segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lição 11 A Influência Cultural da Igreja, Escola Dominical, CPAD, 11 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 11 - A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA

Objetivos: O aluno após esta aula deverá entender que a queda do homem mudou e transtornou sua cultura original e que durante o transcorrer da história bíblica houveram vários exemplos bíblicos de relacionamento cultural, devendo compreender que nós, igreja do Senhor, devemos influenciar o mundo.

Comentário introdutório: Queridos, não costumo fazer nenhum tipo de comentário anteriormente a lição, mas essa tema me deu brecha para tal, pois hoje vemos um povo como ovelhas sem pastor, parecem que estão alheios ao puro evangelho de Cristo, voltando a colocar fardos farisaicos nas pessoas, estão se auto-condenando, pois esquecem-se do puro e genuíno evangelho.
         Antes de começar uma lição como essa devemos entender o que é realmente cultura, quando se fala em cultura falasse num conjunto de fatores que formam alguém, ninguém é alheio ao seu ambiente, tanto influencia, como também é influenciado por ele, e no bojo deste ambiente estão na qualidade de cultura como essa ou aquela pessoa mora, como se organiza sua vida em família, sua alimentação, vestuário, cosméticos, relação pais e filhos, como se organiza sua família, profissões, sua visão sobre sexo, casamento, educação, meios econômicos e de sobrevivência, religião, festas, música, jurisdição, esportes, lazer e etc. Isso tudo influencia diretamente no que chamamos de aprendizado integral do ser.

        Por isso, diante desta lição peço a vocês professores que tenham criticidade no que falar, faça de seus alunos seres pensantes e de mentes bem alimentadas por um conhecimento robusto e cheio da graça do Senhor Jesus. Não adianta ficar fazendo firula e arrodeio senão falar a verdade. Toque na ferida dos nossos erros, de tudo aquilo que engolimos, a nossa cultura brasileira é cheia de paganismos e a igreja tem misturado, não esqueçam que devemos ser santos como o nosso Deus é Santo.

Palavra chave para essa lição: Metanóia

1º Momento: Fale sobre o que é cultura, leia o artigo Cultura da WIKIPÉDIA < Clique Aqui >.
Pergunte: Como era a cultura humana antes do pecado? O que mudou após o pecado? As percepções humanas mudaram?
Espere as respostas e depois comente que o pecado manchou a cultura humana, pois antes o ser humano era inocente, isto é, não diferenciava entre o bem e o mal, não tinha ciência (cultura) sobre o que era pecar, agia em plena ingenuidade, eram como bebês na malícia, mas o pecado trouxe a tona todo o lado obscuro do mundo, daí o homem passa a desenvolver seu espírito egotista, ou seja, endeusamento de si mesmo, passa a esquecer do criador, desenvolve e cria outros deuses, criam várias religiões, várias formas de governo, passam a escravizar o mais indefesos, exploram a terra, se acham superiores a Deus, criam o paganismo, o homossexualismo, o lesbianismo, a prostituição, desenvolvem a avareza, a ganância, a ambição, a vontade de dominar o mundo, isto é, incorporam o coração e vontade do Diabo. E essa mancha, lepra espiritual, acabou com o ser humano o transformando em um ser cheio de podridão.

2º Momento: Fale sobre o tópico II, faça a seguinte indagação: O que é necessário para que um servo de Deus influencie uma cultura pagã?
Faça um comentário sobre a vida de Beltessazar (Daniel) para vocês notarem até o nome de Daniel foi mudado pela cultura babilônica, e esse nome significa "Baal proteja a vida do Rei", mas isso não foi por culpa de Daniel, era a forma que os babilônicos o chamavam, por isso, quando teve oportunidade Daniel não se misturou com o manjar do rei, e ainda mais influenciou seus amigos a não comerem também, e isto é um exemplo de que Deus usa seus servos para mudarem a cultura, pois após comer por alguns dias legumes e água e ficar mais forte e gordo do que os que comiam o manjar e o vinho do rei, a regra passou a ser que todos comessem legumes, se quisermos fazer uma comparação espiritual, o professor poderá dizer que muitos dos cristãos tem se misturado com o manjar do rei (novelas que adoram ao Diabo, que produzem divisão de casamentos, que exaltam o homossexualismo, literaturas e conversas que matam o prazer de adorar a Deus, palavras que provocam ira, discussões, contendas, e etc.) Devemos nos livrar destes males e mostrar que o Cristo ao qual servimos é melhor que tudo isso!

3º Momento: Faça a dinâmica Três Misturados < Clique Aqui >.

4º Momento: Neste último tópico sugiro que fale sobre o que é o Reino de Deus de verdade, ou seja, mostre e relembre aos alunos que o templo físico em que congregamos não é a igreja e que ele não tem nada a nos oferecer, nem tampouco é santo, mas que nós somos o Reino de Deus, que todos juntos formamos sua Igreja, e que devemos ser influência nesse mundo tenebroso, devemos estar seguros do que estamos fazendo aqui, pois o templo físico tem virado "Point" de encontro para casais, entretenimento, Shows Gospel, lugar de adoradores de homens, seguidores de bandas e grupos, e deixam Jesus de lado. Que caia a nossa "ficha",  Deus já não suporta mais esse tipo de procedimento profano.
trabalhe a Palavra Metanoia < Clique Aqui >.
A palavra anterior é a Palavra chave para essa mudança cultural só o arrependimento através da angústia produzirá uma igreja convertida espiritual e intelectualmente!!! Veja o vídeo abaixo:

ARREPENDIMENTO. Nossa Única Esperança! - David Wilkerson



METANOIA JÁ!!!

GRAÇA E PAZ E BOA AULA A TODOS!!!

10 comentários:

  1. Vc é fera. Vou falar tudo isso e mais um pouco.

    ResponderExcluir
  2. siga nos
    www.diariodeumcristao.com
    www.temdetudonwt.com
    www.temdetudonoticias.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado querido(a), não sou fera, sou servo! rsrs
    Que o Senhor te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  4. a paz do senhor!!!!meu amigo e irmao em cristo gostaria de te agradecer pelo otimo estudo aqui feito que o senhor continue te abençoando e derramando sobre vc cada dia mais sabedoria...

    ResponderExcluir
  5. Marlecio, eu quem agradeço por suas palavras.
    Não passo de um servo do Senhor e de vocês todos.
    Fica na paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  6. A paz, ao irmão e a todos os irmãos, muito obrigado pela ajuda, e q DEUS te abençoe com muito mais sabedoria para continuar nos ajudando

    ResponderExcluir
  7. JUCY ARAÚJO10 setembro, 2011

    A PAZ DO SENHOR SEUS ESTUDOS TEM NOS AJUDADO E MUITO A DESENVOLVER UMA BOA AULA COM OS NOSSOS ALUNOS.
    DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Denis e Jucy que o Senhor os cubra de bençãos!!!

    ResponderExcluir
  9. Irmão obrigada por nos proporcionar estudos maravilhosos.Louvo a Deus por sua vida!
    A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  10. Que o Senhor te abençoe Jaqueline

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!