segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lição 9 - A Organização do Serviço Religioso, Escola Dominical, CPAD, 27 de Novembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 9 - A Organização do Serviço Religioso

Objetivo: O aluno após a aula deverá entender que para ser separado alguém para a Obra do Senhor precisa-se de abdicação e santidade, sabendo que o culto ao Senhor deve ser reverente e que o sacrifício de animais não é mais suficiente, mas o sacrifício do próprio corpo.


Tempo Estimado: 50 minutos

1º Momento (15 minutos): Pergunte aos alunos se eles estudaram a lição da semana, não esqueça de sempre incentivá-los a ler e estudar a lição, pois isso trás avivamento e sede pela Palavra.
Logo depois diga que antes da organização do serviço religioso devemos saber um pouco do que estava acontecendo naquela época nos remetendo ao capítulo anterior a leitura bíblica em classe, leia antes da aula o artigo Organização do serviço religioso - Antecedentes políticos e históricos < Clique Aqui> para falar deste contexto.
Depois pergunte a eles(as): Vocês sabem da diferença entre sacerdote, sumo sacerdote, escriba e de que tribo eles eram? Espere as respostas e comente embasado no artigo O que era o sacerdócio? < Clique Aqui >.

2º Momento (20 minutos): Entre no tópico A Dedicação dos muros fale sobre a alegria de todos poderem ver o muro pronto e se alegrarem no Senhor e fale sobre a importância da participação dos levitas, como homens separados e santificados para servirem ao Senhor.

Subsídio lição 9 A Organização do Serviço Religioso, O que era o sacerdócio – Origem e propósitos, Comentário: Professor Érick Freire

O que era o sacerdócio – Origem e propósitos

Deus queria que Israel se tornasse uma nação separada, para tanto escolheu Araham e seus descendentes para formarem o sacerdócio, antes da saída do povo do Egito o filho mais velho, ou seja, o primogênito era separado como sacerdote da família, mas isso não era suficiente, já que, era necessária dedicação total e exclusiva ao culto e rito religioso judaico. Por isso, a vocação sacerdotal começou a passar de pai para filho, ou melhor, tornou-se hereditária, obrigando aos sacerdotes transmitirem toda a Lei aos seus filhos, os rituais dos cultos religiosos e as regras para cada tipo de sacrifício ou oferta ao Senhor (Corbã), desde pequenos os filhos teriam de aprender para serem escolhidos como sacerdotes.
Apesar dessas regras, não eram apenas esses descendentes que cuidavam do trabalho religioso, existiam os levitas que davam todo aparato de ajuda aos sacerdotes, após a saída do Egito os levitas foram escolhidos estritamente por Deus para tão valioso serviço naquela época. A Bíblia não mostra regras para esta escolha, mas provavelmente (conjecturo) que Deus os escolheu por causa de seu desprendimento as coisas terrenas e o zelo pelas coisas do Senhor. Os levitas presenciavam todo o rito religioso, assistiam tudo e, no deserto, transportavam o tabernáculo, isso antes da conquista de Canaã e muito antes da reconstrução de Jerusalém por Neemias.

Texto: O Servo

Texto para reflexão:
O servo
Vamos falar de heróis anônimos. Homens que não têm seus nomes escritos em placas de bronze. São servos abnegados, incansáveis no exercício de suas funções cristãs, exercitando a misericórdia, descendo abismos em busca da ovelha perdida, consertando algumas peças na carpintaria de Jesus, plantando e colhendo a semente do amor.
Estão sempre contando histórias, ensinando o caminho da vida, mostrando a todos o caminho do céu.
Eles constroem edifícios invisíveis; utilizam as lágrimas para fazer a argamassa a fim de levantar paredes, fazendo prédios que depois de prontos são templos físicos para a igreja do Senhor se reunir.
Homens marcados com alegrias e tristezas, que são exemplos de coragem e muita humildade.
Esses heróis são os servos que, já cansados, curvam-se sobre os seus corpos, esperando no Senhor e entregando todos os seus desejos, são mordomos fiéis em sua jornada, pois realizam o trabalho do Senhor com prontidão e toda devoção.

Dinâmica: O Diploma

Objetivo: Permitir a troca de informação pessoal durante o tempo de convivência em grupo.
Material: Um papel em branco e caneta para cada aluno
Procedimento: Cada aluno da classe recebe um papel em branco onde deverá fazer as margens de seu diploma e escrever o seu nome. A seguir, os diplomas são trocados para que cada pessoa escreva uma frase original sobre o seu colega. Deve-se escrever principalmente algo importante acerca da sua atuação no trabalho da igreja local.
Quando todos encerrarem o registro de sua apreciação, o diploma retorna ao dono, para que observe as apreciações dos colegas. Cada um fará um comentário sobre as frases dos colegas.
Aplicação prática:
O que você escreveria no diploma dos sacerdotes?
O que você escreveria no diploma de Neemias?

domingo, 20 de novembro de 2011

Lição 9 - A Organização do Serviço Religioso, lições bíblicas da CPAD, Jovens e Adultos, subsídio histórico, antecedentes políticos, Comentário: Professor Érick Freire

Entendendo o Contexto Histórico anterior a reorganização do sacerdócio!

No capítulo anterior vimos sobre o compromisso que o povo fez com Deus, se afastando dos pagãos e sofrendo com a separação de casais mistos (judeu casado que pessoas dentre o povo pagão), como também vimos a relação do povo com o templo e que o conceito de templo sofreu modificações após o advento do nosso Senhor Jesus aqui na Terra, transformando cada um de nós em templo do Espírito Santo, mudando muitos conceitos e práticas de outrora.
Neste capítulo de agora trataremos sobre a organização do serviço religioso, mas antes, devemos nos ater um pouco no capítulo 11 de Neemias que nos trás informações riquíssimas sobre a inovação e organização dentre o povo de Deus, pois antes de ser organizado o serviço religioso a cidade de Jerusalém necessitou de povoamento, a população que vivia dentro das muralhas era muito pequena e depois de terem selado o conserto com um novo compromisso, o sentimento de patriotismo, juntamente com a vontade de assumir a herança espiritual deixada ao povo por seus ascendentes e principalmente pela lei mosaica criou nos corações dos judeus residentes nas regiões circunvizinhas o desejo de repovoarem a capital recém reconstruída. Em nenhum momento Neemias exigiu do povo essa atitude, pelo contrário, eles quem se ofereceram voluntariamente, pois se a cidade continuasse com a pequena população existente provavelmente seria saqueada e destruída por seus vizinhos tanto samaritanos como outros povos longínquos.No versículo 2 do capítulo 11 do livro de Neemias vemos dentre o povo que, dez porcento da  população foi escolhida para residir e proteger Jerusalém, enquanto que o restante foi morar na região de Judá nas cidades adjacentes, também muitos dos voluntários foram aplaudidos por terem em seu espírito a auto disposição e abnegação de verdadeiros servos do povo e de Deus, junto a eles também moraram todos os líderes e príncipes (o “clã” da população judaica),para aqueles era uma honra, pois o muro reconstruído dava uma identidade e elevava a moral do povo, a espiritualidade e o estudo da Lei os encorajaram a agir de maneira corretiva e a adoração também se estendeu nos atos de voluntariedade, Neemias sem nenhuma imposição legal, mas comandando um avivamento, conseguiu fazer com que o povo despertasse e decidissem de forma madura quais seriam as melhores escolhas para a organização da nação agora reavivada!