quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lição 2 – Elias, o tisbita, 13 de janeiro de 2013, Plano de Aula: Professor Érick

Objetivos: O aluno após a aula deverá compreender como se deu o ministério de Elias, sua vocação, chamada e sua intervenção aos monarcas, mostrando a verdade sobre o erro e pregando os oráculos recebidos por Deus.
1º momento: Come a aula cumprimentando os alunos com a paz, depois pergunte como foram as coisas durante a semana, após esta pequena conversa peça aos alunos para elencarem os assuntos trabalhados na semana passada, pois estes tem relação com a vida atuantemente profética de Elias, ponha todos os pontos falados no quadro de giz ou branco, se não tiver quadro leve uma cartolina e peça auxílio de um ou mais alunos. Depois faça um resumo da lição anterior.
Logo depois mostre se possível o mapa de Tisbe – Gileade e comente a localização desse vilarejo, fale sobre a formação desse povo que está no primeiro tópico da lição.
Logo depois fale sobre o relacionamento de Elias com Yahweh no mesmo tópico.

2º Momento: Agora faça a seguinte indagação: Como podemos enxergar o ministério profético de Elias? Como ele agiu diante do pecado do rei? Espere os alunos responderem e depois diga: “Segundo o próprio rei, Elias foi considerado um agitador, rebelde “E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?” (1 Reis 18:17), mas na realidade o ministério dele não foi por vontade humana, mas separado por Deus para ser pregoeiro das verdades da Lei, da adoração a Yahweh, em nenhum momento pregou a favor de qualquer outra divindade, mesmo sendo perseguido!
Fale também um pouco sobre a natureza do ministério de Elias no tópico II.
3º Momento: No próximo tópico iremos falar sobre o relacionamento de Elias com a Monarquia, a luta pelo bem espiritual da nação, para isso veja o artigo que trata de três palavras principais por Elias em relação aos acontecimentos e desvios daquela época, confira no artigo Lição 2 - Elias, o tisbita (Subsídio exegético).
Faça os comentários que achar pertinentes para o assunto.
4º Momento: Comente sobre o tópico IV, fazendo a relação ao espírito ministerial de Elias na literatura bíblica, não esqueça de falar um pouco de João Batista e sua semelhança física, ministerial e costumes de Elias.

Graça e paz!
Uma boa aula a todos!!! 

2 comentários:

  1. Gostei do seu resumo, só ficou faltando uma dinâmica pra sala de aula

    ResponderExcluir
  2. Patrícia Danielle.13 janeiro, 2013

    Muito bom, ótimo resumo.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!