sábado, 16 de julho de 2011

Lição 4 A Solidariedade Cristã - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 4
A Solidariedade Cristã


1º Momento: Comece a aula com o quebra-gelo da página 26, logo depois faça a dinâmica Projeto Solidário < Clique Aqui >.

2º Momento: Pergunte: Como Jesus foi solidário com todos nós? Qual foi o seu maior ato de solidariedade? Por que Ele fez isso por nós? Espere as respostas dos alunos após cada indagação e fale que Ele deu a sua vida por nós, e o melhor é que Ele se fez homem para nos dar esse privilégio de sermos salvos.

3º Momento: Inicie o tópico falando sobre os crentes da igreja primitiva que eram solidários e que tinham tudo em comum, desde o partir do pão às orações, conte para eles que naquela época a discriminação aos discípulos de Jesus, ou seja, não só os doze mais todos aqueles que serviam ao Senhor sofriam com muitas perseguições, ao ponto de serem chamados de "pervertidos" e "imorais", porque se reuniam em cavernas, mas mesmo com isso eles não deixavam de servir ao Senhor, ao ponto de serem surrados e não reagirem, e quando esses mesmas pessoas os procuravam para orarem por seus entes queridos para serem curados ou ressuscitados eles faziam com prazer e alegria, além de recolherem todos os deficientes físicos que eram abandonados, ainda bebês, nas ruas, pois seus pais não queriam criá-los, e isso fez se expandir o evangelho de nosso Senhor.

Agora pergunte: Como a nossa igreja hoje faz o trabalho social? Por que não existem centros de recuperação de deficientes físicos no meio evangélico? Por que não existem escolas gratuitas? Como podemos dizer que amamos ao próximo se não fazemos por onde? Espere a cada pergunta as respostas depois faça o comentário que achar pertinente, ou seja, dependendo do trabalho social existente ou não em sua igreja, comente.

4º Momento: Assista aos vídeos abaixo. Se achar interessante baixe para passar para seus alunos:

A FORÇA DA UNIÃO

AJUDE AO PRÓXIMO POR AMOR E CARIDADE

5º Momento: Trabalhe o significado das Palavras Simpático, Empático e Apático.
Clique nas palavras acima e veja o significado e a origem destas Palavras.
Finalize a lição fazendo uma reflexão com o texto Conversa Franca.

A PAZ DO SENHOR E BOA AULA A TODOS!!!

2 comentários:

  1. Roseleide de Jesus23 julho, 2011

    A paz do Senhor!
    Pastor Érick, eu ainda não fiz augum trabalho social e me sinto muito frustrada em razão ao assunto de solidariedade; temo por não fazer nada pelo próximo. Há alguma coisa que eu possa fazer inicialmente e conte-me algum exemplo para que eu comece a fazer algum trabalho. Deus te abençoe.....

    ResponderExcluir
  2. Querida irmã!
    Você pode começar com algo simples, recolha algumas boas roupas que você tenha, que não estejam tão velhas e dê em alguma instituição, já que em nossas igrejas, em sua maioria, não tem entidades assim, procure algum orfanato próximo a sua residência, ou algum abrigo. Se tiver condições mobilize pessoas de sua igreja para fazerem doações voluntárias de alimentos não perecíveis, organize um grupo e visite essas entidades, leve junto a isso a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!