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sábado, 27 de julho de 2013
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Lição 4 - Jesus, o Modelo Ideal de Humildade. Plano de Aula: Professor Érick Freire.
Plano
de Aula
Lição
4 – Jesus, o Modelo Ideal de Humildade.
Objetivo:
O aluno após a aula deverá
compreender que Cristo antes da encarnação era Deus e se fez homem
se tornando inferior a sua própria natureza se entregando pela
Humanidade para depois ser glorificado.
1°
Momento: Após
saudar os alunos e comentar o título da lição a seu modo, faça a
seguinte indagação: Onde na Bíblia podemos encontrar o estado de
preexistência de Cristo? Após ouvir as respostas faça um breve
comentário sobre (Jo 1:1), também estude o artigo Cristo,
o princípio da preexistência. Que é o estado pleno e eterno de
Cristo na rota dos tempos. Fale sobre a posição de Cristo como
criador.
Cristo, o Princípio da preexistência. Subsídio Lição 4: Professor Érick Freire
Em princípio era
aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava
com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio
dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. (Jo 1:1-3)
Pois,
nele, foram criadas todas as coisas....Tudo foi criado por meio dele e
para ele. Ele é antes de todas as coisas.... (Cl 1:16, 17)
Havendo Deus, outrora, falado,
muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes
últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas
as coisas, pelo qual também fez o universo. (Hb 1:1, 2)
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. (Jo 8:58)
Mas acerca do Filho [diz]: O
teu trono, ó Deus, é para todo o sempre....Ainda: No princípio, Senhor,
lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos. (Hb 1:8, 10)
Nas
traduções bíblicas mais conhecidas em língua portuguesa vemos o
iniciar do primeiro capítulo do evangelho escrito segundo João com
a expressão “No princípio”, algo na realidade equivocado, pois
não demonstra exatamente o que foi escrito pelo apóstolo,
anteriormente em grego, a expressão en arche não tem o
artigo definido (o), então dando o sentido de 'Em princípio',
alimentando a ideia de uma princípio sem definição, não se trata
do mesmo princípio de Gn 1:1, mas se trata de algo mais profundo,
antigo e constante, o termo imperfeito era colabora
com este senso de uma existência prévia e constante, anterior a
todo e qualquer tipo de criação, seja ela física e/ou espiritual.
terça-feira, 23 de julho de 2013
Lição 4: Jesus, o Modelo Ideal de Humildade (Subsídio Exegético); Por: Cleiton Medeiros
Lição 4: Jesus, o Modelo Ideal de Humildade (Subsídio Exegético)
E, achado na forma de homem, humilhou-se
a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.
Filipenses
2.8
Ἐταπείνωσεν (etapeinôsen)
O
maior exemplo de humildade a ser seguido nos Escritos Sagrados é o do nosso
Senhor Jesus Cristo que “sendo rico, se fez pobre (...) para que por meio de sua
pobreza vocês se tornassem ricos” (II Co 8.9 - NVI), o qual Paulo imitou (I Co
11.1). Na epístola destinada aos Filipenses vamos perceber a imitação de Paulo.
Da maneira que Cristo não levou em consideração que o ser igual a Deus era algo
a que devia apegar-se, Paulo não levou em consideração que o ser humano sem
Deus, voltado apenas para as suas paixões, anseios e prazeres era algo a que
devia apegar-se. Em Fp 3.8 podemos entender melhor até que ponto estava
disposto a desapegar-se de tudo para ganhar a Cristo (Fp 3.8).
Na exegese
da palavra “humilhou” perceberemos a profundidade da postura assumida por
Jesus, imitada por Paulo e a qual somos exortados a assumir. Vejamos: Ἐταπείνωσεν é a conjugação aoristo do verbo ταπεινόω (tapeinoô) que
significa estar abaixo de, rebaixar, trazer para baixo, nivelar, reduzir ao
plano, deprimir, abater, tornar baixo, aviltar, humilhar; literalmente aplanar
(Lc 3.5 - e se “abaixará” todo monte e outeiro, ARC; e todas as montanhas e
colinas, “niveladas”, NVI); em linguagem figurada humilhar (cf Mt 23.12), pode
envolver a condição ou o coração do homem; num bom sentido teremos humilhar,
tornar humilde (Mt 18.4; Tg 4.10) e; na forma passiva, disciplinar-se ( Fp 4.2
– sei “estar abatido”/ARC = literalmente “ser abaixado”). Em Filipenses 4.12,
Rusconi (2011), expõe a seguinte possível tradução: “viver na humildade, na
pobreza”.
A conjugação do verbo no aoristo denota algo que aconteceu
no passado, porém não especifica sua duração nem a maneira que acontece;
enxerga o acontecimento como um todo, por isso é difícil definir o
acontecimento como algo acabado ou fechado. O próprio termo aoristo significa
“delimitado”, “não definido”.
