sexta-feira, 11 de março de 2011

LIÇÃO 12- As Viagens Missionárias de Paulo - Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire


Introdução
Hoje falaremos e aprenderemos sobre as viagens missionárias de Paulo, mas antes de começarmos o assunto peço aos professores que atentem para a seguinte questão: Em sua missão qual era a estratégia de Paulo? Será que você sabe como ele fazia para evangelizar as terras distantes? Ele fazia o trabalho de qualquer jeito? Até que ponto ele aceitava as consequências?
Indico aos amados irmãos um livro que servirá para muitas outras aulas, mas para essa aula serão usadas as páginas 259-280. Se quiser adquirir o livro clique no LINK, pois achei o melhor preço dele na internet - CLIQUE AQUI > Panorama do Novo Testamento. 
Dica pedagógica
Professor é bom sempre interagir com os alunos durante a aula, muitas vezes pensamos que quando os nossos alunos conversam por causa de um determinado tema que é bastante polêmico estamos perdendo a "moral" o "respeito", pelo contrário faça com que as idéias que fluem durante alguns questionamentos produzam novos conhecimentos e isso é a principal função do professor, ou seja, mediar o conhecimento do aluno, facilanto o aprendizado e a novas descobertas, mas você pode pensar: Esse irmão tá enlouquecendo, adulto fazendo novas descobertas, é irmão faz sim, nunca sabemos de tudo! Assista o vídeo "VOCÊ APRENDE" de William Shakespare: 

Dinâmica: Contando minha história!!!

Dinâmica: Contando minha história!!!
Material: Não será necessário.
Introdução: (Professor fala) Como Paulo boa parte de nós que estamos aqui também teve uma experiência com Deus de conversão, alguns de forma mais dura como a história de Saulo (pela dor foram chamados), outros por sentir um chamado, outros nem sabiam o que estavam fazendo, mas hoje estamos aqui e gostamos muitas vezes de contar a nossa história de conversão.
Procedimento: Divida a sala em grupos de três(se a sala for até 12 alunos, sendo maior que isso faça grupos maiores para que não passem de quatro grupos), alunos e peça que eles contem entre si de forma resumida a experiência de conversão (Dê 5 minutos), logo depois dê (1 minuto) para eles escolherem o melhor testemunho do grupo, posteriormente chame os escolhidos a frente para resumirem suas histórias em 3 minutos (no máximo) cada.
Conclua perguntando: Vocês se surpreenderam com o testemunho de alguns dos irmãos? Provavelmente nem conhecíamos os testemunhos dos irmãos, eu por exemplo não sabia que irmão...(fale sobre o testemunho de alguém que você ouviu e não conhecia), e conclua: "É muito interessante partilharmos os nossos testemunhos, pois elevam a nossa fé e nos deixa cada vez mais unidos. Não esqueçamos de contar nossas histórias para a edificação do próximo, seja cristão ou não.
Plenária: Como deve ser o nosso relacionamento com Jesus após nossa conversão?

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dinâmica Roda de debate:

Dinâmica Roda de debate:
Objetivo: Analisar a questão levantada no concílio de Jerusalém.
Material: Um cartaz com a inscrição Circuncisão.
Procedimento: Peça que os alunos façam uma roda e escolha dois deles para debaterem sobre o assunto em questão, dê três minutos para cada um deles fazer sua defesa, o primeiro defenderá que os novos cristãos  devem ser circuncidados, o segundo defenderá que os gentios não precisam se tornar judeus para serem salvos. Entre os alunos restantes escolha mais um ou dois para serem assessores de cada um dos debatedores (isto é, eles irão junto com o escolhido decidir o que ele falará, mas só terão 5 minutos para isso), depois do debate peçam aos outros alunos que decidam qual a melhor opção e entrem em consenso.
Reflexão: Na maioria das vezes um debate ou reunião não é para brigas e sim para discutir idéias e encontrar a melhor solução.
Tempo: 11 à 15 minutos.

Dinâmica Superando medos

Dinâmica Superando medos
Objetivo: Discutir sobre pontos que dão medo quando falasse em evangelização
Material: Bolas coloridas, alfinetes de cabeça, papel para escrever, lápis e um som com música calma.
Início: Cada aluno deve escrever os medos que o impedem de evangelizar. Então o professor entrega um balão a cada um para colocarem os papéis dentro e após enchem cada balão com os papéis dentro. Depois o professor pede para que cada um se levante e vá para uma determinada área que possua espaço. Logo depois, os alunos devem tentar dominar o balão em sua mão sem segurá-lo, ou seja, passando da mão esquerda para a direita com pequenos toques como no exemplo do vídeo abaixo, sem deixá-los cair no chão quando o balão fugir do domínio e cair, automaticamente o participante sai, logo depois que o último balão cair cada um pega um balão aleatoriamente e estoura.


