domingo, 31 de julho de 2011

Lição 6 A Eficácia do Testemunho Cristão, Escola Dominical, CPAD, 07 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 6
A EFICÁCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO


Objetivos: Após esta aula o Aluno deverá saber que:

  • O cristão é o Sal da Terra;
  • Todo servo do Senhor é Luz do mundo;
  • É importante dar testemunho como verdadeiro cristão.
Querido professor: Devemos compreender como professores de escola dominical, que as faixas de idade tem uma influência direta na Aplicação da Aula, por isso, indico que adapte todo e qualquer plano de aula a idade correspondente, por exemplo, entenda que jovens a partir dos 18 anos de idade até por volta dos 27 a 28 anos, estão criando seu processo de independência total de seus pais, também é nessa fase que alguns se rebelam, querem mudar o mundo, possuem ideais revolucionários, não tenha esse tipo de visão ou opinião como afronta, pelo contrário, utilize esse tipo de personalidade para mostrar o poder revolucionário e iluminador do Evangelho de Jesus. Nessa época, o jovem geralmente já tem uma profissão definida a seguir, mas isso não é regra, por isso, tenha cuidado ao criticar, pois alguns ainda possuem crise de identidade adolescente, apesar da idade.
Aos alunos de 27 a 35 anos, faixa de idade onde Jesus exerce seu ministério, é um período mais prático, onde o jovem/adulto passa a ter mais aplicabilidade em suas ações, começa a ter mais maturidade, deixa seu lado revolucionário (não por completo) e se alia ao pensamento mais racional, mais factual, com  mais propriedade e embasamento do ou no que tem por ideal, geralmente nessa idade a maioria já é pai, então o sentido paterno de cuidado e responsabilidade, geralmente já faz parte deste, mas como digo sempre, não é regra comum a todos, pois existem alguns que ainda podem estar deixando a faze anterior nesse período, por isso, não generalize essa faixa de idade, como pessoas totalmente resolvidas.
Já os seus alunos que possuem a idade entre 36 e 59, em sua maioria entram na fase da realização pessoal, alguns, durante o início dessa faixa etária, possuem filhos ainda infantes, outros com filhos adolescentes, e no final desse ciclo muitos chegam ao esperado título de avô que é o cume da realização pessoal, a maioria destes possuem uma grande experiência de vida e gostam de partilhar (contar) algumas dessas histórias, aproveite e os utilize, pois há muito a aprender com eles, principalmente se você, como eu, tiver menos que 35 anos, nunca ache que sabe mais que alguém, seja humilde e respeite estes que podem ser considerados pré-anciãos da igreja.
Os alunos de 60 anos acima, são aqueles que geralmente começam a refletir sobre a vida e fazem a nostalgia do que realizaram ou deixaram de fazer, as células cerebrais passam a não responder como antes, o corpo já não reage tanto e os questionamentos sobre sua condição começam a criar um certo pessimismo, auto-crítica, crítica aos outros, murmuração, amaldiçoa as pessoas e começam a criar maus hábitos, isso tudo se não possuir boas orientações, com estas pessoas devemos ter mais paciência, maleabilidade, atenção e falar o mais alto possível, porque as células auditivas já não correspondem e a surdez passa a ser latente.

Obs. Para entender melhor essas fases de desenvolvimento humano, estaremos publicando um livro em breve, no rodapé do Plano de Aula veja informações mais precisas.

Tempo estimado: 1 hora

1º Momento: Pergunte aos seus alunos: Para que serve o sal? Espere as respostas e comente o resto do tópico I da lição, logo depois diga que iremos fazer uma dinâimca.

2º Momento: Faça a dinâmica Sal da Terra < Clique Aqui >.

