sábado, 25 de junho de 2011

Lição 1. O Projeto Original do Reino de Deus, Escola Dominical, CPAD, 03 de julho de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 1
O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS




Objetivos: O aluno após a aula deverá Conhecer o conceito bíblico de Reino de Deus, sabendo que o Reino de Deus está nas escrituras sagradas, e com isso explicar como se manifesta o Reino de Deus.

1º Momento: Comece a aula perguntando aos alunos: O que vocês esperam das aulas desse novo trimestre? Já prestaram a atenção qual o tema central da lição? Essa igreja é física, ou somos nós? Será que essa missão é para o templo físico de concreto ou é para nós que somos igreja, templo e morada do Espírito?
Conceitue o que é igreja observe o artigo da WIKPEDIA  Ekklesia < Clique Aqui >.
Mostre que a igreja não é um templo físico e que não somos salvos porque estamos dentro desse templo, pelo contrário, somos salvos e mostramos essa salvação quando cumprimos nossa missão integral de sair das quatro paredes e ir anunciar o evangelho ao mundo, a toda criatura!


2º Momento: Faça a dinâmica O Corpo.

3º Momento: Perguntar: O que é o Reino de Deus? Como é o Reino de Deus? Qual o seu Objetivo? Como ele age e/ou trabalha? diga que iremos trabalhar essas questões hoje. Leia o artigo no site estudo bíblico online O Reino de Deus < CLique AQUI >, também leia e confira Tricotomia Humana, seja crítico e compare com a doutrina que acreditamos.


4º Momento: Trabalhar o tópico II, falar que no Antigo Testamento não há a expressão "Reino dos Céus", mas falasse em reino de Israel, complementasse então este termo com o verso (Rm 11.17), leia também o artigo Enxertados no reino de Israel - Reino de Deus, fale sobre a nossa honra de sermos considerados a Israel de Deus (O reino dos Céus) por misericórdia de Deus .


5º Momento: Discorrer e dialogar sobre o tópico III, falar que reinado lembra monarquia e que Deus começou uma monarquia em Israel porque o povo pediu, por isso, foi escolhido Saul como rei daquela nação, mas que essa atitude do povo foi considerada como "Queríam ser governados por homens e não por Deus!" Israel antes era guiada estritamente pelo Rei dos reis, mas passou a ser guiada por mãos humanas, por isso, passou a ter tantas falhas. O reino de Israel em que hoje fazemos parte não é o reino humano e sim o reino teocrático celestial! Oh Glória!
Leiam o artigo O Milênio < Clique Aqui > esse artigo possui todas as idéias e/ou interpretações sobre o milênio, não entre em detalhes na sala de aula, só use esse artigo em caso de ser questionado! Pois, pode confundir a mente de muitos alunos que tem pouco conhecimento ou que obtiveram um ensino errado por seus pastores e/ou professores.


Dica Pedagógica: Professor tenha muito cuidado quando tratar de algum assunto polêmico, seu intuito não deve ser querer mostrar que tem muito conhecimento, mas que está pronto para desenvolver as habilidades de seus alunos, principalmente no que concerne ao conhecimento bíblico crítico, pois temos muitos alunos na escola dominical alheios ao verdadeiro ensino, mal acostumados a ouvirem algo muito básico e às vezes bem distante da genuina doutrina e/ou Palavra de Deus.
Veja também o Artigo A Religião e a falta de conhecimento sobre Jesus.




Você também irá gostar:


A verdade da Falta de Evangelizadores
Traição: Constrangimento e Verdade
Cristãos Autênticos
Conhecereis a verdade e ela vos libertará
Todas Dinâmicas
Adoração da Igreja, culto verdadeiro ao Senhor!

17 comentários:

  1. Queridos fiquem à vontade para deixarem seus comentários! Estou sempre a disposição!

    Deus os abençoe SEMPRE!!!
    Mais uma vitória do nosso BLOG, chegamos a 100 mil visualizações em seis meses de aberto ao público!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor,
    Parabéns pelo Blog, desejo receber informações para que eu possa melhorar minhas aulas.
    Sou membro da Igreja Assembleia de Deus na cidade de Catu-BA, ensino na Classe de Senhoras e tenho o desejo de fazer um bom trabalho na obra de Deus.
    Deus continue lhes abençoando!

