domingo, 13 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 8 - QUANDO A IGREJA DE CRISTO É PERSEGUIDA Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto, Orientação pedagógica Professor Érick Freire

Lição 8

20 de fevereiro de 2011
Quando a Igreja de Cristo é Perseguida
TEXTO ÁUREO
"Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa" (Mt 5.11).


VERDADE PRÁTICA
Apesar das perseguições contra a Igreja de Cristo, o evangelho torna-se, a cada dia, mais universal e influente. Nenhuma perseguição haverá de deter o avanço da Igreja


Introdução


Professor da EBD esta semana iremos tratar de um assunto muito delicado, no qual aflige a igreja desde seus primórdios, a perseguição contra a igreja já foi implacável tendo consequências de causa mortis, ou seja, a perseguição muitas vezes chegou ao limite da vida, hoje a nossa igreja passa a não ser perseguida com tanta violência, mas de forma silenciosa, por isso alerte a seus alunos para que percebam isso.
Dica pedagógica

Quando tratamos de assuntos tão práticos e que influenciam diretamente na vida de nossos alunos devemos ter a sensibilidade dialógica, isto é, precisamos conhecer o que eles entendem sobre o assunto primeiro para que tenhamos maior êxito em nossas colocações, procure saber da visão do aluno no que se refere a perseguição, pois o que é perseguição para você nem sempre é para o seu aluno, por exemplo, para muitos cristãos que estão na igreja há mais de 20 anos hoje não temos mais perseguição contra a igreja, pois se você o indagá-lo: "Você acha que a igreja é perseguida hoje?", provavelmente alguém irá responder "NÃO, no meu tempo atiravam pedras nas igrejas, caçoavam os irmãos, humilhavam quem era crente, muitas vezes não conseguiam trabalho porque não queriam crentes, hoje está muito fácil". Por isso, indico ao professor que antes faça um pequeno diálogo com alguns de seus alunos para que domingo você esteja preparado.
Atrelado a dica anterior, digo a você professor, se alguém se posicionar como afirmei acima, busque uma forma de mostrar a seus alunos para entenderem que a perseguição não é só física e sim psicológica, legal (sentido de legalidade-leis) jurídica, cultural e ideológica.
Essa dica consiste no capítulo três do livro de Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido).

Antes da aula faça um quadro aplicativo com os seguintes textos:
Tipos de perseguição                                                           Consequências da perseguição
Física                                                                                               As consequências você irá
Psicológica                                                                                       construir com os alunos
Cultural
Jurídica
Legal (leis)
Ideológica

Aplique o quadro acima e depois inicie o primeiro capítulo

I. OS EFEITOS DA MORTE DE ESTÊVÃO
Pergunte: Por que a morte de Estêvão foi uma perseguição física?
Quais as consequências positivas dessa perseguição?
Depois comente que a perseguição e morte de Estêvão levou muitos a conversão, o que parecia impedir o povo de Deus, ao contrário, encorajava.


Agora faça a dinâmica: Um por todos, todos por um
Objetivo: Conscientizar que a união vence as barreiras e a perseguição.
Material: Quantidade de palitos de churrasco igual ao dobro do número de alunos (recomendo ao professor que leve sobrando para não ocorrer erros, se geralmente sua sala tem em média 15 alunos leve 40 palitos) e barbante.
Introdução: Unidade na igreja.
Caminhar com amor é a nossa lição de hoje, pois ele produz a união e a força para vencermos barreiras.
Para quem ainda não sabe ou não se conscientizou, é importante dizer que aqui estamos, na Terra, para aproveitarmos a aprendizagem que ela nos oferece.
Essa lição é abrangente a todos, não importando a posição social que escolheu ou que lhe foi imposta visando seu crescimento.
Todos nós aqui viemos para crescer e desenvolver o amor e a união principalmente aqueles que são servos cristãos.
Por isso, irmãos, devemos aceitar as condições em que Deus permitiu estarmos, mesmo em meio a perseguição, pois ele é um Pai querido e amoroso. Devemos aceitar com resignação, coragem e humildade tudo aquilo que a vida tem para nos acrescentar.
O amor está acima de qualquer riqueza material que podemos almejar, e esse é o verdadeiro tesouro que nos acalentará na verdadeira vida, a vida eterna.
Portanto, amigos, se conseguirmos atuar dentro da nossa condição e de maneira correta, dividindo o que temos de melhor dentro de nós com o próximo, dividindo o nosso "necessário" com o outro, pensando que sempre nos sobrará o suficiente para prosseguirmos e conseguirmos continuar ajudando a quem por acaso precisar, mesmo diante das perseguições, estaremos trilhando o caminho certo.
Aproveitemos esse momento de reflexão para avaliar a nossa postura perante o que nos foi ensinado no decorrer desse período que já vivemos e analisemos, imparcialmente, como estamos agindo. Aí então, peçamos a Deus que continue nos encorajando para conseguirmos cumprir a nossa missão.

