segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dinâmica: Provação educadora

Objetivos: Reconhecer que a vida do Novo convertido ou novo discípulo de Jesus tem seus momentos de dificuldades, mas a paciência e a confiança em Deus ajudam a trilharmos soluções para tais dificuldades, ou fazer dela momentos de aprendizagem.

Tempo Estimado: 15 minutos

Material: Folha de papel ofício, lápis de cor e lápis.

Procedimento: O professor pede aos alunos que dividam a folha em quatro quadros e façam em cada quadro, primeiro um desenho de um ambiente muito seco (um deserto), faça no segundo quadro um desenho como um mangue ou areia movediça, no terceiro um lugar pantanoso cheio de insetos e no quarto um campo com pasto verdejante.
Depois o professor pede aos alunos que comparem cada quadro com a vida diária do novo cristão, quantas vezes passamos por tribulações, por desertos, por problemas que só pensamos que iremos nos afundar e nunca mais terá jeito, será que a vida do cristão só é de tribulação?

Todos os alunos deverão refletir e discutir acerca da providência divina nestas horas, depois deixe um dos alunos de forma voluntária contar um pequeno testemunho em dois minutos e peça para que reflitam quantas lições eles aprenderam desde que aceitaram a Jesus como Salvador de suas vidas.

Reflexão: Se analisássemos com uma mente humana acharíamos que existem bons e maus momentos da vida, ou seja, altos e baixos, mas quando olhamos com a visão de Deus, vemos que há a permissão divina para tudo o que acontece em nossas vidas e essas experiências nos prepara para, quem sabe, ajudarmos pessoas que passarão por esses mesmos problemas.

Leitura: (Is.43.1 e 2)

7 comentários:

  1. Olá, por motivos de saúde tive que ficar um pouco afastada dos blogs mas agora estou aos poucos voltando as atividades normais e sempre que der estarei por aqui comentando e lendo as postagens,porque são todas mensagens vindas diretamente do coração de Deus.,Fique na paz e tenha um ótimo dia.

    Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Judas 1:21

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! pelas palavras de incentivo, sou um simples servo e nada mais, por isso, peço ao Senhor, Dá-me mais graça oh Deus e me ajude a fazer a Tua vontade!!!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor professor Érick.Obrigado por esta ajuda maravilhosa dada a todos os professores da E.B.D. louvamos a Deus por sua vida e pelo seu ministério!

    ResponderExcluir
  4. Não seria melhor que o professor levasse pronto num cartaz os 04 desenhos? Imagino a dificuldade dos alunos para desenhar cada situação dessa...

    ResponderExcluir
  5. Pode ser Patrícia!
    A minha ideia era deixar os alunos produzirem, mas também é válido!!! Boa sugestão para diminuir o tempo da dinâmica e deixá-la mais compacta, fique a vontade!
    Ideias inteligentes sempre são válidas, as dinâmicas que crio ou adapto podem ser readaptadas e isso faz parte do aprendizado dinâmico!

    ResponderExcluir
  6. Ev. Nelson, muito obrigado pela visita, estou aqui para servir-vos!!!

    ResponderExcluir
  7. Aqui o link irmão: http://menttalizando.blogspot.com/p/pregacoes.html


    Fique na paz. Parabéns pelo blog que só melhora, vou indicar aos meus líderes.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!