terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Lição 7 - 13 de fevereiro de 2011 - Assistência Social, Um importante Negócio - Orientação Pedagógica Professor Érick Freire. CPAD - escola dominical - Lições bíblicas 2011.

Lição 7 - 13 de fevereiro de 2011 - Assistência Social, Um importante Negócio - Orientação Pedagógica Professor Érick Freire.

Lição 7


13 de fevereiro de 2011

ASSISTÊNCIA SOCIAL, UM IMPORTANTE NEGÓCIO

TEXTO ÁUREO

“E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha”
(At 4.35).


VERDADE PRÁTICA

Embora a oração e a proclamação da Palavra de Deus sejam as prioridades máximas do ministéio cristão, não podemos esquercer-nos das obras de misericórdia.

Introdução
A lição de número 7 trata de um assunto muito delicado na maioria de nossas igrejas, principalmente as pentecostais, onde a busca pelo poder tem atrapalhado e  feito esquecer por muitos um dos trabalhos mais importantes da igreja, tratasse do olhar social, o olhar para o ser humano. Jesus em seu ministério dava primeiro a palavra, mas não despedia as pessoas com fome.
Por isso peço ao professor que nessa semana não deixe de resgatar o sentimento de doação em seus alunos, ou seja, partilhamento. Muitas vezes alguém chega em nossas casas e pede: Dê-me uma ajuda, e temos a "cara-de-pau" de responder: "Perdoe-me"! tendo muitas vezes comida de sobra em casa.

Dica pedagógica: Eduque a emoção de seus alunos, faça com que ele sinta necessidade de ajudar ao próximo, faça com que ele crie uma motivação para ser alguém altruísta. Estimule-o a agir sem medo, a ser um líder de si mesmo para que possa alçar estímulos aos que estão a sua volta, para que ele seja um agente transformador do ambiente. Jesus instigava as pessoas, as fazia ter vontade de ajudar o próximo a tomar decisões pelo coletivo e a principalmente ser humilde, fato esse consumado quando lavou os pés dos discípulos.


I. AS DORES DO CRESCIMENTO

Pergunte: Por que o crescimento da igreja teve de ser acompanhado por um olhar social? Estimule-os a dizer que foi por causa que com o número muito grande de irmãos foi necessário que houvesse um olhar mais sensível ao menos favorecidos.
Agora faça uma provocação: Aqui na nossa igreja como está a assistência social? Espere que respondam e depois conclua com sua opinião sobre o trabalho social de sua igreja (esteja apar dele para que não cometa injustiça), Depois pergunte: Porque a  campanha do quilo da santa ceia não deve ser o único trabalho de assistência social?(Essa pergunta é para as igrejas que só fazem esse tipo de trabalho).
Pergunta prática: Digam algumas formas de assistência social que a igreja deveria fazer:

Agora teremos a dinâmica: Projeto solidário.

Objetivo: Estimular o poder de iniciativa e decisão para os problemas sociais de nosso ambiente.
Material: Envelopes contendo três situações para serem solucionadas.
Introdução: Fale sobre solidariedade e cooperação e leia a poesia a seguir
É fácil falar em fraternidade,
dizer que pratica a solidariedade,
esquecendo-se de que é disso
que depende o mundo,
para não cair mais fundo…
Desenvolver amor ao seu semelhante,
ajuda bastante,
mantendo sempre ativo
um espirito cooperativo…
Algo feito em cooperação,
sempre terá uma melhor solução…
Ajudando-se mutuamente,
problemas se resolverão facilmente…
Quando o ser humano,
finalmente aprender a ser humano,
e descobrir que os verdadeiros tesouros,
que tão insanamente procuram,
estão simplesmente em nosso interior,
e inteiramente a seu dispor,
poderão chegar à conclusão
que lhe aquietará o coração,
de que, aprendendo a cultivar a Solidariedade e a Fraternidade,
a humanidade viverá com humanidade,
e poderá conseguir uma certa felicidade…
Amor ao próximo… Fraternidade… Solidariedade…
Palavras especiais…
É preciso entende-las e praticá-las

Marcial Salaverry

Procedimentos: Dividir a turma em três grupos mistos e entregar a cada equipe um envelope contendo o fato que será narrado pelo líder escolhido para o grupo. Pedir a cada grupo que comece a discutir o fato, anotando observações e as possíveis soluções através de um planejamento para resolver o problema. O ideal é que se esclareça o motivo que levou o grupo a tomar aquela seterminada soluçao. Eis alguns problemas (O professor pode elaborar outros):

1º Grupo: Houve uma enchente na cidade. Como poderia se oraganizar um mutirão para solidariedade.
2º Grupo: A casa da pessoa mais idosa da igreja caiu. Qual a solução prática para o problema?
3º Grupo: A igreja está em péssimas condições e a comunidade evangélica está sem recursos. O que se deve fazer?

Reflexão individual: A igreja somos nós. Quando ele falha, no mínimo, estamos nos omitindo.
Plenária: Solidariedade da igreja primitiva.
Encerramento: Exponha o projeto dos grupos, para que todos conheçam o que a união e o amor são capazes de realizar no Corpo de Cristo.
 