Como fazer: Acomode os alunos em círculo e entregue a um deles um palito de churrasco e peça que ele venha ao centro e tente quebrar, logo depois entregue a todos os alunos 2 palitos para cada um e peça que escolham uma pessoa para recolher e junte todos os palitos logo depois os envolva por completo com o barbante, após envolvê-los com o barbante peça que um dos alunos tente quebrá-los de uma só vez, o mesmo provavelmente não conseguirá. Então desamarre os palitos e entregue um dos que não quebraram a cada aluno e peça que coloquem seus nomes.
Questões a discutir: Por que foi fácil quebrar a vara que estava sozinha?
O que aconteceu ao tentarem quebrar os palitos que estavam juntos e entrelaçados?
Refletindo: A união da igreja resisti as perseguições, tenhamos amor, harmonia, comunhão, fidelidade e companheirismo um para com o outro, pois só assim venceremos as perseguições contra a igreja.


II. QUANDO A IGREJA É PERSEGUIDA


Fale sobre os três tipos de perseguição da lição e depois indague: Existe outros tipos de perseguição a igreja? Cite exemplos:
Então comente sobre a perseguição ideológica e legal(leis), através de projetos de lei que tentam derrubar a doutrina bíblica e colocar nas igrejas o que qualquer acha que é verdade (homossexualismo, união homossexual, obrigar a igreja pagar impostos, tentar interferir nas decisões eclesiásticas e culturais). Fale sobre a crítica psicológica onde colocam pseudônimos(apelidos) e estereótipos nos evangélicos, como por exemplo, olhe aí o irmão (tom de deboche), novelas que colocam personagens evangélicos como pessoas alienadas e ignorantes com vestes ridicularizadas (fale sobre o seriado Ó pai i ó) que tinha uma evangélica que fazia confusão com todo mundo, se vestia mal e se dizia santa, rotulando as mulheres de oração e os crentes como seres inferiores.


III. COMO ENFRENTAR A PERSEGUIÇÃO
 Comente sobre os três pontos e pergunte: Por que evangelizar, fazer missões, fazer apologia a nossa fé e conservar a identidade do povo de Deus ajuda-nos a enfrentar as perseguições?


Conclua dizendo que o inimigo da igreja tentou a destruir no seu início, mas não conseguiu porque a Bíblia diz que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela", por isso a igreja segue firme na fé, mas não esqueçamos que o Diabo hoje tenta entrar na igreja com o pecado para destruí-la dentro dela, não podemos deixar isso acontecer.


Abaixo leia alguns arquivos antes de falar algo irreal para seus alunos:
Leis contra evangélicos Clique Aqui
Contraponto ao artigo anterior Clique Aqui e tire suas conclusões
Veja também esses vídeos como subsídio
Vídeo 1

Vídeo 2


Vídeo 3



Vídeo 4







Obs. Não estou afirmando que quem escreveu os artigos acima estão corretos, mas que leia e pesquise mais antes de dizer o que é uma verdadeira perseguição.


Comentem e deixe sua opinião para melhorarmos a qualidade do Blog.

3 comentários:

  1. Aguardo vossos comentários!
    QUE DEUS VOS ABENÇOE E BOA AULA!!!

    ResponderExcluir
  2. As vezes somos perseguidos de forma passiva, nem percebemos que estamos, pois a perseguição muitas vezes esta escondida sobre a forma de liberdade constuticional. Parabens Erick pelo post

    ResponderExcluir
  3. AMEI AS DICAS ÉRICK.
    QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!