sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lição 1 - No Mundo Tereis Aflições, 1º de julho de 2012, Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 1 – No Mundo Tereis Aflições

Objetivo: Após a aula o aluno deverá entender que, as aflições fazem parte da vida de qualquer ser humano, seja ele um servo fiel ou um pecador, mas que a aflição do cristão é principalmente em meio às turbulências e pressões daqueles que nos perseguem por defendermos e amarmos o evangelho de Cristo.

Introdução
Estamos iniciando mais um trimestre e, neste, queremos fazê-lo uma benção na vida de cada um de nossos leitores, por isso, voltaremos com os planos de aula, a priori, estaremos evidenciando cada momento como importante para o desenvolvimento da aula.
Antes de começarmos o plano verifique e leia o texto, no mundo tereis tribulações, clique AQUI.

1º Momento: Introduza a lição com a seguinte indagação: “Vocês sabem o que significa aflição?”, espere as respostas e logo depois diga: - Abramos nossas Bíblias no capítulo 16 de João quem não tiver a lição, e quem tiver a lição, leiamos a leitura bíblica em classe de forma compassada a partir do verso 25.
Após a leitura pergunte: “Do que Jesus estava falando?”, logo depois fale que Jesus estava prevendo a proximidade da sua prisão e morte (Leia o artigo No mundo tereis tribulações para entender melhor – Clique AQUI.)
Fale para os alunos sobre o que realmente Jesus quis dizer com a expressão “Tereis Aflições”.

2º Momento: Fale sobre o tópico (AS AFLIÇÕES DO TEMPO PRESENTE), relacione os tipos de aflições da lição nos pontos 1, 2 e 3, mas comente que a aflição que Cristo fala no verso em questão não é nenhuma destas, mas a de ordem política, espiritual, e a perseguição por amor a Ele.
Fale que muitos de nós ficamos preocupados tanto com o natural e material que nos esquecemos o espiritual, por isso, não somos perseguidos como o Senhor afirma que seríamos.

3º Momento: Faça a dinâmica: Vencendo o Gigante < Clique AQUI >.

4º Momento: Pergunte aos alunos: “Por que o crente sofre?”, depois fale sobre o tópico II (POR QUE O CRENTE SOFRE), pergunte após falar sobre o assunto, “Quais são as pessoas que sofrem?”, após as respostas diga que o sofrimento natural não pertence só ao crente fiel, mas a todos os seres humanos.

5º Momento: Peça para um aluno abrir em 1 Co 7.4 e outro para abrir em Lc 21.12. Comente que Paulo sofreu perseguições, prisão, foi até apedrejado porque não aceitou ser chamado de “Hermes” deus grego. Teve fome, foi perseguido, humilhado, torturado, tudo por amor a Cristo e ao evangelho.
Fale também que a vida do crente fiel que não comunga com o pecado, os ensinos errados dos cães (falsos mestres), a prostituição, como também não se conforma com este século, é literalmente perseguido e oprimido. Podendo até ser preso, ou mesmo ser excluído de instituições eclesiásticas que se dizem de Deus.
Por fim, faça um resumo da lição com o questionário.

UMA BOA AULA E A PAZ DO SENHOR JESUS!!!

8 comentários:

  1. Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.
    Parabéns pelo blog muinto edificante. Como sempre tenho dito; crescemos quando lemos, quando compartilhamos e que aprendemos. Aprendendo uns com os
    outros crescemos na graça e conhecimento.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também o nosso blog. Notícias, Eventos, Músicas, reflexões e tudo que move o meio gospel.
    Ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Deus continue lhe abençoando Ricamente
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com.br
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Finalmente, prof. Érick retorna com os panos de aula.
    Não gostei do novo horário do chat

    ResponderExcluir
  3. Panos, leia-se Planos

    ResponderExcluir
  4. Rosival, não é novo horário, na realidade, nem houve, o problema é que estava viajando e chegaria tarde, mas o horário foi além do previsto e nem sequer pude ajudá-los, fiquei muito triste por isso, mas foi por uma boa causa, estava na formatura de meus alunos de teologia no interior do estado do Rio Grande do Norte!!!
    FICA NA PAZ, SÁBADO RETORNAREMOS EM HORÁRIO NORMAL!

    ResponderExcluir
  5. Tá explicado. Lembre que no dia 21/07 você estará distante da sua terra natal, dificilmente participará do chat, deixe um aviso.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao irmão!
    Sou professora de EBD (secular também) e observo que muitos professores nas nossas Escolas Bíblicas permitem que sua aula seja monótona, repetitiva e sem ordem didática. Conheci o site hoje, e com certeza indicarei a outros irmãos.

    ResponderExcluir
  7. Fique à vontade irmã Joseane!
    Estou pronto para servir!

    ResponderExcluir
  8. Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.
    É bom encontrarmos textos que fortalece a nossa fé e nos edifica. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que desenvolve aqui é muito edificante. Os dias que vivemos são de tribulação, lutas e resfriamento na fé, e de muitas heresias onde muitos se estão alimentando, de alimento não sólido e contaminado, por isso adoecem espiritualmente, e poucos se importam com isso. Sejam os meus amigos irmãos os vasos de livramento, para mostrar o grande amor de Jesus. Trazendo mensagens edificantes aos nossos corações. Fico feliz quando encontro alguém que escreve com amor e dedicação. Aprendemos uns com os outros crescemos na graça no amor e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo. Vou ficar muito feliz com sua visita e comentários. Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!