domingo, 17 de julho de 2011

Lição 4. A Comissão Cultural e a Grande Comissão, Escola Dominical, CPAD, 24 de julho de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 4
A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO


Objetivos: O aluno deverá após a aula Compreender que a Missão Integral da Igreja é uma ordenança divina, Sabendo que a Comissão cultural é uma convocação ao povo de Deus, tendo então a Consciência que fomos comissionados pelo Senhor Jesus a levar o evangelho a toda criatura batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

1º Momento: Comece perguntando aos alunos De quem é a responsabilidade de evangelizar o mundo? Por quê? Espere as respostas e faça outra indagação: Por que evangelizar não é suficiente? O que seria uma missão integral? Continue dizendo muito bem irmãos, evangelizar não é suficiente, precisamos de cumprir uma missão além dessa, pois devemos evangelizar, fazendo discípulos bem orientados, batizá-los e além disso concluirmos com trabalhos sociais.

2º Momento: Faça a dinâmica Nó Humano < Clique Aqui >

3º Momento: Trabalhe o tópico II, comece com a seguinte indagação: Por que o evangelho de Cristo não visa só a salvação do homem? Aguarde as respostas e depois diga que o evangelho do nosso Senhor visa fazer de cada homem  um agente transformador da sociedade. Por isso, que também é uma comissão cultural.
Agora faça outra pergunta: Por que nossas igrejas esquecem desse trabalho de restauração e ação social? Por que só lembram da missão de evangelizar e esquecem da missão de amar? Espere as respostas e se quiser faça a dinâmica Projeto Solidário.
Leia também este artigo sobre a Índia e sobre o que é uma grande comissão, ou seja, pessoas engajadas em prol de uma mesma missão de evangelizar o mundo.  Ajuda Imediata à Índia < Clique Aqui > 

4º Momento: Fale para seus alunos que Jesus nos deixou uma missão muito importante, e essa missão chamamos de a grande comissão, ou seja, eles nos ordenou ir levar o evangelho a toda criatura, então pergunte Essa grande comissão se restringe apenas a evangelizar outros povos? Pois é, a grande comissão trata principalmente do evangelismo transcultural, mas que não deve ser um exterminador de cultura como a catequização jesuítica no Brasil com os índios, mas na realidade deve aos poucos mostrar as verdades do amor cristão e deixar o Espírito Santo transformar o homem espiritual, cultural, filosófica e socialmente. O evangelho é transformador por si só, não necessitando de radicalismos nem tampouco exageros, quem ilumina e restaura as mentes cauterizadas por culturas manchadas pelo pecado é o Espírito Santo, usando quem quiser na hora certa! Glória a Deus!
Perguntar agora: O que é fazer discípulos? < Clique Aqui > e leia o artigo falando sobre o que é discípulo no novo testamento, se quiser compartilhe essas idéias com os alunos.
Depois trabalhe o assunto do ponto 3 do tópico III.

DEUS OS ABENÇOE E BOA AULA!!!

3 comentários:

  1. Queridos leitores quero pedir-lhes muito perdão, pelo atraso da conclusão da postagem da lição de jovens e adultos essa semana, pois tive uma semana bastante cheia, estou fazendo um curso muito intenso para Educação Infantil e Ensino Fundamental, também apliquei prova durante toda a semana, além das aulas de teologia que dou durante à noite, deixando inviável minha passagem pela internet por mais de 10 minutos, pela primeira vez nesse ano, não pude ter a dedicação de pelo menos três horas diárias para o Blog, Por isso peço todo o PERDÃO de VOCÊS que são minhas fontes de inspiração, principalmente aqueles que aprenderam a amar e são constantes leitores desse simples Blog de orientação pedagógica cristã!

    DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO SEMPRE!!!
    Do vosso eterno servo Professor Érick Freire!

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão. A dinâmica foi uma benção. Todos os irmãos participaram. Muito obrigada. Tem sido para mim e para os irmãos muito edificante. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor! irmão erick esse blog tem mim ajudado bastante. pois fui convocada para ser a professora da escola dominical. pois todos finas de semana entro para ter mais conhecimento e pegar as dinamicas e historias relacionada com o tema da lição. por ex: o da ÁGUIA foi muito aproveitosa, estou orando por vc . que Deus te abênçõe...

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!