domingo, 28 de agosto de 2011

Dinâmica: Defendendo o Seu sonho

Objetivo: Fazer o aluno refletir que para defender o seu sonho não é preciso destruiu o sonho de seu próximo.

Tempo estimado: 10 minutos

Material: Balões (bexigas) e palitos de dentes.

Procedimento: O professor entrega a cada aluno uma bexiga vazia e diz que encham e amarrem a ponta para que não escape o ar, logo depois o professor pede para que formem um círculo e entrega um palito de dente a cada aluno e diz o seguinte: "Cada um desses balões aí representam os sonhos de vocês, alguns tem sonhos pequenos, pois encheram pouco os balões, outros tem sonhos maiores, enfim, mas o mais importante é que vocês agora tem 5 minutos para defenderem seus sonhos, boa sorte!!!"

Finalização: Com certeza esses alunos tentarão usar os palitos para estourarem os balões dos colegas e provavelmente um ou nenhum terá mais seu balão cheio até o fim dos cinco minutos, assim que passar o tempo diga que o tempo terminou! E os repreenda: "EU DISSE QUE ERA PRA VOCÊS DEFENDEREM OS SEUS SONHOS E NÃO PARA DESTRUÍREM OS SONHOS DO OUTRO!!!"

Reflexão: O professor recitará o verso, "Jesus disse: - Amai ao próximo como a ti mesmo!" e faça as seguintes indagações: Será que nessa dinâmica mostramos esse amor? Será que o espírito de competitividade não foi superior ao que Jesus nos ensinou? Como poderíamos defender nossos sonhos? Por que não ficamos felizes com a vitória do próximo? Esse tipo de competição é sadia?

3 comentários:

Faça valer a sua ideia!