domingo, 23 de janeiro de 2011

LIÇÃO 5 - SINAIS E MARAVILHAS NA IGREJA Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto - Orientação pedagógica - Professor Érick Freire.

LIÇÃO 5 - SINAIS E MARAVILHAS NA IGREJA
Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos
ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD:  Pr. Antonio Gilberto
Orientação Pedagógica Professor Érick Freire

Introdução
Vou começar aqui Nessa semana falando sobre como é importante nós entendermos o significado de aluno e o seu papel na aprendizagem, pois ele é o principal agente do ensino-aprendizagem, muitas vezes nem sabemos a origem da palavra aluno que vem do latim alumnus, alumni (criança de peito) e alere que significa alimentar, nutrir, fazer crescer. Daí que aluno é aquele que se alimenta e não o sem-luz, como afirma uma etimologia falsificada que lê a- como prefixo de negação grego e lun- como proveniente do latim lumen, luminis (luz).

Como seria um bom aluno? Qual o seu papel numa sala de aula? Como deve se portar diante a uma aula? Como ele aprende?


Tipos de aprendizes: 

O aluno Visual é mais ligado a imagens, memoriza imagens, guarda o rosto das pessoas, lembra de pequenos detalhes visuais, etc.

O Auditivo é mais ligado aos sons, memoriza músicas facilmente, melodias, notas musicais, absorve facilmente informações faladas,etc.

O Sinestésico é mais ligada ao tato, ao toque, geralmente precisa abraçar, pegar nas pessoas, precisa de contato fisico com frequencia.

Alguns dados sobre aprendizagem
Conseguimos lembrar de 10% do que lemos, 20% do que escutamos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e escutamos, 70% do que ouvimos e logo discutimos e 90% do que ouvimos e logo realizamos. A seguir, algumas dicas para facilitar o processo de memorização e tornar sua aula prazerosa.

Dica principalmente para professores de jovens
Ponha emoção
Certo, você tem PhD naquela área, pesquisou o assunto por meses a fio, foi convidado para dar aulas em faculdades européias. Mesmo assim, seus alunos podem não prestar atenção em você. Segundo estudos, o impacto de uma aula é feito de:

- 55% estímulos visuais - como você se parece, anda e gesticula;
- 38% estímulos vocais - como você fala, sua entonação e timbre;
- e apenas 7% de conteúdo verbal - o assunto sobre o qual você fala.
Apoiar-se somente no assunto é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará prestando atenção em outra coisa. Treine seus gestos, conte histórias, movimente-se com naturalidade. Passe sua mensagem de forma interessante.

Observe:
- Para o bem e/ou para o mal, você dá aula para a geração videoclipe. Pessoas que foram criadas em frente aos mais criativos comerciais, onde videogames mostram realidades fantásticas. Entretanto, a tecnologia deve ser encarada como aliada, e não inimiga - apresentações multimídia, aparelhos de som, videocassetes - tudo isso pode ser usado como apoio à sua aula.


I. SINAIS E MARAVILHAS, A AÇÃO SOBRENATURAL DA IGREJA

Após as considerações iniciais valorize o conhecimento prévio de seus alunos incitando-os com o seguinte questionamento: O que são sinais e maravilhas? Por que são considerados como ações sobrenaturais?
Logo depois conclua o raciocínio de seus alunos com a definição dada no quadro laranja da palavra-chave.
Continue perguntando Pra que serve um milagre? Por que as pessoas se utilizam do milagre para se auto-promoverem? O que tem por trás disso?
Conclua dizendo que o milagre serve para enaltecer a Deus, beneficiar o homem e demonstrar a Glória do Espírito Santo, comente sobre os programas de TV que hoje fazem exaltação aos milagres como forma de promoção de igreja "A" ou igreja "B", lembre que quando Jesus curava ele não saía dizendo "Tá vendo eu curei aquele ali", mas pelo contrário, falava para que o curado se contivesse, e observem Jesus é o próprio Deus encarnado.

