domingo, 28 de agosto de 2011

Lição 10 A Atuação Social da Igreja, Escola Dominical, CPAD, 04 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 10
A Atuação Social da Igreja


Texto Áureo: "Vinde, benditos de meu Pai[...] porque tive fome, e destes-me de comer, tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro e me hospedasse; estava nu e me vestiste; adoeci e me visitasses, fui preso e foste me ver" (Mt 25.34-36).

Objetivos: O aluno após esta aula deverá saber que a pobreza é uma realidade no mundo e que o povo de Deus deve combatê-la, devendo compreender que nós como igreja do Senhor devemos socorrer os necessitados, pois isto é recomendado pelo próprio Deus, tendo consciência que é de responsabilidade principalmente nossa a ação social.


1º Momento: Faça a dinâmica Auxílio ao Próximo II < Clique Aqui > (Importante é não dizer o nome da dinâmica aos alunos).
2º Momento: Assista aos vídeos abaixo. Se achar interessante baixe para passar para seus alunos:
A FORÇA DA UNIÃO

AJUDE AO PRÓXIMO POR AMOR E CARIDADE

Faça a Diferença

3º Momento: Confira o mapa da pobreza em seu estado Clicando Aqui!, se quiser leve esses dados para seus alunos, você pode escolher o índice de pobreza em seu estado e em cima disso trabalhar o tópico POBREZA: UMA REALIDADE SEMPRE PRESENTE, no mapa do IBGE você acha os mais variados índices sociais, desde taxa de fecundidade a mortalidade e analfabetismo, e esses são números que também fazem parte da nossa realidade e que precisamos ajudar a reverter.

4º Momento: Fale sobre o tópico da QUESTÕES SOCIAIS NO ANTIGO TESTAMENTO, mas tenha um olhar crítico já que os hebreus naquela época eram regidos pela lei mosaica.
Depois fale o seguinte: Gostaria que vocês debatessem sobre a seguinte afirmação Só é pobre quem está em pecado! Diga para eles que dará 3 minutos para procurarem algum versículo bíblico para refutar essa afirmação!

5º Momento: Pergunte, A igreja tem responsabilidade social para com os não crentes? Como deve ser esse trabalho? Peça para que eles mostrem no novo testamento passagens que respaldem o trabalho social da igreja!
Peça para um aluno fazer o resumo do que aprendeu na lição de hoje em 5 minutos!

GRAÇA E PAZ A TODOS E BOA AULA!!!

6 comentários:

  1. Professor Érick, estou ansioso em ver logo o restante da postagem, que maravilha este seu blog é uma benção, espero um dia poder ler um livro seu, queria saber se o senhor tem algum projeto de escrever algo sobre EBD!
    Um abraço e a Paz do Senhor!

    Carlos Andrade Brasilia/DF

    ResponderExcluir
  2. professor que vídeo lindo este último, pena que noossas igrejas erram tanto no trabalho social, sei que Jesus gosta muito desse tipo de trabalho, mas nós como igreja pecamos neste quesito!
    Que Deus continue te abençoando e usando para proclamação e ensino da Palavra de Deus.

    Fernanda Karla RJ

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bastante emocionado com o segundo vídeo, parece que as pessoas mais carentes também são as mais sensíveis. Sírva-nos de exemplo sejamos misericordiosos.

    Rosival Oliveira
    Glória-Sergipe

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor Erick. Belo subsidio, amado você faz falta no bate papo da UBE, vê se aparece irmão. Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo estarei voltando em breve a UBE, estou muito ocupado durante esta semana.
    Até aqui a assistência foi pouca!

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor!
    Não tem lição dos juvenis essa semana???
    Daniela - SP

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!