quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lição 2 A Prosperidade no Antigo Testamento, 08 de janeiro de 2011 - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Objetivos: Após a aula, o aluno deverá entender e poder realizar o conceito de prosperidade no Antigo Testamento e de que fontes da prosperidade no Antigo Testamento, entendendo que tudo se cumpre no Novo Testamento.

1º Momento: Queridos professores da EBD, sabemos que essa na realidade será a primeira aula da Escola Dominical do ano, pois na semana passada a maioria das escolas dominicais foram ou na quinta-feira ou não foram feitas, por isso, pergunte a seus alunos quais as suas expectativas para o próximo ano, diga que sempre desejamos um próspero ano novo.

Pergunte aos alunos: O que significa esta frase? Ao que remete? Após as respostas, leia a citação abaixo de Gabriel Perissé:
"Desejamos a todos que o ano que vem seja próspero. Que possamos usufruir de circunstâncias favoráveis em várias dimensões da vida: família, saúde, emprego...
A palavra remete ao adjetivo latino prosper, "feliz", "que corre bem". E guarda, nas entreletras, um segredo. Ao analisar prosper, descobrimos que o prefixo pro está associado a spere, que por sua vez reporta a spes, "esperança".
Quando você desejar um próspero ano para alguém, lembre-se: a esperança é o que nos faz caminhar"! (http://palavraseorigens.blogspot.com)
Pergunte: Qual a relação entre prosperidade e solidariedade? Espere as respostas e diga que, a prosperidade é repreendida por Deus quando é mal administrada porque, Deus afirma que, haveria sempre pobres no meio do povo e quem tivesse em abastança ajudasse os pobres, leia o capítulo 15 de Deuteronômio, quando Deus instiga a serem solidários e altruístas, além do mais que, empreste e não cobre e se após sete anos não for pago perdoe a dívida, quer dizer o perdão de dívidas é bíblico.
Mostre que a prosperidade e espiritualidade, como o bem estar físico, e a harmonia em toda integralidade humana é a verdadeira prosperidade do Antigo Testamento, ou seja, ser próspero é ter paz e ser feliz em qualquer circunstância da vida.

2º Momento: Leia o artigo E se Moisés nos visitasse? < Clique Aqui >, logo depois comente sobre A prosperidade como resultado do Trabalho e do Favor de Deus.

4º Momento: Faça o comentário sobre os princípios bíblicos para a prosperidade.
Veja um artigo científico sobre esse princípio (Princípio da retribuição)
leia também este com criticidade (Servir sem esperar)
Fale também sobre a soberania divina.
Veja os vídeos abaixo:

Ligon Duncan

Caio Fábio

6 comentários:

  1. Queridos fiquem à vontade para comentarem, não esqueçam de criticarem tudo o que lerem, não escrevo como o dono da verdade, mas tento professá-la através dos ensinos de Cristo, sou um mero servo, nada mais que isso, estou aqui para servi-los, esse é meu objetivo!
    Deixem suas opiniões, sejam críticas, elogios ou sugestões!!!

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Prof° Érick, a dinâmica dessa lição foi simplesmente fantástica!!! Nos ensinou uma valiosa lição que é muito esquecida quando não é vivenciada, foi muito interessante ver a expressão das irmãs quando anunciei que o feitiço viraria contra o feiticeiro! Olha o senhor está de parabéns... muito bem explicado o seus planos de aula... Que DEUS continue te abençoando grandemente te dando cada vez mais sabedoria para que possas continuar a realizar essa obra maravilhosa, EM NOME DE JESUS! Amém.

    ResponderExcluir
  3. que pena que o senhor num postou a primeira aula... o que ouve?

    ResponderExcluir
  4. Hi, I am Thomas Gittins from Cornell University. Glad to read your blog.
    beach wedding dresses

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu nome é Daniel Berman e eu sou um criador de séries de TV, produtor / diretor, DP, fotógrafo, editor e fundador dos Prémios móvel de fotos.
    Gostar de ler o seu post! Continue fazendo o bem!
    cheap rs gold

    ResponderExcluir
  6. Oi, meu nome é Daniel Berman e eu sou um criador de séries de TV, produtor / diretor, DP, fotógrafo, editor e fundador dos Prémios móvel de fotos.
    Gostar de ler o seu post! Continue fazendo o bem!
    runescape gold

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!