segunda-feira, 28 de março de 2011

PLANO DE AULA Lição 1 - Quem é o Espírito Santo - Escola Dominical - Movimento Pentecostal - As doutrinas da nossa fé, Jovens e Adultos, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Orientação pedagógica e plano de aula: Professor Érick Freire

 Plano de Aula
Lição 1
03 de abril de 2011

TEMA: QUEM É O ESPÍRITO SANTO
Objetivos:
Após a aula o aluno deverá estar apto a:
·         Conhecer os principais pontos da doutrina bíblica do Espírito Santo;
·         Explicar o que é a aseidade do Santo Espírito;
·         Saber que o Espírito Santo tem pernonalidade.

Conteúdo:
A doutrina do Espírito Santo; A aseidade do Espírito Santo; A personalidade do Espírito Santo.

Tempo Estimado:
50 minutos (uma aula)

Material Necessário:
Lição da Escola Dominical; Quadro esquemático sobre os atributos do Espírito Santo.

Desenvolvimento:
1º Momento: Iniciar a aula perguntando aos alunos O que é a doutrina do Espírito Santo? Logo depois falar sobre o significado da palavra Espírito (Nos subsídios observe os comentários).
Depois continue perguntando: Alguém sabe dizer alguma referência ou passagem bíblica do Antigo Testamento que demonstra a existência do Espírito Santo? E no Novo Testamento?
Após as respostas dos alunos comente sobre a ação do Espírito Santo nos dias atuais (observe os vídeos e comentários sobre o assunto).
2º Momento: Comece este momento com um questionamento que muitos ficarão sem entender: O que é aseidade do Espírito Santo? Depois, explicar aos alunos acerca da aseidade do Espírito Santo (Use a dinâmica)
3º Momento: Logo após a dinâmica, trabalhe os atributos de Deus: Onipresença, Onisciência e Onipotência, no quadro por os atributos de Deus e logo após construir com os alunos os conceitos.
4º Momento: Indagar os alunos com a seguinte pergunta – O que é personalidade? Construa o conceito de personalidade através de palavras dadas pelos alunos, logo depois, mediar e refazer o conceito que tenha correlação com o dado na página 7 no início do ponto 1 do tópico III.
Questione: Como o Espírito é considerado em relação às suas emoções? O que são gemidos inexprimíveis? Ele se entristece?
Fazer as colocações que achar pertinentes e finalize a lição comentando sobre a vontade do Espírito Santo e sobre sua ação direta sobre nossas vidas, e quais os objetivos de sua ação aqui na terra e diga aos alunos que na próxima semana iremos estudar os Nomes e Símbolos do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!