Discussão: Ao pegar o papel de dentro do balão o aluno fala o tipo de medo que dificulta a evangelização e todos tentam dar uma solução para esse medo.


Dinâmica: Um por todos, todos por um

Agora faça a dinâmica: Um por todos, todos por um
Objetivo: Conscientizar que a união vence as barreiras e a perseguição.
Material: Quantidade de palitos de churrasco igual ao dobro do número de alunos (recomendo ao professor que leve sobrando para não ocorrer erros, se geralmente sua sala tem em média 15 alunos leve 40 palitos) e barbante.
Introdução: Unidade na igreja.
Caminhar com amor é a nossa lição de hoje, pois ele produz a união e a força para vencermos barreiras.
Para quem ainda não sabe ou não se conscientizou, é importante dizer que aqui estamos, na Terra, para aproveitarmos a aprendizagem que ela nos oferece.
Essa lição é abrangente a todos, não importando a posição social que escolheu ou que lhe foi imposta visando seu crescimento.
Todos nós aqui viemos para crescer e desenvolver o amor e a união principalmente aqueles que são servos cristãos.
Por isso, irmãos, devemos aceitar as condições em que Deus permitiu estarmos, mesmo em meio a perseguição, pois ele é um Pai querido e amoroso. Devemos aceitar com resignação, coragem e humildade tudo aquilo que a vida tem para nos acrescentar.
O amor está acima de qualquer riqueza material que podemos almejar, e esse é o verdadeiro tesouro que nos acalentará na verdadeira vida, a vida eterna.
Portanto, amigos, se conseguirmos atuar dentro da nossa condição e de maneira correta, dividindo o que temos de melhor dentro de nós com o próximo, dividindo o nosso "necessário" com o outro, pensando que sempre nos sobrará o suficiente para prosseguirmos e conseguirmos continuar ajudando a quem por acaso precisar, mesmo diante das perseguições, estaremos trilhando o caminho certo.
Aproveitemos esse momento de reflexão para avaliar a nossa postura perante o que nos foi ensinado no decorrer desse período que já vivemos e analisemos, imparcialmente, como estamos agindo. Aí então, peçamos a Deus que continue nos encorajando para conseguirmos cumprir a nossa missão.

Como fazer: Acomode os alunos em círculo e entregue a um deles um palito de churrasco e peça que ele venha ao centro e tente quebrar, logo depois entregue a todos os alunos 2 palitos para cada um e peça que escolham uma pessoa para recolher e junte todos os palitos logo depois os envolva por completo com o barbante, após envolvê-los com o barbante peça que um dos alunos tente quebrá-los de uma só vez, o mesmo provavelmente não conseguirá. Então desamarre os palitos e entregue um dos que não quebraram a cada aluno e peça que coloquem seus nomes.
Questões a discutir: Por que foi fácil quebrar a vara que estava sozinha?
O que aconteceu ao tentarem quebrar os palitos que estavam juntos e entrelaçados?
Refletindo: A união da igreja resisti as perseguições, tenhamos amor, harmonia, comunhão, fidelidade e companheirismo um para com o outro, pois só assim venceremos as perseguições contra a igreja.

Dinâmica: Projeto solidário.

Agora teremos a dinâmica: Projeto solidário.

Objetivo: Estimular o poder de iniciativa e decisão para os problemas sociais de nosso ambiente.
Material: Envelopes contendo três situações para serem solucionadas.
Introdução: Fale sobre solidariedade e cooperação e leia a poesia a seguir
É fácil falar em fraternidade,
dizer que pratica a solidariedade,
esquecendo-se de que é disso
que depende o mundo,
para não cair mais fundo…
Desenvolver amor ao seu semelhante,
ajuda bastante,
mantendo sempre ativo
um espirito cooperativo…
Algo feito em cooperação,
sempre terá uma melhor solução…
Ajudando-se mutuamente,
problemas se resolverão facilmente…
Quando o ser humano,
finalmente aprender a ser humano,
e descobrir que os verdadeiros tesouros,
que tão insanamente procuram,
estão simplesmente em nosso interior,
e inteiramente a seu dispor,
poderão chegar à conclusão
que lhe aquietará o coração,
de que, aprendendo a cultivar a Solidariedade e a Fraternidade,
a humanidade viverá com humanidade,
e poderá conseguir uma certa felicidade…
Amor ao próximo… Fraternidade… Solidariedade…
Palavras especiais…
É preciso entende-las e praticá-las

Marcial Salaverry

Procedimentos: Dividir a turma em três grupos mistos e entregar a cada equipe um envelope contendo o fato que será narrado pelo líder escolhido para o grupo. Pedir a cada grupo que comece a discutir o fato, anotando observações e as possíveis soluções através de um planejamento para resolver o problema. O ideal é que se esclareça o motivo que levou o grupo a tomar aquela seterminada soluçao. Eis alguns problemas (O professor pode elaborar outros):

1º Grupo: Houve uma enchente na cidade. Como poderia se oraganizar um mutirão para solidariedade.
2º Grupo: A casa da pessoa mais idosa da igreja caiu. Qual a solução prática para o problema?
3º Grupo: A igreja está em péssimas condições e a comunidade evangélica está sem recursos. O que se deve fazer?

