terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lição 4 Como enfrentar a Oposição à Obra de Deus, Escola Dominical, CPAD, 23 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Objetivos: O aluno após a aula deverá identificar que houve uma grande oposição ao seu trabalho, compreendendo a importância da união do povo de Deus diante da oposição, sabendo que a importância da oração e vigilância são imprescindíveis.

1º Momento: Pergunte aos alunos: O que é oposição? Espere as respostas e diga que oposição é quando alguém se dispõe a contrariar ou se por contra algo ou alguma causa, um dos exemplos que podemos ter é o próprio Diabo que se opõe a obra de Deus. Logo depois diga que a oposição de Sambalat era uma oposição externa que se utilizou do escárnio, a ameaça e nutriu o desânimo do povo, leia o artigo Como enfrentar a Oposição à Obra de Deus < Clique aqui >.
Comente sobre os pontos 1, 2 e 3 do tópico I e pergunte: Alguém aqui conhece pessoas como Sambalat como elas procedem? espere as respostas e depois continue dizendo "Pessoas como Sambalat se alegram em diminuir os outros, por exemplo, quando uma pessoa é chamada para assumir uma função na casa do Senhor alguém chega e diz "O pastor só pôs você porque ninguém queria essa função". E nós não devemos cair nesse discurso pessimista que tem como objetivo nos desanimar e não dá o nosso melhor, são palavras zombeteiras, mas para isso temos uma resposta, a oração. Muitas vezes essas palavras desanimadoras estão recheados de falsas acusações. Como Neemias devemos reagir a isso, mas com oração ao Senhor.

2º Momento: Faça a dinâmica Obstáculos na estrada < Clique Aqui >.

3º Momento: Fale sobre o tópico II, mas antes comente que as críticas de Sambalat eram recheadas de receios, pois se Jerusalém se fortalecesse, Samaria por outro enfraqueceria, pois uma Jerusalém edificada e forte era sinônimo de concentração do comércio por causa de sua localização estratégica com estradas que perpassavam as terras circunvizinhas desde o Egito à Filístia.
Faça o comentário que achar pertinente sobre o tópico II, explique paulatinamente os pontos 1, 2 e 3.

4º Momento: Entre no terceiro tópico perguntando: "Quando os opositores viram que as críticas não surtiram efeito o que vocês acham que eles fizeram?" espere as respostas e depois comente que eles organizaram uma tática para retardar a reconstrução da cidade, começaram a ameaçar violentamente contra o povo de Judá e sitiaram Jerusalém, cada um ficou em um ponto cardeal esperando o momento do ataque, mas sobre isso só iremos falar na próxima semana.
Comente que a única coisa que pode adiantar é que o povo ficou em constante oração e vigilância...

5º Momento: Faça três perguntas para revisar a aula:
1 - Quem foi o líder da oposição a Neemias e por quê?
2 - Como são as pessoas de hoje em dia que são semelhantes a Sambalat?
3 - O que fazer emmeio a oposição?

10 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR! A AULA DESTA SEMANA ESTÁ UMA BENÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém, espero estar os ajudando irmã Fernanda!

    ResponderExcluir
  3. Com toda cetrteza amado, tem sido de grande benção as suas orientações! Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

    1 corintios 15,58

    ResponderExcluir
  4. Amém irmã, estou aqui para servi-los!

    ResponderExcluir
  5. preciso de mais dinamicas de pequenos grupos de mulheres.

    ResponderExcluir
  6. querido(a) diga-me que tipo de dinâmicas que assunto gostaria!!!

    ResponderExcluir
  7. professor! gostaria de colocar um pouco mais de interatividade nas minhas aulas da escola desse trimestre,como poderia ser?.

    ResponderExcluir
  8. Querido, que tipo de interatividade?
    Explicite melhor?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelas informaçoes que só vêm subsidiar ainda mais as nossas aulas. Vale a pena servir a Deus através da Escola Dominical. Sou um amante da EBD, graças a Deus.

    ResponderExcluir
  10. Amém irmão Félix, espero que possa ajudá-lo enquanto o Senhor nosso Deus Permitir!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!