    ResponderExcluir
  3. Amém, querido!
    Estou a disposição pelo e-mail: ebdbrasil@live.com

    Acompanhe diariamente as postagens do nosso Blog e tente executá-las semanalmente e em Nome de Jesus sua aula se tornará mais prazerosa, procure estudar integralmente o assunto da lição acompanhando todos os artigos que indico e deixe seus alunos expressarem também o que conhecem, não esquecendo de que você é o mediador do conhecimento na sala de aula!

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor!

    Sou professora da classe de jovens da Assembleia de Deus em Arari-Ma, e rogo a Deus que continue lhe inspirando e revelando a sua palavra.Parabéns
    pela filha linda, Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado querida irmã em Cristo! Tenho certeza que por causa de você e de muitos outros que oram por mim Deus tem me ajudado, vejo que nada vem de mim, mas sim do Pai!
    Por isso, queridos(as) rogo-vos que pelas misericórdias do Senhor, oreis por mim, para que o Senhor me ajude na caminhada e não desvie o foco de ajudar realmente a quem precisa na labuta da Escola Dominical de subsídios e apoio pedagógico, teológico e outros...

    Que o Senhor abençoe a todos os irmãos em Cristo Jesus!!!

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor irmão Érick, posso te pedir um favor seu, estou desesperado precisando da lição de número 1 da Revista de Adolescentes (Mestre 3).
    Gostaria de que se possível o senhor passe somente essa 1ª Lição, pois foi pedido da CPAD, só que não chegaram ainda, e estou preocupado que não chegue a tempo de minha Aula.

    Sou pela misericordia de Deus um dos professores da sala dos Adolescentes de minha igreja, e estou muito precisando dessa primeira lição. (caso, você não tenha o auxilio pedagógico, não precisa ser com auxilio pedagogico, só que queria se possível que fosse do Mestre)

    O Tema dela é:A vida em Sociedade.
    Lição 1: Vivendo em Sociedade.
    Lição Mestre 3 - Adolescentes
    3º Trimestre de 2011

    ResponderExcluir
  7. Querido Marlos estou tentando providenciar!
    Hoje mesmo tentarei por uma orientação!
    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  8. Irmão Marlon!
    Por enquanto não posto a dinâmica e comentários, vc pode dar uma olhada em http://ebdistas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Valéria Ester Duó de Lima01 julho, 2011

    Que benção seu blog professor, vai me ajudar muito na aula, sou professora de uma linda classe de irmãs com 42 alunas na cidade de Hortolândia/SP.
    fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  10. Eu quem agradeço irmã Valéria por sua visita, fique a vontade! tudo aqui é de nosso Papai!

    ResponderExcluir
  11. Irmão Érick consegui a revista dos Adolescentes, chegou ontem a tarde. Chegou meio tarde mais tudo bem kkkk

    Muito obrigado mesmo assim pela sua atenção de me responder em meu e-mail, e tanto aqui também em seu site.

    Gostei muito deste site, sempre estarei visitando ele para me auxiliar em minhas aulas.

    Conte sempre comigo quando você precisar.

    ResponderExcluir
  12. Amém querido!
    Não sei se viu, mas dei algumas dicas para incrementar sua aula!
    Se quiser pode utilizar a dinâmica que indiquei, também dê uma olhada em meu comentário, pois acho que a história apresentada pela revista está contada pela metade!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Irmão vi sim, e gostei sim das suas dicas!

    Obrigado mesmo! A Paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  14. Amém! Querido Marlos, até terça ou quarta estarei postando as dicas da lição 2!

    O Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir
  15. marilúcia albino03 julho, 2011

    Graça e paz amado! sou professora da ebd em minha igreja(ass. de Deus Minist. Fonte de Fé) e sou muito grata a Deus por colocar ao nosso alcance um homem como você ,ungido e abençoado, que de certa forma nos ajuda a conduzir nossas aulas de forma sábia e dinâmica.Oro por ti amado! e te peço que ores por mim.O melhor de Deus ainda estar por vir na sua vida...creia!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado! Querida irmã! Que o Senhor Jesus te abençoe!!! És uma escolhida do Pai!
    Medite em Salmo 103.1-5.

    ResponderExcluir
  17. Anderson de Jesus14 julho, 2011

    A paz do senhor!!
    quero te parabenizar gostei muito dos seus comentarios sou da igreja Assembleia de Deus no rio de janeiro e ministro aula em classe unica para toda igreja se puder mande pra mim algumas dicas de dinamicas que eu possa fazer um abraço!
    meu email é oliveira_dejesus@hotmail.com

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!