II. O MILAGRE DA PORTA FORMOSA

Dinâmica: Contando e representando a história
Objetivo: Observar a criatividade e sincronia do grupo, principalmente a fluência e a relação com o assunto.
Procedimento: Escolha um dos alunos para Narrar com suas próprias palavras a história do milagre da porta formosa, eles podem usar a imaginação, dar "detalhes" do local, como estava aquele homem, suas vestes, detalhes do rosto, mas sem sair do contexto real da história, pois a prioridade é contar o fato verídico só que de uma forma mais criativa, para isso será reservado um tempo de 5 minutos para eles organizarem essa apresentação.

O professor terá duas opções: 1ª separar esses alunos durante a semana na igreja para ensaiarem ou 2ª Deixar que eles improvisem para ver a criatividade de ambos quatro, já que serão representantes de Paulo, João, o coxo e o narrador.

Reflexão: Muitas vezes nos achamos incapazes de fazer algo, ou que não podemos ser um canal de Deus para realizar os milagres que Jesus e os apóstolos realizaram, mas saibam que Jesus disse que estes sinais seguiriam aos que crêem.


Depois comentem com os alunos que o milagre não depende de coisas materiais, mas de algo sobrenatural, como alguns dizem, parafísico.




III. O MILAGRE ABRE A PORTA DA PALAVRA


Questione: O que os apóstolos fizeram após o milagre da porta formosa? E se isso acontecesse hoje o que muitos fariam?
Comente que para muitos hoje aos invés de usarem os milagres para dá ocasião a palavra de Deus, se utilizam como Marketing para abrirem igrejas independentes.
Como tratam nos dias de hoje a realização do prodígio? Para quem é a glória?
Diga para os alunos, observem bem como os apóstolos agiram após o milagre, eles estavam preocupados em anunciar a palavra. Para melhor entermos a verdade prática diz que uma igreja que evangeliza é um igreja que os sinais, prodígios e maravilhas acontecem naturalmente.


Chorem com esse vídeo e se aguentarem passem para os alunos assistirem, aprendam com as crianças, elas ainda acreditam em milagres.


Se não puder passar o vídeo copie a mensagem e leia para os alunos.




Não esqueçam de deixar seus comentários após a aula e a receptividade dos alunos com o material orientador dessa postagem

9 comentários:

  1. parabéns pelo seu comentário sobre a liçao desta semana, sempre deixa Deus te usar, vc é especial para Jesus, e Ele te ama muito, creia nisso!

    Pela graça do Senhor Deus, eu sou um dos professores da sala dos jovens da minha igreja, e sempre estarei visitando esse seu blog, para pegar coisas interessantes e comentarios sobre as lições da EBD - CPAD.
    Um abraço de Marlos Augusto, - trindade-goiás
    Igreja Assembléia de Deus do Evangelho Pleno.
    Pastor Elso Rodrigues.
    Caso, tenha um msn, pode me adicionar se vc quizer.
    msn: marlosaugusto123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querido, estarei sempre a disposição.

    Peço que divulgue o Blog, para que a qualidade do ensino das nossas igrejas aumente cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor, amado

    Fiquei emocionada ao assistir o vídeo.É muito forte.
    Obrigado, pois estava precisando desta mensagem para apresentar a classe.
    Deus abençoe você.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a você meu querido, pois fico grato em ver pessoas interessadas em melhorar a qualidade da EBD, que hoje sofre com problemas traumáticos.

    ResponderExcluir
  5. boa meu irmão tudo que podermos fazer para melhorar a nossa amada EBD é bem vindo e bem aceito.

    ResponderExcluir
  6. DEUS continuei o abençoando pois estes estudos tem me ajudado muito nas aulas , parabéns .
    (agradece irmã Isabel) FIQUE NA PAZ!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu é quem fico agradecido a vocês por saber que estou podendo ajudá-los!

    DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO IRMÃ.

    ResponderExcluir
  8. Esta foi uma orientação simples e bem proveitosa para mim. Estarei dando a minha primeira aula de escola bíblica, e tudo o que foi escrito me ajudou bastante. Obrigada!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!