II. A INSTITUIÇÃO DO DIACONATO


Fale sobre o que é o diaconato e depois pergunte aos alunos: Como são escolhidos os diáconos hoje? Vão dizer que são escolhidos pelo pastor, outros vão dizer que são escolhidos por amizade e etc.
Então comente, na igreja primitiva quem escolheu os sete diáconos para servir foi a igreja com os seguintes pre-requesitos "homens de boa reputação, de sabedoria e cheios do Espírito" (At.6.3)


Indague: O que é o ministério diaconal? Para que serve? Espere as respostas dos alunos e conclua dizendo o que significa diácono através desse texto abaixo:


"DIACONIA (grego: diakoneino)
At. 6: 1-7 (servir às mesas)
Textos para leitura: At. 6:2; II Tm. 2:24-26; Tt. 2:9; Jo 13:16-17; Is. 52:13; I Pe. 2:18-25
O conceito “servir” é expresso em grego por diversas formas verbais. DOULEVO – Servir como Escravo: O tom está na sujeição do que serve.THERAPEUO – Sublinha a voluntariedade do serviço, o cuidado e a preocupação que se exprime no fato de servir. LATREVO – Servir por salário; no N.T. e no período neotestamentário o termo recebeu o significado de cumprimento dos deveres religiosos e cultuais. LEITORGEO – Designa o serviço oficial e público do povo e do estado; na Septuaginta (Bíblia onde o A.T. é em versão grega) significa serviço do templo; no cristianismo, o da igreja. HIPERITEO – Significa originalmente “penas“ aplicado ao serviço, exprime principalmente a relação para com o senhor, a quem é prestado o serviço. DIAKONEO – Se opõem a todos os anteriores indicando serviço inteiramente pessoal, prestado a outra pessoa “serviço em amor, sem constrangimento”.
Referência: LINDBERG, Carter "Diaconia," Tower Notes (Boston University School of Theology), no. 3 (outono de 1991)




III. ASSISTÊNCIA SOCIAL, UM IMPORTANTE NEGÓCIO


Faça os comentários que você achar pertinente para sua sala sobre este capítulo e finalize com o vídeo: 


FORÇA DA UNIÃO

Ajude ao proximo por amor e caridade





REFERÊNCIAS



COSTA, Débora Ferreira da. Dinâmicas Criativas para o ensino bíblico, Rio de Janeiro, 2004, CPAD.



WIKIPEDIA, Acessado em 10 de fevereiro de 2011.



Boa aula e não esqueçam de deixar os comentários e chorar com o último vídeo...

13 comentários:

  1. Queridos deixem seus comentários, pois é muito importante para nossa auto-avalição.

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  2. Muito bom, gostei de seu blog, isso nos ajuda muito na hora de dar os comentários da escola Bíblica Dominical, que Deus continue lhe abençoando.

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  3. E irmãos Jesus nos disse para ajudar o próximo, mas além disso temos sim obrigação de ajudar o proximo pq vemos que estamos vivendo em tempos dificeis e vc sabe seu dia de amanhã? e a Igreja tem um Papel inportantíssimo nisso, porque já que os evangélicos são considerados exemplos únicos de verdadeiros adoradores de JESUS vamos fazer isto valer e ajudar o próximo, se dedicando a ele como a nós mesmos.

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  4. Oi querido gostei do seu blog, muito edficante!!!
    Que Deus continue te usando pra falar de sua palavra. Vamos fazer sempre o ide de Deus.

    Fik na paz do Senhor...
    abraços. *_*

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  5. vale apena ver e aprender por pessoas iteressadas
    a ajudar o proximo.

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  6. Erik voce esqueceu-se de colocar de onde tirou a dinamica eu conheço do livro dinamicas criativas da profe debora ferreira

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  7. Ainda não terminei a orientação! Quando uso dinâmicas de livros ponho nas referencias.

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  8. Paz do senhor meu irmão dou Graça ao meu Deus por sua vida pois através do seu comentário que toda semana , que esta no bog , eu estou colocando em minha sala e tenho tido resultados , mim ajudado muito que Deus continue abençoando você e sua família.... Leo.micilene@hotmail.com

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  9. Obrigado Leo, estou esperando o comentário destes resultados.

    Só o querido irmão é que escreveu!

    Que Deus te cubra de bençãos.

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  10. Professor Érick tu és uma benção!
    Que vídeos lindos!!! Jesus te abençoe cada vez mais!!!
    Precisamos de pessoas capazes como Você!

    Ana Maria, Parnamirim/RN.

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  11. Caro professor... GLÓRIA A DEUS pela sua vida, que blog maravilhoso, tenho certeza que minha aula nesse domingo será muito melhor que todas que já dei.
    Deus o abençoe grandemente!!!
    Fernanda Reis

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  12. Boa noite, profeassor, Só hoje puder ver o blog e pode ter certeza que foi muito lindo ver o vídeo. Como sabia que iríamos chorar? quanta solidariedade, amizade a sem esquecer o amor.
    Que Deus te abençoe cada dia mais a ti e tua familia.
    Este trabalho está MUITO LINDO!
    A Paz do Senhor Jesus!
    Irma Silvana - (Teologia -Avançado)

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