terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lição 13 A Plenitude do Reino de Deus, Escola Dominical, CPAD, 25 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 13 - A Plenitude do Reino de Deus




Objetivos: O aluno após a aula deverá Compreender que a plenitude do Reino é a nossa bendita esperança, sabendo que o Reino de Deus é uma sublime realidade, conscientizar-se de que a efetivação do Reino se dará com a segunda vinda de Cristo.


Observação: Nessa semana não recomendarei nem farei uma dinâmica para a lição por se tratar de final de trimestre e é recomendável que o tempo da dinâmica seja o usado no início para revisar as lições anteriores.


1º Momento: Faça um resumo das lições do 3º trimestre de 2011.

2º Momento: Pergunte aos alunos o que eles acham que é plenitude do Reino de Deus, outra pergunta muito importante de se fazer é: O que é o Reino de Deus? Espere as respostas e logo depois lembre que a Lição 1 < Clique Aqui > falou sobre o que é o Reino de Deus, comente que a plenitude do Reino de Deus se dará com a segunda vinda de Cristo a Terra e esta é mencionada mais de 300 vezes no Novo Testamento, só o apóstolo Paulo repete sobre essa vinda (chamada hoje de arrebatamento) mais de 50 vezes, se quiser observe (1Tessalonicenses e 2Tessalonicenses), também os capítulos de Mateus 24 e Marcos 13 estão estritamente relacionados a segunda vinda de Cristo a Terra.

Diga também que essa vinda será pessoal e literal (Jo 14.3; Hb 9.28; Fp 3.20), não se deixem enganar por falsas doutrinas que dizem que ela será indireta.
Comente com os alunos que Deus é quem nos dá essa esperança, pois o seu Reino está próximo, sabe por quê? Porque fazemos parte dele e o Reino de Deus é estendido na Terra através de nós, devemos ser um corpo unido através de Cristo e da sua Palavra.
Comente o estante do tópico I.


3º Momento: Antes de organizar este momento leia o artigo Enxertados no Reino de Israel, mostre que o Reino de Deus é bem maior do que imaginamos, que ele foi criado antes de nós, não é físico e sim espiritual, Jesus disse: "O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui" (Jo 18.36).
Diga aos alunos: Tenhamos fé queridos, pois nossa esperança não está no homem e sim em Cristo Jesus, pois para nós está preparada a vida eterna na presença de Deus, GLÓRIA A DEUS! Pois Deus nos criou para conhecê-lo, amá-lo e servi-lo neste mundo e no porvir desfrutarmos a sua gloriosa presença!
Comece agora a relatar sobre o tópico II, sugiro que faça a seguinte indagação: Por que nós achamos que o Reino de Deus é uma sublime realidade em nossas vidas? Espere as respostas dos alunos e diga que temos essa certeza porque as Escrituras Sagradas revelam esse Reino celestial e perfeito, pois em Abraão Deus constituiu a sua nação, um povo escolhido (At 7.38), mas pela rejeição dos judeus ao Reino de Deus impetrado por Jesus na Nova Aliança, o Senhor predisse a formação de uma nova congregação aqui na Terra (Mt16.18) e que foi confirmado pelo apóstolo Paulo (Rm 11.13-22).
Faça mais algum comentário que achar pertinente.


4º Momento: Trabalhe o assunto do Tópico III, trabalhe os subtemas Arrebatamento, Milênio (esse artigo possui todas as idéias e/ou interpretações sobre o milênio, não entre em detalhes na sala de aula, só use esse artigo em caso de ser questionado! Pois, pode confundir a mente de muitos alunos que tem pouco conhecimento ou que obtiveram um ensino errado por seus pastores) e as Bodas do Cordeiro.


GRAÇA E PAZ E UMA ÓTIMA AULA!!!


5 comentários:

  1. Espero tê-los ajudado durante este trimestre!

    ResponderExcluir
  2. PAstor Adilson Franchetti25 setembro, 2011

    PAz do Senhor meu amado.Tenho usado seus comentários aqui na Igreja onde sou Pastor(Mandaguaçú-Paraná) e quero lhe dizer que tem sido de grande valia.Que Deus continue lhe abençoando cada vez mais.Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Amém pastor fico feliz em poder ajudar!
    Estou pronto para servir! Que o Senhor o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor Professor Preciso Dividir A Plenitudi em 12 Temas vc pode mi ajudar pra mim faazer uma pesquiza tenho uma apresentaçao e tem doze componete ai cada uma fazer uma parte mais nao consigu dividir um pouco pra cada o Senhor por mi ajudar! ???

    ResponderExcluir
  5. Querido mande as dúvidas e o que pretende fazer para o e-mail do blog: ebdbrasil@live.com
    E poderei tentar ajudá-lo com muito prazer essa é minha missão e tarefa, ajudar a quem quer melhorar o ensino da Palavra.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!