quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lição 8 O Compromisso com a Palavra de Deus, Escola Dominical, CPAD, 20 de Novembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 8 – O Compromisso com a Palavra de Deus

Objetivo: O aluno após a aula deverá compreender que a Bíblia é o nosso guia e que para o povo ser vitorioso teve de cumprir as ordenanças da lei, tendo consciência que Deus não concorda com uma união entre seus servos com idólatras.


1º Momento: Comece a aula perguntando aos alunos: O que é compromisso? Espere as respostas e depois diga o significado de compromisso < Clique aqui > e fale sobre o compromisso firmado pelo povo judeu com Deus após o aprendizado da lei, a adoração e a oração de um coração quebrantado.

2º Momento: Instigue aos alunos com a seguinte provocação falando bem sério: Eu sei que os líderes do dia de hoje são mais sérios do que aqueles que estavam em Israel, são totalmente preocupados com o genuíno ensino da Palavra de Deus, todos eles estão com a “vida no altar”, prostrados sob a vontade de Deus! Será que precisamos aprender sobre esse concerto? Nossas igrejas já são cheias de Deus? Os nossos líderes são doutores na Palavra?!

Continue agora perguntando: Alguém pode questionar essa informação? Dêem suas opiniões!
Continue agora comentando sobre a instrução da Palavra de Deus de forma correta, o ensino genuíno da Bíblia e não de alegorias, fantasias e comparações.

3º Momento: Pergunte: Que tipo de relação Deus não quer que tenhamos com idólatras? Diga que Deus não concorda com um casamento entre as trevas e a luz, por isso, temos o direito de evangelizá-los, mas nunca, jamais de casarmos com alguém que não professa o evangelho da verdade, fale também sobre a separação obrigatória que eles tiveram de fazer!
Leia esse pequeno trecho: Imagine essa cena “Um judeu por nome Akiva chega em casa e afirma para sua esposa: - Aaminah! Minha querida e amada esposa, a qual tirei da casa de seu pai para formar família comigo, estou muito triste e meu coração está amargurado, a notícia que tenho pra te dar é a pior que poderia dizer-te, mas para a salvação do meu povo que é mais importante que nossa união terei de cumpri-la com muita consternação, os meus olhos enchem-se de lágrimas a minha alma esta amargurada pelo pecado que cometemos não cumprindo a Lei do Senhor, não ouvindo o sacerdote há muitos anos atrás, queria eu ter te esquecido antes de fazer isso, mas agora já é tarde, a boiada já passou e o que tenho de fazer é sobre-humano, pois está acima de minha vontade, tu terás de ir embora para casa de teus pais, os nossos filhos terão de ir contigo, pois são filhos do pecado! Leve-os, espero que um dia vocês me perdoem por isso! Mas é o que tenho que fazer, como o nosso pai Abraham, expulsou a escrava tua ascendente, terei de expulsá-la com muita tristeza de minha casa!” (Érick Freire)
Fale aos alunos que essa cena é fictícia, mas que ao mesmo tempo é real! Porque aconteceu basicamente assim, e que esses nomes são originalmente Hebreu (homem) e Árabe (mulher).

4º Momento: Fale sobre a dedicação ao templo (físico) daquela época e comente que hoje o templo somos nós! Use o texto a seguir para dar respaldo:
“No último assunto que nós iremos falar o autor da lição incorre em um erro, pois para os judeus o Templo era sagrado, mas para nós, após a vinda de Cristo na Terra, notamos que o nosso templo é o nosso corpo (1 Co 3:16), pois nós somos templo e morada do Espírito Santo de Deus, valorizar um prédio é desvalorizar a obra salvífica do Senhor, estes são chamados por alguns de templocentristas, mas nós devemos ser cristocêntricos, ou seja, Cristo é o nosso centro e habita em nós através do Espírito Santo, porque Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (Atos 17.24), Paulo é ainda mais enfático nesse verso: “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (2 Co 6.16). Acho que pra provar que o templo somos nós não preciso por mais nenhum versículo! Mas, você pode então está perguntando: “Irmão! Então não precisamos mais nos congregar no templo físico? E eu enfaticamente respondo: PRECISAMOS! Pois não podemos ser extremos ao ponto de dizer que aquele lugar separado para congregarmos não é santificado, isso seria uma grande mentira, quando estamos reunidos nele, o lugar passa a ser santificado pelos santos dentro da congregação que somos nós! Também devemos investir nesse templo físico sim, pois é necessário que haja uma estrutura mínima para que possamos com, maior conforto ensinar a Palavra de Deus a seu povo! Fico triste quando chego em minha congregação que não tem um departamento infantil decente, as crianças ficam ao relento, mas apesar disso vejo pessoas compromissadas dando o melhor de si, mesmo sendo leigas até na Palavra!” (Érick Freire)


5º Momento: Faça a Dinâmica Vestindo a Camisa. Link para o Blog Atitude de Aprendiz (Opcional)

6º Momento: Resuma a lição com as seguintes indagações:
  1. Qual foi o principal fator para o avivamento do povo e o selo do compromisso com Deus?
  2. O que é jugo desigual?
  3. Quem é o templo do Senhor nos nossos dias?
  4. Por que o templo físico é importante para nós?
  5. Qual deve ser o dia e o lugar para se adorar a Deus?

RESPOSTAS POSSÍVEIS:
  1. O estudo da Palavra.
  2. É quando alguém se casa com uma pessoa que não professa a mesma fé que seu cônjuge.
  3. Nós somos templo e morada do Espírito Santo de Deus.
  4. Porque o utilizamos para congregar com nossos irmãos na fé.
  5. Em qualquer hora e em qualquer lugar, Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

A PAZ DO SENHOR JESUS E BOA AULA A TODOS!!!

9 comentários:

  1. Fiquem à vontade para comentar, estou aqui a inteira disposição de todos!!!

    ResponderExcluir
  2. A Paz querido. Senti falta do plano de aula da lição passada, Suas orientações são super importantes e os subsídios então, que o irmão continue sendo este instrumento de Deus para ajudar-nos na EBD e em nossa vida espiritual. FK NA PAZ DE CRISTO!!! Nelma Moté

    ResponderExcluir
  3. Amém Nelma, as correrias me atrapalharam um pouco, mas estou aqui para servir aos meus irmãos!
    FIQUEM NA GRAÇA E NA PAZ DO SENHOR JESUS!!!

    ResponderExcluir
  4. A PAZ DE DEUS, é uma enorme satisfação conhecer o seu trabalho, que Deus o abençoe muito mais, obrigado por nos ajudar nessa grande responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus! abraço!!! Elton Saraiva

    ResponderExcluir
  5. Amém Elton, estou a disposição como servo do Altíssimo autor da existência!!!

    ResponderExcluir
  6. Foi uma benção, eu não conhecia esta pagina, na proxima semana estarei aqui, gostei bastante da dinamica sei q minhas alunas vão gostar fique na paz .

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor. Obrigado por vc ser um servo usado por Deus. Continue firme e constante e sempre vigilante para suportar as investidas do inimigo que vêm por ai, mas´Deus está sempre contigo e tudo será para a honra e a gloria de Deus em sua vida. Obrigado por este Palno de aula ungido e santificado.

    ResponderExcluir
  8. Achei o conteúdo desta aula rico em esclarecedor. Gostaria se fosse possível, enviar para o meu e-mail, sempre.
    israelfm87@bol.com.br Grato: Pedro Roberto (Fortaleza-CE)

    ResponderExcluir
  9. Amém queridos(as) irmãos(ãs) estou aqui sempre pronto a servi-los!!! Que o Senhor Jesus os abençoe!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!