Reflexão individual: A igreja somos nós. Quando ele falha, no mínimo, estamos nos omitindo.
Plenária: Solidariedade da igreja primitiva.
Encerramento: Exponha o projeto dos grupos, para que todos conheçam o que a união e o amor são capazes de realizar no Corpo de Cristo.

Dinâmica - Escala de Valores





Escala de Valores
Objetivo: Refletir sobre valores pessoais, conduta, respeito e escolhas.
Material: Coração de tamanho médio, lápis para desenhar e tesoura.
Procedimento: Distribua folhas de papel A4 para seus alunos, onde eles irão desenhar um coração que ocupe toda a folha. Feito isso, divida o coração ao meio com o lápis e escreva do lado esquerdo sete deveres  do cristão para com Deus e ao lado direito, sete deveres do cristão para com a igreja.
Dê um tempo para eles terminarem e logo depois peça para que virem a folha e escrevam do lado direito sete atitudes reprováveis que o homem pode praticar para com Deus e sete atitudes prejudiciais, do lado esquerdo, que o homem pode praticar contra ao próximo.
Logo após sorteie alguns alunos (se a turma for grande) para partilhar suas respostas, se a turma for pequena tente fazer todos participarem.
Reflexão: A disciplina consciente deve ser a disciplina do cristão, onde de forma individual ele procura examinar-se a si mesmo.

O MILAGRE DA PORTA FORMOSA - Dinâmica: Contando e representando a história

II. O MILAGRE DA PORTA FORMOSA

Dinâmica: Contando e representando a história
Objetivo: Observar a criatividade e sincronia do grupo, principalmente a fluência e a relação com o assunto.
Procedimento: Escolha um dos alunos para Narrar com suas próprias palavras a história do milagre da porta formosa, eles podem usar a imaginação, dar "detalhes" do local, como estava aquele homem, suas vestes, detalhes do rosto, mas sem sair do contexto real da história, pois a prioridade é contar o fato verídico só que de uma forma mais criativa, para isso será reservado um tempo de 5 minutos para eles organizarem essa apresentação.

O professor terá duas opções: 1ª separar esses alunos durante a semana na igreja para ensaiarem ou 2ª Deixar que eles improvisem para ver a criatividade de ambos quatro, já que serão representantes de Paulo, João, o coxo e o narrador.

Reflexão: Muitas vezes nos achamos incapazes de fazer algo, ou que não podemos ser um canal de Deus para realizar os milagres que Jesus e os apóstolos realizaram, mas saibam que Jesus disse que estes sinais seguiriam aos que crêem.


Depois comentem com os alunos que o milagre não depende de coisas materiais, mas de algo sobrenatural, como alguns dizem, parafísico.

Dinâmica O Corpo

Dinâmica O Corpo
Objetivo: Exercitar o trabalho em equipe, desenvolver a comunicação, cooperação e planejamento.
Material: Cartolinas de cores diferentes, caneta hidrocor e cola.
Procedimento: Divida os alunos em equipes entregando-lhes cartolinas de cores diferentes. Peça-lhes que desenhem partes de um corpo: cabeça, pernas, braços, tronco, coxas, mãos, pés. Enfim, as partes serão divididas conforme o número de grupos existentes no ambiente. A segunda parte da tarefa será montar o quebra-cabeça até formar um boneco completo.
Em terceiro lugar, quando o boneco estiver pronto, mesmo que disforme, deve-se falar sobre o valor da união e da comunhão ao planejar. Por melhor que sejam os projetos, a forma correta de realizá-lo é em unidade, trocando idéias. As cores diferentes existentes no boneco indicam que o ser humano trás consigo peculiaridades diversas, mas todas precisam passar pelas mãos do Oleiro para moldá-lo e prepará-lo, fazendo então, parte do corpo, não como um estranho, mas como um irmão.
Agora repita o exercício no grande grupo. Todos juntos desenharão o boneco, observando todos os detalhes; assim, o corpo não será estranho, mas um corpo apreciado por todos.
Ao final coloque os dois bonecos em exposição.

Reflita: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelo nome de Jesus, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissenções; antes, sejais unidos; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo ideal" (I Co 1.10).

