segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lição 9 - A Organização do Serviço Religioso, Escola Dominical, CPAD, 27 de Novembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 9 - A Organização do Serviço Religioso

Objetivo: O aluno após a aula deverá entender que para ser separado alguém para a Obra do Senhor precisa-se de abdicação e santidade, sabendo que o culto ao Senhor deve ser reverente e que o sacrifício de animais não é mais suficiente, mas o sacrifício do próprio corpo.


Tempo Estimado: 50 minutos

1º Momento (15 minutos): Pergunte aos alunos se eles estudaram a lição da semana, não esqueça de sempre incentivá-los a ler e estudar a lição, pois isso trás avivamento e sede pela Palavra.
Logo depois diga que antes da organização do serviço religioso devemos saber um pouco do que estava acontecendo naquela época nos remetendo ao capítulo anterior a leitura bíblica em classe, leia antes da aula o artigo Organização do serviço religioso - Antecedentes políticos e históricos < Clique Aqui> para falar deste contexto.
Depois pergunte a eles(as): Vocês sabem da diferença entre sacerdote, sumo sacerdote, escriba e de que tribo eles eram? Espere as respostas e comente embasado no artigo O que era o sacerdócio? < Clique Aqui >.

2º Momento (20 minutos): Entre no tópico A Dedicação dos muros fale sobre a alegria de todos poderem ver o muro pronto e se alegrarem no Senhor e fale sobre a importância da participação dos levitas, como homens separados e santificados para servirem ao Senhor.


3º Momento (10 minutos): Trabalhe o terceiro tópico Celebrando a Deus pela Vitória, Fale sobre a Festa de dedicação < Clique Aqui >.
Faça a pergunta: Por que Neemias fez uma festa para dedicar os muros ao Senhor? Espere as resposta e diga que Neemias estava regozijado e feliz pelas grandes obras que o Senhor tinha realizado para com seu povo, por isso, era grato a Deus.
A aplicação prática que temos disso é que nós precisamos ser gratos a Deus por tão grandes beneplácitos que nos tem outorgado!

4º Momento (5 minutos): Faça o resumo da lição com as seguintes perguntas:

PERGUNTAS:
  1. Quem estava autorizado por Deus para trabalhar no Tabernáculo?
  2. Qual a diferença entre um sumo sacerdote e o sacerdote?
  3. Quem tipologicamente é o nosso sumo sacerdote?
  4. Nós hoje somos considerados sacerdotes diplomados pelo Senhor Jesus em seu sacrifício na cruz. Como podemos exercer então esse sacerdócio?
RESPOSTAS:
  1. Os levitas na parte externa, os sacerdotes e o sumo sacerdote na parte interna do Tabernáculo todos para a realização dos sacrifícios e na condução do culto ao Senhor.
  2. A diferença estava nas vestes e na condução do trabalho, o sumo sacerdote era o único que poderia entrar no lugar santíssimo uma vez por ano para expiação de pecados do povo.
  3. É o nosso Senhor Jesus.
  4. Fazendo a obra de Deus e zelando pelo culto cristão ao Senhor com reverência e dedicação!


13 comentários:

  1. Fiquem a vontade para usar todo o conteúdo!!!
    Faça um servo feliz, Deixem seus comentários e marque sua reação, se não gostar marque regular, se gostar marque bom e se gostar muito marque excelente! RSRS

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue te abençoando, pois o seu plano de aula é excelente.

    ResponderExcluir
  3. companheiro tenho a satisfação de comentar que de todos os blog ja conhecidos para a gloria do Senhor este é o que tem me ajudado bastante pois o conteúdo nele publicado é bastante objetivo. que Deus continue lhe ajudando e lhe dando sabedoria. geniel

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amados irmãos pelas visitas e comentários. Que o Senhor Jesus os abençoe e os guarde e estarei aqui sempre pronto a servi-los!

    ResponderExcluir
  5. Deus continui te abencoado este plano me ajudou muinto jose matias p.b. d. as. De Deus indaiatuba

    ResponderExcluir
  6. Elisabeth. Obrigada por esse plano de aula me ajuda muito em aprender. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelo comentário estou tirando a cópia pra comentar na Escola Bíblica Deus continue te abençoando mais e mais! pastor Martins

    ResponderExcluir
  8. Estou inciando como professora das irmãs, da EBD e fico grata com o carinho e a dedicação que o irmão desenvolve este site.Muito obrigada, valeu e muito.

    ResponderExcluir
  9. Exelente comentário, que Deus te abençõe.Valdenir Joinville SC ASS. de Deus

    ResponderExcluir
  10. Evangelista Moises Conceição santos27 novembro, 2011

    Pela a primeira vez estou acessando este site,e e amei muito; Parabéns ao Amado Irmão.

    ResponderExcluir
  11. Legal Erik!

    Estou aproveitando bastante seu site. Tem me ajudado na EBD, pois não tenho tempo suficiente na semana para preparar um bom conteúdo, ai fica bem mais fácil pegar mastigado aqui.

    Forte abraço e fique na paz!

    ResponderExcluir
  12. Paz a todos e obrigado pelos comentários!
    Queridos, durante esta semana postagens sairão atrasadas, pois estou com um problema na internet, agradeço a Deus pela vida de todos vocês que me apoiam e valorizam este trabalho tão sofrido que é a Escola Dominical!
    Hoje estou aqui na internet através de uma rede gratuita de Wire, por isso vim deixar meu recado a todos, até quarta-feira, se Deus permitir estará tudo regularizado e voltarei a postar diariamente! FIQUEM NA GRAÇA E NA PAZ DO SENHOR!
    TAMBÉM AGUARDEM QUE ESTÁ PRÓXIMO O LANÇAMENTO DE UM DE NOSSOS LIVROS!!! VAI SER UMA BENÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  13. A paz do SENHOR, seus planos de aula tem me ajudado bastante no desempenho da E.B.D. Muito bom, só não entendi muito o objetivo da dinâmica... aqui onde moro as aulas bíblicas é na quarta-feira, e pode ter certeza amado irmão, seu plano de aula facilita e muito pra mim ainda mais que trabalho... Que Deus continue te abençoando grandemente você e toda sua família!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!