O grupo de palavras ao qual ταπεινόω faz parte ocorre 34
vezes no NT e na LXX 270 vezes; sendo que na missiva em estudo, estão 4
ocorrências (Fp 2.3, 8; 3.21; 4.12) . Para compreendermos ainda melhor, Cristo,
abriu mão das “riquezas da sua glória” (Ef 3.16) para tornar-se homem, para nos
alcançar. Ele se nivelou ao homem, se rebaixou. Na missiva escrita para os
irmãos de Filipos, Paulo nos ensina a abrir mão de nossas riquezas, da nossa
glória humana, carnal. E ele, Paulo, se colocou como exemplo de abnegação.
Paulo estava pronto para ser nivelado a Cristo, rebaixar-se, descendo das suas
ambições, dos seus desejos, das suas vontades, dos seus planos, da sua posição
social, dos seus títulos; considerando-os “como esterco” (Fp 3.8 –NVI).
Lembrem que o homem tem glória “Pois, toda a humanidade é como a relva, e toda
a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor” (I Pe 1.24). A glória humana, obiviamente, não se compara
com a de Deus, mas existe. Porém, podemos comungar da glória de Deus em Cristo.
Veja o que diz o nosso Mestre: “Pois onde
estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mt 6.21). Nosso tesouro
pode ser várias coisas, porém o melhor é que seja Jesus Cristo, assim, como,
para Paulo, foi Jesus. Ainda no Sl 16.2 “Ao Senhor declaro: Tu és o meu Senhor; não
tenho bem nenhum além de ti”. Espero que um dia tal verso faça parte da vida de
todos aqueles que confessam o Santo nome de Jesus.
Ir. Cleiton Medeiros
_________________________________________________
Bibliografia:
o LUZ,
Waldir Carvalho. Novo Testamento Interlinear. São
Paulo, SP: Cultura Cristã, 2003.
o GINGRICH,
F. Wilbur; DANKER, Frederick W. Léxico do Novo Testamento. São Paulo,
SP: Vida Nova, 2007.
o RUSCONI,
Carlo. Dicionário
do Grego do Novo Testamento. 4ª ed. São Paulo, Sp: Paulus,
2011.
o VINE, W. E.; UNGER,
Merril F.; WHITE JUNIOR, William. Dicionário Vine: O
significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento.
1ª ed. brasileira Rio de Janeiro, Rj: Cpad, 2002.
o NVI.Bíblia: Nova
Versão Internacional. São Paulo, SP: Vida, 2000.
o SOARES,
Alexandre et al. (Ed.). Bíblia de Estudo Palavras Chave: Hebraico-Grego.
4ª Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2009.
o HAUBECK, Wilfrid; VON
SIEBENTHAL, Heinrich. Nova Chave Linguística do Novo Testamento
Grego: Mateus - Apocalipse. São Paulo, SP: Targumim,
Hagnos, 2009.
o REGA,
Lourenço Stelio; BERGMANN, Johannes. Noções do Grego Bíblico: Gramática
Fundamental. 1ª Ed São Paulo, SP: Vida Nova, 2004.
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Dinâmica: O que é humildade?
Objetivo: Fazer conhecer a origem da palavra humildade.
Material necessário:
Material necessário:
Um pote ou vasilha (tamanho médio), um pouco de terra fértil (húmus):
Papel e lápis:
Desenvolvimento: Entregue aos alunos um pedaço pequeno de papel e peça para que escreva um sentimento egoísta que ele tenha. Exemplo: vanglória, altivez, soberba, egocentrismo, usurpação, individualismo. Diga que este sentimento eles devem escolher com muito cuidado, pois vão fazer uma representação, ou seja, o enterro deste sentimento ruim. Dê 30 segundos para escreverem e logo depois peça que dobrem o próprio papel e enterre dentro do pote (vasilha).
domingo, 21 de julho de 2013
Lição 4 - Jesus, o Modelo Ideal de Humildade, 28 de julho de 2013, Subsídio: Professor Érick Freire - Parte I.
"Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai".(Filipenses 2:1-11)
No texto anterior não acompanhamos a rota das notas feitas de acordo com a lição bíblica pelo simples motivo que, acho mais interessante, contextualizar o capítulo 2 da epístola aos filipenses desde o primeiro versículo até o décimo primeiro, já que, a temática da humildade de Yeshua (Jesus) começa e prescreve a razão da unidade em Cristo. E esta unidade só pode ser alimentada pela união através da humildade.
No texto anterior não acompanhamos a rota das notas feitas de acordo com a lição bíblica pelo simples motivo que, acho mais interessante, contextualizar o capítulo 2 da epístola aos filipenses desde o primeiro versículo até o décimo primeiro, já que, a temática da humildade de Yeshua (Jesus) começa e prescreve a razão da unidade em Cristo. E esta unidade só pode ser alimentada pela união através da humildade.
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