3º Momento: Antes de iniciar esse momento conheça um pouco da história do Sal.
Comece este momento fazendo algumas perguntas: Por que Jesus nos chamou de luz do mundo? Se quiser faça a dinâmica Luz do Mundo, para isso, é necessário um ambiente propício, senão fizer a dinâmica, então antes estude um pouco sobre o que é a luz < Clique Aqui >.
Para exemplificar e/ou responder a pergunta anteriormente feita, você pode comparar algumas propriedades da luz com a vida cristã, por exemplo, a luz é visível ao contrário da escuridão, a luz tem uma velocidade extraordinária, o poder do evangelho também e a conduta cristã também, para mostrar bem isso pergunte: Quando um cristão tem um bom testemunho o que falam dele? Espere as respostas e depois faça outra pergunta, Ok, e se esse mesmo cristão cair em um escândalo o que acontece? Levar a seus alunos a dizer que a notícia se espalha rápido! E continue, por isso, que somos como a luz, porque até quando essa luz se enfraquece e/ou apaga a notícia se espalha muito rápido "a velocidade da luz" (se quiser dê um sorriso sem graça).
Continue agora comentando sobre o resto do tópico II.

4º Momento: Falar sobre o tópico III, se quiser faça as seguintes indagações aos alunos: O que seria dar testemunho missionário? Espere as respostas e comente que onde estamos também é um campo missionário, desde o nosso lar até outros lugares de nosso convívio social, faça as observações que achar pertinentes sobre o tópico e faça outra indagação: Por que é importante darmos exemplo em nossa comunidade e também na igreja? Fale do valor do nosso testemunho em todos os locais que estivermos, para que onde estejamos esteja também o Espírito de Deus.


A PAZ DO SENHOR E UMA ÓTIMA AULA!!!




9 comentários:

  1. Gosto muito de acessar esse blog, pois também sofro ao perceber a carência de professores dedicados, que deseja crescer no conhecimento para ensinar. Deus o abençõe e continue nos ajudando nesta "arte de ensinar".

    ResponderExcluir
  2. Irmã Bruna obrigado pelo comentário e por ser uma leitora constante de nosso Blog, que o Senhor Jesus te abençoe!!!

    Grandes coisas tem feito o Senhor a nós todos, por isso somos felizes Nele!!!

    ResponderExcluir
  3. Amo a arte de ensinar,e visitar seu blog nos estimula,vou divulgar aos meus colegas professores da EBD;que Deus continue te usando para nos abençoar neste glorioso ministério cristão.Felicidades a toda sua família!Rosângela(http://feliznaadversidade.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Suas sugestões ajudam bastante! São práticas e ótimas para motivar alunos e outros professores da ebd.

    Que Deus continue te abençoando!!!!

    ResponderExcluir
  5. Irmã Rosângela agradeço pelas palavras de incentivo, também estou sempre pronto a ajudar, obrigado também pelas indicações, Deus fica feliz com isso, porque meu principal objetivo é ajudar a transformar e mudar a cara da Escola Dominical no Brasil. Vamos revolucionar com um ensino mais próximo ao que Jesus quer!!!

    DEUS CONTINUE A ABENÇOANDO!!!

    ResponderExcluir
  6. Na companhia da leitura, obrigado por suas palavras, espero que realmente ajude e motive professores e alunos.
    Pena que não posso citar seu nome por não sabê-lo!
    Do sempre vosso servo Professor Érick Freire.

    SEJA ABENÇOADA EM NOME DO SENHOR JESUS!!!

    ResponderExcluir
  7. Professor Érick, parabéns, sou aluno da ED desde os primeiros anos de vida, agora sou Superintendente de EBD, amo a Escola Dominical, gostei muito desde Blog e estou seguindo, gostaria de manter contato convosco para posteriormente convidá-lo à minha Igreja e talvez quem sabe nos encontrarmos nos congressos e conferências deste Brasil.
    Rosival Oliveira
    rosival01@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Rosival, muito obrigado querido irmão por tão grande apreço.
    A propósito qual é a sua cidade mesmo?
    o e-mail do ebdbrasil é ebdbrasil@live.com

    ResponderExcluir
  9. Irmão Érick, sou de Nsa Sra da Glória, fica no sertão de Sergipe a 126Km da Capital

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!