segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lição 1 Quando a Crise Mostra a sua Face, Escola Dominical, CPAD, 02 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 1 - Quando a Crise Mostra sua Face






Objetivos: O aluno após a aula deverá Reconhecer que em tempos de crise Deus dá o escape; Compreender a chamada de Neemias; Saber que devemos orar e agir em tempos de crise.

1º Momento: Fale introdutoriamente sobre a situação e as condições físicas e históricas de Israel, veja o vídeo das lições bíblicas do 4º trimestre. Se achar interessante passe o vídeo para os alunos até o momento de 50 segundos.



Depois pergunte aos alunos: Qual sentimento que você sente quando a sua casa está destruída, quando perde tudo ou algum ente querido morre?
Espere as respostas e diga: Imagine que o Brasil fosse devastado por uma nação poderosa e todos os brasileiros fossem levados escravos e que toda estrutura do país fosse ardida em fogo e só restasse cinzas e entulho. O que você sentiria? Imaginem o que Neemias sentiu...
Comente algo mais que achar pertinente!


2º Momento: Faça a dinâmica A Construção.


3º Momento: Pergunte aos alunos: O que falta ser construído em nossa igreja? Antes de abrir para responderem diga "Não esqueçam que a igreja do Senhor Jesus é espiritual!" Depois espere as respostas e em seguida faça comentários sobre o tópico O CHAMADO DE NEEMIAS, iniciando com o seguinte questionamento: O que seria um batismo de angústia? espere as respostas e depois se possível passe o vídeo abaixo:

Depois fale quem foi Neemias < Clique Aqui > e sobre a oração de Neemias, Vá a página de Neemias < Clique Aqui > e escute o audio do livro de Neemias.

4º Momento: Encerre a lição comentando sobre a Intercessão de Neemias e junte os alunos em um círculo para interceder pelo povo brasileiro, peça a cada um que primeiro comece sua oração exaltando a Deus e depois peça para que Deus resgate a moralidade do povo e para que estejam nos caminhos de Deus através de um batismo de angústia e arrependimento.


Leia o subsídio Histórico como complemento - Retrato Histórico de Israel antes e após a Chegada de Neemias em Jerusalém – Parte I.

1 comentários:

  1. Queridos, estamos iniciando mais um trimestre da Escola Dominical e é om muita alegria que estou aqui pronto para servi-los.
    Por isso a pedidos de alguns leitores, como também de professores aqui da minha terra, escreverei todo o contexto d história de Neemias em um artigo, espero que ajude a todos.
    FIQUEM NA GRAÇA E NA PAZ DO SENHOR JESUS!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!