terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lição 3 - 16 de janeiro de 2011 - O Derramamento do Espírito Santo no Pentecostes - Orientação pedagógica Professor Érick Freire.

Introdução
Caro professor ao iniciar a aula da Escola Bíblica Dominical, nunca subestime seus alunos, pois muitos deles gostam de testá-lo quando tratamos de assuntos que tem várias vertentes de interpretação, portanto tente ao máximo esquivar-se de "perguntas de bolso", ou seja, perguntas capciosas que tentam colocar o professor em "saia justa", um das dicas que eu dou é que quando o aluno faz uma pergunta que sabe a resposta procurando um erro no professor, o professor diga: Creio que você sabe a resposta, então compartilhe-a conosco. Nisso ele irá evitar confronto, você dará oportunidade de ele aparecer como ele quer e sua aula irá fluir. Quando se trata do assunto batismo com Espírito Santo, isso ocorre quase sempre, principalmente quando se fala que o batismo é para os dias de hoje.

Inicie com a dinâmica: Tempestade de palavras
Objetivo: Introdução do tema da lição, troca de informações e conhecimento entre os membros do grupo.
Material: Pincel atômico, quadro branco, lápis, folhas de papel e lápis.
Procedimento: Cada participante receberá uma folha de Papel e lápis para que anotem e ponham no quadro uma palavra sobre o Derramamento do Espírito Santo no Pentecostes. com todas palavras anotadas, os participantes são convidados a começarem uma discussão sobre o tema a partir das palavras do quadro.
No outro momento a sala será dividida em quatro grupos e os participantes irão produzir um pequeno texto sobre as informações discutidas.
Observação: A discussão tem de ser cronometrada em 3 minutos no máximo e o texto produzido em 10 minutos no máximo, para não atropelar o tempo da aula.


A partir dessa dinâmica já faça um gancho com o assunto do tópico I.

I. O batismo com o Espírito Santo
Inicie o tópico com uma pergunta que instigue, ou que leve a reflexão, por exemplo, Qual a relação do batismo com Espírito Santo e o dia de pentecostes? Por que o Espírito Santo desceu no dia de pentecostes? Qual a evidência inicial do batismo no Espírito Santo?
Lembre aos alunos que o dia de pentecostes celebrava o Dia da Colheita (como se fosse as festas juninas daqui que celebram a colheita do milho), por isso, o Espírito Santos desceu nesse dia, para que fosse iniciada a colheita da igreja em toda Judéia, Samaria e até os confins da terra.
Leiam um pouco sobre a festa de pentecostes postada pela Wikipédia:

"O Pentecostes é o nome de uma festa do antigo calendário bíblico, (Ex 23.14-17; 34.18-23). Originalmente, essa festa é referida com vários nomes:
    • Festa da Colheita ou Sega - no hebraico hag haqasir. Por se tratar de uma colheita de grãos, trigo e cevada, essa festa ganhou esse nome.(Ex 23.16).
    • Festa das Semanas - no hebraico, hag xabu´ot. A razão desse nome está no período de duração dessa celebração: sete semanas. O início da festa se dá, cinquenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Ex 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10).
    • Dia das Primícias dos Frutos - no hebraico yom habikurim. Este nome tem sua razão de ser na entrega de uma oferta voluntária, a Deus, dos primeiros frutos da terra colhidos naquela sega (Nm 28.26). Provavelmente, a oferta das primícias acontecia em cada uma das três tradicionais festas do antigo calendário bíblico. Na primeira, Páscoa, entregava-se uma ovelha nascida naquele ano; na segunda, Colheita ou Semanas, entregava-se uma porção dos primeiros grãos colhidos; e, finalmente, na terceira festa, Tabernáculos ou Cabanas, o povo oferecia os primeiros frutos da colheita de frutas, como uva, tâmara e figo, especialmente.
    • Festa de Pentecostes. As razões deste novo nome são várias: (a) nos últimos trezentos anos do período do Antigo Testamento, os gregos assumiram o controle do mundo, impondo sua língua, que se tornou muito popular entre os judeus. Os nomes hebraicos - hag haqasir e hag xabu´ot - perderam as suas atualidades e foram substituídos pela denominação Pentecostes, cujo significado é cinquenta dias depois (da Páscoa). Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331 a.C., é provável que o nome Pentecostes tenha ganhado popularidade a partir desse período.