Dinâmica: Tempestade de palavras

Inicie com a dinâmica: Tempestade de palavras
Objetivo: Introdução do tema da lição, troca de informações e conhecimento entre os membros do grupo.
Material: Pincel atômico, quadro branco, lápis, folhas de papel e lápis.
Procedimento: Cada participante receberá uma folha de Papel e lápis para que anotem e ponham no quadro uma palavra sobre o Derramamento do Espírito Santo no Pentecostes. com todas palavras anotadas, os participantes são convidados a começarem uma discussão sobre o tema a partir das palavras do quadro.
No outro momento a sala será dividida em quatro grupos e os participantes irão produzir um pequeno texto sobre as informações discutidas.
Observação: A discussão tem de ser cronometrada em 3 minutos no máximo e o texto produzido em 10 minutos no máximo, para não atropelar o tempo da aula.

Dinâmica: CONTANDO FATOS

Pausa para Dinâmica: CONTANDO FATOS
Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a vivência dos alunos sobre o assunto abordado na aula.
Material: Cesto ou saco com fotos e palavras que retratem a ascensão de Jesus: Desenho de Jesus com os discípulos, desenho de Jesus sendo ressuscitado, desenho de Jesus subindo aos Céus, desenho de anjos falando aos homens (representando a fala: Varões Galileus porque...) Palavras como: Ascensão, Voltarei, Trono, Pai, Galiléia, Confins da Terra, Monte das Oliveiras, e etc.
Ficha (papel) com um número para sorteio de quem vai narrar os fatos através das figuras e palavras.

Introdução: Explique para os alunos que dentre eles será sorteado um para contar e contextualizar figuras e palavras com a ascensão de Jesus, logo depois faça o sorteio.

Procedimento: Entregue ao aluno o cesto ou sacola e dê no máximo 2 minutos para ele contar a história da Ascensão de Jesus de acordo com cada figura ou palavra que ele retirar.
Ao final peça uma salva de palmas para o aluno e comente sobre seu desempenho fazendo elogios aos seus pontos positivos, e se ele tiver errado em algum ponto corrija sem constrangê-lo.
Por exemplo: Se Ele falar que a ressureição foi depois da ascensão, diga: Só teve um pequeno probleminha, a ascensão de Jesus foi o último dia de Jesus aqui na Terra até sua vinda, mas na hora do nervosismo às vezes até eu troco as ordens.

domingo, 6 de março de 2011

Doutrinas cristãs - Esboços e Orientações - ajuda para pastores e irmãos que queiram conhecer melhor as doutrinas bíblicas.


A partir de hoje estarei postando corriqueiramente as doutrinas cristãs aplicadas na maioria das igrejas evangélicas, para que irmãos que queiram aprender, como também pastores que necessitam de uso destas doutrinas para cultos de doutrina, ensinos bíblicos, cursos bíblicos e etc utilizem o conhecimento que será postado aqui periodicamente.

1ª PARTE - DEUS E SUA REVELAÇÃO

A sua necessidade:
Não é possível na finitude do homem e suas limitações compreender a grandeza de Deus como alguém que sempre existiu e sempre existirá, é incompreensível a mente humana compreender essa característica de nosso Deus, pois o homem só consegue entendê-Lo e compreendê-Lo se Ele se revelar, para isso existem várias formas de Deus se revelar ao homem, são elas:

Revelação através de Suas obras naturais:
Referências: Salmos 19.1 e 2; Isaías 40; Romanos 1:19 e 20; Romanos 2:14 e 15.
Todas as coisas criadas por Ele traduzem uma parte de Sua personalidade, de Sua perfeição e do que Ele criou de mais formoso na natureza, também se revelou ao povo através da natureza no deserto quando utilizou ferramentas naturais para defender o povo e para prover suas necessidades básicas. Também transformou a natureza na abertura do Mar Vermelho e mostrou todo o Seu poder e Sua glória ao povo.

Como descobri que o Google está espionando meu blog? CUIDADO!!!


Blogueiros e donos de sites do mundo da internet, estava eu, humilde e simples professor de Escola Dominical, verificando mais uma vez o número de acessos em meu Blog e de onde viam!
Quase todos os dias tinha uma visita de uma cidade dos Estados Unidos da América - EUA (USA) que nunca tinha ouvido falar antes, uma tal de Mountain View! Sempre ficava meio feliz, meio preocupado, poxa quem será que mora entre montanhas numa região de sítio lá nos United States (Estados Unidos) que acessa quase todos os dias um Blog de Escola Bíblica Dominical no Brasil? Será que lá tem algum brasileiro evangélico? Será que o meu Blog tem chegado tão longe e tem alguém que usa minha pedagogia meio "mistureba" de Paulo Freire, Freinet, Wallon, Vygotsky e Piaget. Será que alguém lá nos EUA gostou da minha prática e da minha sinceridade pedagógica?