sábado, 2 de julho de 2011

Lição 1 Vivendo em Sociedade - Escola Dominical - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 1
Vivendo em Sociedade

Objetivos: O aluno após esta lição deverá saber que podemos ser cristãos críticos e conscientes no meio da sociedade, compreendendo que conhecer a cultura do meio em que está inserido não implica em pecado se não estiver ferindo a Palavra de Deus, entendendo que deve sempre pôr os valores sociais do meio em que está inserido em contraponto a Palavra de Deus.

Tempo estimado: 50 min a 1 hora.

1º Momento: Comece perguntando: Você sabe o que é uma metrópole? Comente sobre a Babilônia como um dos impérios mais fortes das eras passadas, fale sobre o contexto idólatra daquela época e da legislação que era contrária as Escrituras Sagradas, faça um paralelo as novas leis que estão por sacrificar o nosso posicionamento cristão! Inclusive uma das deusas adoradas naquela época era Inana-Istar, que era a deusa dos prazeres carnais e que ofereciam corpos de mulheres em vários de seus templos pagãos, cerca de 53 templos desse e mais de 180 altares para a prática da prostituição cultual, leia o artigo Traição: Constrangimento e Verdade < CLique Aqui >.

2º Momento: Fale sobre Daniel, Ananias, Misael e Azarias, os três últimos (Sadraque, Mesaque e Abdenego - seus nomes babilônicos, ou seja, em aramaico) fale que estes jovens, também chamados de adolescentes, jamais se misturaram com a cultura babilônica pagã, viviam e respeitavam o meio, mas não se encurvavam a idolatria, nem tampouco ao pecado incrementado pela cultura pagã babilônica, fale que muitos dos jovens e adolescentes de hoje em dia se acomodam para não incomodarem a posição confortável que o pecado tem hoje!

3º Momento: Falar sobre esse exílio que o povo de Deus sofreu foi consequência do pecado que se instalou na nação durante muitos séculos, e por isso, Deus permitiu que eles fossem escravizados e retirados de suas terras (Se possível mostre um mapa do Império Babilônico < CLique Aqui para ver >). Comentar que devemos ser cristãos que resistem as adversidades, mesmo que o pecado esteja instalado na própria igreja (seu próprio corpo, que é templo e morada do Espírito) e que isso é possível, pois às vezes falamos do pecado na sociedade e esquecemos que o próprio povo de Deus tem trazido o pecado para o meio do povo!

4º Momento: Finalizar a lição dizendo que podemos estudar, ser os melhores profissionais, ter a melhor cultura e mais conhecimento, sem precisar se envolver com o pecado! Que o mais importante de tudo é nos tornarmos intactos, mas que tenhamos consciência de que em algum momento podemos deslizar, mas que temos o Espírito Santo que nos alerta.

5º Momento: Faça a dinâmica Você tem um Valor < CLique Aqui >. Depois da dinâmica fale que na próxima semana iremos aprender sobre A conduta Cristã!

2 comentários:

  1. Queridos professores ficamos sem seus preciosos comentarios da lição 7

    ResponderExcluir
  2. sou professora de adolescentes e está lição está abencoadissima, seu artigo me ajudou bastante a desenvolver minha aula. muito obrigado que DEUS continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!