[editar]
Da cerimônia


Miniatura de 1200d.C.
Enquanto a Páscoa era uma festa caseira, Colheita ou Semanas ou Pentecostes era uma celebração agrícola, originalmente, realizada na roça, no lugar onde se cultivava o trigo e a cevada, entre outros produtos agrícolas. Posteriormente, essa celebração foi levada para os lugares de culto, particularmente, o Templo de Jerusalém. Os muitos relatos bíblicos não revelam, com clareza, a ordem do culto, mas é possível levantar alguns passos dessa liturgia:
    • a cerimônia começava quando a foice era lançada contra as espigas (Dt 16.9). É bom lembrar que deveria ser respeitada a recomendação do direito de respigar dos pobres e estrangeiros (Lv 23.22; Dt 16.11);
    • a cerimônia prosseguia com a peregrinação para o local de culto (Ex 23.17);
    • o terceiro momento da festa era a reunião de todo o povo trabalhador com suas famílias, amigos e os estrangeiros (Dt 16.11). Essa cerimônia era chamada de "Santa Convocação" (Lv 23.21). Ninguém poderia trabalhar durante aqueles dias, pois eram considerados um período de solene alegria e ação de graças pela proteção e cuidado de Deus (Lv 23.21);
    • no local da cerimônia, o feixe de trigo ou cevada era apresentado como oferta a Deus, o Doador da terra e a Fonte de todo bem (Lv 23.11).
    • Os celebrantes alimentavam-se de parte das ofertas trazidas pelos agricultores;
    • As sete semanas de festa incluíam outros objetivos, além da ação de graças pelos dons da terra: reforçar a memória da libertação da escravidão no Egito e o cuidado com a obediência aos estatutos divinos (Dt 16.12).
Observação: Era ilegal usufruir da nova produção da roça, antes do cerimonial da Festa das Colheitas (Lv 23.14).
Características da celebração
    • A Festa das Colheitas era alegre e solene (Dt 16.11);
    • A celebração era dedicada exclusivamente a Javé (Dt 16.10);
    • Era uma festa ecumênica, aberta para todos os produtores e seus familiares, os pobres, os levitas e os estrangeiros (Dt 16.11). Enfim, todo o povo apresentava-se diante de Deus. Reconhecia-se e afirmava-se o compromisso de fraternidade e a responsabilidade de promover os laços comunitários, além do povo hebreu;
    • Agradecia a Deus pelo dom da terra e pelos estatutos divinos (Dt 15.12);
    • Era uma "Santa Convocação". Ninguém trabalhava (Lv 23.21);
    • Era celebrado o ciclo da vida, reconhecendo que a Palavra de Deus estava na origem da vida " da semente " da árvore " do fruto " do alimento " da vida...

[editar]
Pentecostalismo

Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. No Cenáculo, desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes. Pentecostes é quando o Espírito Santo visita os apóstolos e desce sobre eles, na forma de fogo (mera representação). A partir daí os apóstolos passam a pregar o Evangelho em línguas estranhas: Há ação do Espírito Santo no ser humano sempre que este se converte dos seus pecados, pelo arrependimento, e passa a crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, pedindo a Deus que lhe revista e encha do Espírito Santo. Tal experiência é chamada debatismo no Espírito Santo. Isto tem ocorrido durante toda a história do cristianismo, sendo enfatizado, especialmente, em meados do século XX com o surgimento das primeiras Igrejas Protestantes Pentecostais, as quais enfatizam os dons do Espírito". (Acessado em 11/01/2011).

II. FUNDAMENTOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Peça para que os alunos leiam os versículos em Nm 11.24,25 (1.Moisés)
Is. 44.3 (2.Isaías)
Jl. 2.28,32a (3.Joel)
Mt. 3.11 (4.João Batista)
At. 1.4,5 (5.Jesus)
Após essas leituras peça para que comentem o que eles acham do fundamento desses autores e Jesus em relação ao batismo no Espírito Santo.

III. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA IGREJA
Comece perguntando: Por que o batismo com Espírito Santo é para os dias de hoje? Por que ele faz parte da história da igreja? Qual seu objetivo?
Você deve tentar levar os alunos a responderem que o batismo é para os dias de hoje, pois esse revestimento de poder leva aos três objetivos que serão trabalhados no próximo tópico e que ele faz parte da igreja porque foi o marco do início da evangelização do mundo, ou seja, o cumprimento da ordenança de Jesus de ir e pregar o evangelho a toda criatura.


IV. OS OBJETIVOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Escreva no quadro ou em uma folha de papel ou em cartolina os três objetivos do batismo com Espírito Santo e peça a seus alunos que comentem os três objetivos principais e logo após conclua dizendo que o batismo é para todos nós e que quem estiver na sala que não for batizado continue crendo na promessa.




BOA AULA!!!


E que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!

4 comentários:

  1. Queridos esta semana a postagem da orientação pedagógica será dividida em duas partes, mas serão colocadas na mesma postagem.

    Que Deus os abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Faltou as perguntas e respostar.
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Amigo, essas perguntas são abertas, mas darei mais ou menos o objetivo ao qual devemos chegar.

    Obrigado pela observação e comentário.

    ResponderExcluir
  4. Estou aguardando comentários, postem o que acharam da orientação e dê mais sugestões.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!