terça-feira, 5 de abril de 2011

SÍMBOLOS USADOS PARA CARACTERIZAR O ESPÍRITO SANTO - Subsídio para lição 2 - Nomes e símbolos do Espírito Santo - Movimento Pentecostal, doutrinas da nossa fé.

VENTO
As qualidades do vento, que traduzem a ação do Espírito: o vento não se vê, apenas se sente a sua passagem, no movimento dos objetos ou na respiração, isto é, sentimos apenas os seus efeitos; conserva a vida, porque não podemos viver sem ar.
Conhecemos apenas os efeitos da sua passagem, umas vezes devastadora, como o ciclone, noutras leve como a brisa.
O vento forte é sinal da acção poderosa de Deus, o vento-brisa é sinal da paz que deve reinar na natureza e da sua presença no mundo.
Também o vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.
Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.
Em regiões mais altas, como no alto de montanhas por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.
O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).
 
ÓLEO
O óleo é utilizado em quatro sacramentos: unção baptismal, unção dos doentes e unção sacerdotal. A unção do óleo. Por outro lado, a Bíblia refere a unção de vários tipos de pessoas.
Óleo, símbolo da abundância e felicidade, pois, era fonte de muitas riquezas, bem como: alimento.
O óleo/azeite, muitas vezes imbuído de essências perfumadas penetrava na pele e dava ao organismo novo vigor e agilidade.
  1. Assim como o azeite possui propriedades regenerativas e curativas, o Espírito Santo tem o poder de regenerar. As virgens sábias da parábola “recebido a graça de Deus, e o poder do Espírito Santo, que regenera e alumia, tornando a Palavra divina uma lâmpada para os pés e luz para o caminho.
  2. O Espírito Santo tem a função de iluminar o mundo com Sua glória. Quando os crentes estiverem cheios do Espírito Santo serão como lâmpadas colocadas no velador para iluminar o mundo.
 
Leiam esse Artigo e tirem suas conclusões sobre a unção por óleo, existem várias curiosidades.
FOGO
Além de ser um elemento importante da vida humana, o fogo representa também uma força purificadora e destruidora implacável. O fogo tudo destroi, atingindo o coração das "coisas".Por isso, o fogo vai ligado à intimidade, ao mais profundo da pessoa.
Leia esse Artigo sobre o fogo e sua história.
ÁGUA
Água, símbolo da vida e da purificação. Apartir desta realidade diária, o povo de Deus falou dos modos de agir Deus no mundo.
Enquanto a água normal não apenas lava por fora e vivifica a vida física, como também sinal de purificação espiritual, pois Jesus é batizado com água, demonstrando assim a riqueza espiritual da água portanto Jesus dá á água um aspecto moral e de vida nova (quem se deixa levar pela água do baptismo terá uma vida nova).
  1. Como a água é essencial a toda forma de vida, não pode haver vida sem a água. Usando o mesmo princípio, também não há vida espiritual sem a presença do Espírito Santo.
  2. Derramar água em um terreno seco produz crescimento. No Nordeste do Brasil, é comum a existência de regiões secas. A vegetação simplesmente desaparece. O verde some e a vista é triste. Porém, quando vem a chuva, tudo floresce de repente. O verde aparece, a vida ressurge e a paisagem muda. O mesmo acontece com vidas ressequidas sem a presença do Espírito Santo. Porém, quando Ele vem ao coração daquele que O recebe, tudo muda.
 



POMBA
Podemos primeiramente falar deste símbolo como; um ser que voa, não apenas no nosso imaginário como no nosso real. A pomba significado da paz também é para nós o símbolo de esperança de vida nova e de uma nova criação. Com ela podemos ter a certeza que a Palavra de Deus será espalhada pelos quatro cantos do mundo, pois, tem capacidade de voar, planar, sobrevoar, durante muito tempo.
  1. No mundo antigo, a pomba era conhecida entre outras coisas como o pássaro dos deuses, especialmente a fêmea. No Antigo Testamento, a primeira vez em que essa ave é citada é no Dilúvio. Alguns comentaristas relacionam Cantares 2:12 como uma referência ao Espírito Santo. No Antigo Testamento não há indicação de que a pomba seja um pássaro divino. Era usada como sacrifício. Levítico 1:14. No Novo Testamento, a pomba aparece como símbolo do Espírito Santo, descendo sobre Jesus em Seu batismo. Mateus 3:16. Maria ofereceu essa ave como sacrifício, mostrando que fazia parte da classe pobre. Luc. 2:24. Theological Dictionary of the New Testament, pág.830.
  2. Características da pomba usadas para representar o Espírito Santo:
1 – Simboliza a simplicidade – pode ser traduzido como não misturado, puro, sem mistura com o mal. Mat. 10:16.
2- Universalmente, a pomba é freqüentemente representada como a paz.
3- Outros aspectos que a pomba pode representar apropriadamente são gentileza e amor.
4- A pomba vive em monogamia estrita e nunca abandona seu companheiro. Esta característica de constância identifica o constante amor do Espírito Santo por nós.



SELO
O selo é uma marca duradoira e está relacionado com a ideia de pertença por parte daquele que o recebe e de posse por parte daquele que o coloca.
No batismo, simbolicamente somos marcados com o selo da Cruz os batizados. Com isso, não seremos cristãos sem o selo do Espírito de Jesus.
A palavra selo ou penhor vem do grego Arrabon e significa depósito antecipado ou garantia. Esse depósito antecipado torna-se uma garantia de que o comprador virá buscar o objeto comprado. Como símbolo da obra do Espírito Santo, este penhor significa o seguinte:
a) Assim como alguém paga um depósito antecipado pelo bem que virá buscar, Deus nos deu o Espírito Santo como garantia de que um dia virá para nos buscar. II Cor. 1:22 e Efés. 1:14.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!