sábado, 5 de novembro de 2011

Dia Internacional da Escola Dominical - 228 anos

Um Pequeno Retrospecto


A  Escola Dominical tem muita história pra contar, são mais de dois séculos e muitos desafios encontrados, na realidade, quando falamos em Escola Bíblica Dominical nos remetemos ao ensino da Palavra, não obstante, na semana em que estaremos falando sobre o avivamento do povo judeu no período do domínio persa, quando Neemias se tornou governador de Judá que, veio por intermédio da Palavra, mais profundamente, o conhecimento da lei dada a Moisés, teremos como falar do dia 03 de Novembro de 1783 considerado o dia natalício da Escola Dominical, quando Robert Raikes publica em seu jornal um artigo falando da transformação que a Escola Dominical produziu em duas crianças.
O interessante é que o trabalho de Raikes teve uma repercussão nacional o deixando um ano depois como o homem mais conhecido da Inglaterra e um jornalista de grande influência espiritual.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Lição 6 - Neemias Lidera um Genuíno Avivamento, Escola Dominical 06 de novembro de 2011, Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 6 - Neemias Lidera um Genuíno Avivamento

Objetivos: O aluno após a aula deverá saber que o avivamento se dá pelo Estudo e prática da Palavra de Deus, pois só a Bíblia é inerrante e infalível e o entendimento dela nos faz ter consciência de seu rico conteúdo!

1º Momento: Comprimente aos alunos e diga que está muito feliz em falar sobre essa lição, já que trata do genuíno estudo da Palavra de Deus, pergunte: Por que o povo pediu a Esdras que trouxesse o livro da lei? O que eles achavam que estava faltando? Espere as respostas e diga que o povo se reuniu na praça porque necessitava de ouvir a Palavra de Deus, a lei tinha sido esquecida e após a reconstrução física, eles precisavam agora da reconstrução espiritual, que nada mais é que avivamento, leia o artigo Neemias lidera um Geuíno Avivamento < Clique Aqui > para poder comentar mais sobre o assunto.
Fale também sobre a atenção do povo durante as quase 6 horas de leitura e comente sobre os cultos de doutrina, questione aos alunos: O que é doutrina? Espere as respostas e diga que doutrina significa ensino.

Lição 6 - Neemais Lidera um Genuíno Avivamento, Slides: Professor Érick Freire

Confiram os Slides da semana e acompanhem o Plano de Aula:


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dinâmica: PALAVRA QUE TRANSFORMA

OBJETIVO: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.
MATERIAL: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.

DESENVOLVIMENTO:
Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. Então refletimos:
- Como a Palavra de Deus age na minha vida?
- Eu estou agindo como o isopor que não absorve nada e também não afunda ou aprofunda?
- Ou estou agindo como o giz que guarda a água para si sem partilhar com ninguém?
- Ou ainda agimos como o vidrinho que tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo?
- Ou agimos como a esponja absorvendo bem a água e mesmo espremendo continuamos com água?

Neemias lidera um genuíno avivamento - Subsídio para EBD - Professor Érick Freire


Quando se fala em avivamento geral e genericamente remetemo-nos ao batismo com Espírito Santo, o movimento da rua Azuza e isso incorre em um grande erro, batismo com Espírito Santo não está ligado totalmente a avivamento, pois ser avivado é restaurar a vida, dar novo direcionamento a vida ou mesmo mudar de rota. A reforma protestante foi um avivamento superior ao avivamento da rua Azuza, como também, o avivamento de Israel liderado por Neemias, Esdras e pela vontade do povo foi ainda maior, porque não saiu de uma faísca, mas do coração do povo em querer escutar e compreender a lei dada por Deus a Moisés, pois a ignorância e cegueira espiritual do povo naquela época era igual ou pelo menos comparada a cegueira de hoje, mas por que comparada a de hoje? Simplesmente porque o povo não quer conhecer verdadeiramente a Palavra e sim querem interpretar a Palavra a seu bel prazer, isso quando ela é lida, um pensamento interessante de Halley que ele aplicou aos dias dele, na década entre 1930 e 1940 era o seguinte “Quase não há pregação bíblica na igreja – há muita alegorização e metaforização. As pessoas frequentavam os cultos a vida inteira e não sabem nada a respeito da Bíblia, até mesmo nas igrejas fundamentalistas. A pregação deve ser claro e simples ensino bíblico”. (HALLEY, 2002, p. 882) Será que isso é diferente de hoje? Com certeza não! O povo está mais preocupado com entretenimento, piadas no púlpito, rajadas de glória, foguetões, fogo de palha, “palha assada”, isso é que querem! Uma geração mimada e intransigente! Não devem ser comparados com o povo de Judá, pois eles mesmos, motivados pela liderança espiritual de Esdras (diferente de muitos sacerdotes de hoje em dia – entendam como sacerdotes de hoje os líderes e pastores descompromissados) e pela força motivacional de Neemias, lembrem-se, Neemias foi batizado por uma angústia profunda quando no início da história de seu livro-diário que estamos estudando o mesmo, sentou-se e chorou copiosamente, jejuou e orou a Deus, quando Neemias começou a construção só ele tinha dentro de si qual era a obra que Deus queria realizar, o povo ainda não entendia, até que, construindo os muros em 52 dias o povo viu que Deus estava do lado de Neemias, reconheceram a liderança e pediram o mais importante agora, “Esdras traga-nos o livro da lei! Leia e nos ensine!”

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reforma ou Revolução? O contexto da Reforma protestante!!!


Igreja Castelo de Wittenberg
Exatamente a 494 anos atrás, aos 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero produz o marco físico da reforma e fixa na porta de Wittenberg, um edital impresso com 95 teses que iam de encontro aos mandos e desmandos dos eclesiásticos da época, as principais críticas giram em torno da venda de indulgências, ou seja,o pagamento em dinheiro para perdão de pecados.
Mas, existe um grande erro quando atribuímos o nome reforma protestante a essa data, já que, este nome só foi inserido a este movimento à partir de 1529, quando os príncipes luteranos protestaram contra a lei editada que proibia a expansão das idéias luteranas nos estados católicos, enquanto que, nos estados ditos como luteranos haveria a livre divulgação do pensamento e ideologia católica, ou seja, uma tendência descabida, discriminatória e imoral, segundo os príncipes “luteranos”.