sábado, 16 de julho de 2011

Lição 4 É possível amar o inimigo? Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 4
É Possível Amar o Inimigo?


1º Momento: Siga as orientações iniciais da página 26 e leia o Artigo É Possível Amar o inimigo? < Clique Aqui >.

Lição 4 A Solidariedade Cristã - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 4
A Solidariedade Cristã


1º Momento: Comece a aula com o quebra-gelo da página 26, logo depois faça a dinâmica Projeto Solidário < Clique Aqui >.

2º Momento: Pergunte: Como Jesus foi solidário com todos nós? Qual foi o seu maior ato de solidariedade? Por que Ele fez isso por nós? Espere as respostas dos alunos após cada indagação e fale que Ele deu a sua vida por nós, e o melhor é que Ele se fez homem para nos dar esse privilégio de sermos salvos.

3º Momento: Inicie o tópico falando sobre os crentes da igreja primitiva que eram solidários e que tinham tudo em comum, desde o partir do pão às orações, conte para eles que naquela época a discriminação aos discípulos de Jesus, ou seja, não só os doze mais todos aqueles que serviam ao Senhor sofriam com muitas perseguições, ao ponto de serem chamados de "pervertidos" e "imorais", porque se reuniam em cavernas, mas mesmo com isso eles não deixavam de servir ao Senhor, ao ponto de serem surrados e não reagirem, e quando esses mesmas pessoas os procuravam para orarem por seus entes queridos para serem curados ou ressuscitados eles faziam com prazer e alegria, além de recolherem todos os deficientes físicos que eram abandonados, ainda bebês, nas ruas, pois seus pais não queriam criá-los, e isso fez se expandir o evangelho de nosso Senhor.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dinâmica: Provação educadora

Objetivos: Reconhecer que a vida do Novo convertido ou novo discípulo de Jesus tem seus momentos de dificuldades, mas a paciência e a confiança em Deus ajudam a trilharmos soluções para tais dificuldades, ou fazer dela momentos de aprendizagem.

Tempo Estimado: 15 minutos

Material: Folha de papel ofício, lápis de cor e lápis.

Procedimento: O professor pede aos alunos que dividam a folha em quatro quadros e façam em cada quadro, primeiro um desenho de um ambiente muito seco (um deserto), faça no segundo quadro um desenho como um mangue ou areia movediça, no terceiro um lugar pantanoso cheio de insetos e no quarto um campo com pasto verdejante.