és uma pessoa capacitada, espero um dia vê-lo escrevendo um livro para conscientizar o povo, tanto cristão, quanto não cristão a entender que Deus é formador, criador, capacitador e acima de tudo o Autor da Existência! Como também o escritor-mor da Bíblia!!!
    QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!