sábado, 4 de janeiro de 2014

Lição 1 - O Livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito. Subsídio: Professor Érick Freire.

A soberana vontade de Deus e a escravidão de Israel

Queridos, Graça e paz. Quanto tempo! Há quase cinco meses não escrevia para a EBD, mas hoje voltei e com um subsídio que, espero eu, ajude-os:

A soberana vontade de Deus e a escravidão de Israel.

Para entendermos o processo de cativeiro de Israel e de seu êxodo do Egito é importante que tenhamos em mente o processo histórico deste cativeiro. Para isso precisamos relembrar a história de José compactamente. Primeiro ponto importante é entendermos o sonho dos feixes e o sonho da lua, sol e estrelas. Em resumo, todos os familiares de José se curvariam a ele num futuro próximo.
Alguns cristãos desinformados rotulam a venda de José só como maldade humana, mas na realidade o que estava ali era a soberania de Deus e o único a entender isso foi o próprio José (Gn 45:5,6). Tudo foi minuciosamente planejado por Deus e revelado ao seu servo. O sofrimento de José foi necessário para salvar toda uma nação que, por hora, não passava de setenta pessoas. Se José não fora preso, tanto a população egípcia como boa parte dos países africanos e árabes não existiriam nos nossos dias para contar a história. A população de Israel teria sido varrida do mapa e Deus não seria verdadeiro, pois a promessa feita a Abraão foi fazer de sua descendência uma grande nação e isto se cumpriria em Jacó (Israel).
Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José”. (Êxodo 1:8) Agora começaria mais um sofrimento para o benefício, o povo de Israel estaria sob o jugo da escravidão. O novo líder do Egito nem atentava para o fato de que foi um ascendente daquele povo que os salvou da morte e da exterminação. O que o preocupou? A multiplicação do povo. Israel já possuía mais de um milhão de pessoas em quatrocentos anos teve um crescimento exponencial, crescimento geométrico, isto espantava a liderança egípcia que resolveu escravizá-los. Não de imediato, mas aos poucos. Porque primeiro aumentaram os impostos só para aquele povo já que ocupavam tanto a terra e consumiam tanto dos produtos daquele lugar. Segundo com os altos impostos os israelitas passaram a se endividar com o governo egípcio o que acarretou dívidas tão astronômicas que tiveram de trabalhar de graça para o governo egípcio! Não pense que já no deserto o povo queria voltar para o Egito porque eram ruins ou ignorantes. Eles sentiam falta de lá porque a escravidão não era com todos, mas só com os mais endividados que era a maioria da população, como também a escravidão não era igual a escravidão dos negros no Brasil. Como você acha que eles conseguiriam fazer um bezerro de ouro no deserto se eram todos escravos como a escravatura no Brasil?
O grito de libertação dado pelos israelitas não concernia a questão de todos, mas como disse da maioria da população, a opressão a cada ano aumentava e o governo egípcio multiplicava cada vez mais os impostos a estes. O endividamento de muitos judeus era grande e mesmo que trabalhassem a vida toda não pagariam suas dívidas e foi isso que provocou o clamor pela libertação desta escravatura economicista e opressora. Deus prepara então Moisés.


A interpretação equivocada do contexto do livro de Êxodo pode nos trazer um grande transtorno. Porque se olharmos com uma visão dos dias de hoje sobre este texto antigo poderemos incorrer em vários erros interpretativos e criarmos as mais bizarras heresias. Por exemplo, muitos líderes se arranjam destes textos para inferir que o uso de ornamentos faciais e pedras preciosas são coisas do mundo, coisas do Egito. Em parte realmente são coisas do mundo porque até tudo o que temos de material são coisas do mundo: um carro, uma casa e uma moto são todos vaidades, ou seja, passageiro e um dia acabarão. Do mesmo jeito uma joia que alguém utiliza é do mundo, mas não do mundo de pecado e sim do mundo físico. Não confiem na balela dos que dizem que conhecem sem conhecer dos que defendem o que nem sabe que estão defendendo, estes são desocupados que gostam de fuçar a vida dos outros e ficar olhando os dedos das irmãs se estão pintados ou não. Falsos pastores que não sabem doutrinar com a Palavra e enchem o povo de medo de Deus por causa de grandes besteiras! Inclusive o gel em excesso que estes pastores passam nas suas cabeças para esconder a calvície e a velhice estão inseridos neste mesmo grupo! Hipócritas "Raça de víboras! Quem lhes deu a ideia de fugir da ira que se aproxima? Dêem fruto que mostre o arrependimento!”. (Mateus 3:7-8)

Professor Érick Freire

Acesse e curta a nossa página do face Érick Freire (Clique Aqui)

5 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus Cristo.Senti falta de seus subsidios. Seja bem-vindo e deixe Deus te usar.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz irmão, ótimas palavras a sua concerteza fez muita falta mesmo.

    Viviane Almeida
    Administradora do Bíblia em Foco
    Blog: http://bibliaf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!