sábado, 10 de setembro de 2011

Lição 11 Valores em conflito - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire


Adolescentes
Lição 11 Plano de Aula
Valores em conflito


Objetivos: Ao concluir a lição o aluno adolescente deverá ser capaz de:
·         Definir o termo realativismo
·         Explicar o sentido de “valores morais absolutos e dogmáticos”.
·         Distinguir os valores cristãos dos mundanos

1º Momento: Faça o quebra-gelo da página 77, pois apesar de ser uma atividade monótona você pode modificá-la, sugiro que ao invés de apresentar em uma tabela como sugere a lição, você pegue todas essas palavras digitadas ou escritas em papel e entregue de forma aleatória aos alunos, aí ponha no quadro: do lado esquerdo o nome Cristianismo, do lado direito do quadro o nome Relativismo, depois peça aos alunos para dizerem um por um com que palavra ficou e escolha um deles para colar a palavra no lado correto, eles ficarão com dúvida em algumas palavras, mas cabe a você orientá-los a pregarem do lado correto, não esqueça de levar uma fita adesiva para essa atividade.

Lição 11 A árvore e seus Frutos - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire


Juvenis
Lição 11 Plano de Aula
A árvore e Seus Frutos

Objetivos: Após a aula o aluno deverá reconhecer as características dos falsos profetas e falsos mestres, destacando a importância de conhecer a Palavra de Deus para não ser enganado por eles, reconhecendo a natureza das verdadeiras ovelhas de Cristo.

1º Momento: Faça a dinâmica Fruto do Espírito.

2º Momento: Siga a orientação didática da página 77 e desenvolva toda a atividade, não se preocupe com o tempo, pois essa atividade trará uma aprendizagem ativa, ou seja, os alunos terão uma aprendizagem prática do assunto abordado. 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RECONSTRUÇÃO ESPIRITUAL NA IGREJA, UMA CARTA AO POVO DE DEUS I





No princípio da formação do Reino de Deus aqui na Terra a luz dos mandamentos foi a base de toda a doutrina da Oliveira verdadeira (Israel), tanto os céus e o mar presenciaram a relação de Deus com seu povo, a terra sofreu também junto com eles, pois quando pecavam Deus a abria e ela engolia os pecadores, o Sol que queimava durante o dia era complementado pelo frio da lua da noite gélida do deserto. Do mar o povo retirava o couro de golfinhos para encobrir o tabernáculo e da terra pêlo e couro do gado para produzir as outras camadas da cobertura.
Pelo nome das tribos todo o povo foi distribuído no deserto, sendo quatro grupos de três tribos, onde cada grupo ficava em um determinado ponto cardeal, seja norte, sul, leste e/ou oeste. Nesse período Deus chamou Moisés à tenda sagrada para o início da organização do sistema legislativo daquele povo nômade e “sem destino”, para ensinar como queimar e oferecer sacrifícios, como se santificar, como agir com os impuros, o que comer, o que beber, a quem se dirigir para resolver problemas de dificuldade extrema, como proceder em uma oferta dada ao Senhor em agradecimento, como proceder em caso de traição, adultério e fornicação, as penas que cada pecado deveria ter, o tratamento de pessoas com lepra, o resultado e consequências do pecado, como também toda relação de intimidade e santidade que o povo deveria ter.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lição 11 A Influência Cultural da Igreja, Escola Dominical, CPAD, 11 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 11 - A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA

Objetivos: O aluno após esta aula deverá entender que a queda do homem mudou e transtornou sua cultura original e que durante o transcorrer da história bíblica houveram vários exemplos bíblicos de relacionamento cultural, devendo compreender que nós, igreja do Senhor, devemos influenciar o mundo.

Comentário introdutório: Queridos, não costumo fazer nenhum tipo de comentário anteriormente a lição, mas essa tema me deu brecha para tal, pois hoje vemos um povo como ovelhas sem pastor, parecem que estão alheios ao puro evangelho de Cristo, voltando a colocar fardos farisaicos nas pessoas, estão se auto-condenando, pois esquecem-se do puro e genuíno evangelho.
         Antes de começar uma lição como essa devemos entender o que é realmente cultura, quando se fala em cultura falasse num conjunto de fatores que formam alguém, ninguém é alheio ao seu ambiente, tanto influencia, como também é influenciado por ele, e no bojo deste ambiente estão na qualidade de cultura como essa ou aquela pessoa mora, como se organiza sua vida em família, sua alimentação, vestuário, cosméticos, relação pais e filhos, como se organiza sua família, profissões, sua visão sobre sexo, casamento, educação, meios econômicos e de sobrevivência, religião, festas, música, jurisdição, esportes, lazer e etc. Isso tudo influencia diretamente no que chamamos de aprendizado integral do ser.

Dinâmica: Três Misturados - Dynamic three mixed


Tempo estimado: 10 minutos.



Material: Três copos com água, um monte de areia, um pouco de óleo de cozinha e um pouco de vinho ou refresco vermelho.


Descrição: colocar no chão ou sobre uma mesa três copos com água. No primeiro pedir para alguém misturar algumas gotas de óleo.

No segundo copo alguém colocará um pouco de areia.

No terceiro copo colocará um pouco de tinta vermelha.

O professor deve pedir aos participantes dizerem o que observaram.