sábado, 5 de novembro de 2011

Dia Internacional da Escola Dominical - 228 anos

Um Pequeno Retrospecto


A  Escola Dominical tem muita história pra contar, são mais de dois séculos e muitos desafios encontrados, na realidade, quando falamos em Escola Bíblica Dominical nos remetemos ao ensino da Palavra, não obstante, na semana em que estaremos falando sobre o avivamento do povo judeu no período do domínio persa, quando Neemias se tornou governador de Judá que, veio por intermédio da Palavra, mais profundamente, o conhecimento da lei dada a Moisés, teremos como falar do dia 03 de Novembro de 1783 considerado o dia natalício da Escola Dominical, quando Robert Raikes publica em seu jornal um artigo falando da transformação que a Escola Dominical produziu em duas crianças.
O interessante é que o trabalho de Raikes teve uma repercussão nacional o deixando um ano depois como o homem mais conhecido da Inglaterra e um jornalista de grande influência espiritual.

Se formos pesquisar mais afundo concluiremos que não foi Raikes que criou a Escola Dominical, como também não foi Lutero o precursor da Reforma Protestante, mas como Lutero, Raikes deu popularidade e organização a esse trabalho, sistematizando e organizando de forma bem mais eficaz e produtiva. O ensino organizado da Palavra, apesar de pouco valorizado é muito importante para a Igreja do Senhor, como nos dias de Neemias que, junto a Esdras separou mestres para o ajudarem, as nossas Escolas Bíblicas deveriam fazer o mesmo, chamando pessoas compromissadas com a libertação espiritual, intelectual, social e psicológica do povo que perece por falta de conhecimento.



Curiosidades


Você sabe por que a Escola Dominical geralmente começa às 9 horas da manhã?
Simplesmente porque nos Estados Unidos, os cultos matinais ou Escolas Dominicais começavam às 9 horas da manhã, pois a maioria das igrejas se localizavam em regiões rurais e os homens tinham de acordar muito cedo para ordenhar as vacas, organizar o café da manhã, enquanto as mulheres separavam e cozinhavam o almoço,  quando chegavam do culto matinal do domingo já almoçavam.
Aqui no Brasil a ideia foi copiada só no horário, mas o significado daqui é outro, pois as pessoas aproveitam o domingo para dormirem um pouco mais (risos).

Você sabia?
O que chamamos de Escola Dominical é chamado de Escola Sabatina pelos adventistas, já que eles seguem o ensino que era dado pelos judeus nas sinagogas aos sábados.
Naquela época o ensino estava mais voltado ao livros da torah ou pentateuco como conhecemos, o interessante é que os judeus dividiam sistematicamente o livro de Levítico (Vayikrá - E chamou) em dez partes chamadas de (parashat - porções) para leitura nestes encontros.

Escola Dominical que deu origem a uma denominação
 Robert e Sarah Kalley em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram aquela que é considerada a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Evangélica Fluminense, marco da Igrejas Evangélicas Congregacionais no Brasil.

Escola Dominical em casa?
Nos tempos de Moisés o ensino da Palavra de Deus era feito em casa, os pais passavam oralmente o ensino de geração em geração (Dt. 6.7)

Escola em praça publica?
No capítulo 8 de Neemias os sacerdotes juntamente com Esdras ensinaram a Palavra de Deus em praça publica, enquanto Esdras recitava pausadamente a lei os mestres explicavam aos grupos de pessoas ali, como ouvintes.


Quer conhecer mais da História da EBD? Clique nos links abaixo!

Histórico da Escola Dominical
Escola Dominical

4 comentários:

  1. amo está na EBD, é o meu compromisso de todo domingo de manhã.

    ResponderExcluir
  2. Amém Ana Maria!
    Que você sempre pense assim!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Erick. O Dia Mundial da EBD em Amarante foi comemorado com uma exposição - EBD no Tunel do Tempo, onde foi exposto o Ensino da Palavra de Deus desde o Antigo Testamento aos Dias de Hoje. Foi uma benção! Amanhã estarei postando as fotos no nosso blog: http://www.amarebd.blogspot.com . Sim, e obrigado por indicar o nosso blog. Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  4. Amém Fred, está fazendo um belíssimo trabalho, que o Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!