Em princípio era
aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava
com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio
dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. (Jo 1:1-3)
Pois,
nele, foram criadas todas as coisas....Tudo foi criado por meio dele e
para ele. Ele é antes de todas as coisas.... (Cl 1:16, 17)
Havendo Deus, outrora, falado,
muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes
últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas
as coisas, pelo qual também fez o universo. (Hb 1:1, 2)
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. (Jo 8:58)
Mas acerca do Filho [diz]: O
teu trono, ó Deus, é para todo o sempre....Ainda: No princípio, Senhor,
lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos. (Hb 1:8, 10)
Nas
traduções bíblicas mais conhecidas em língua portuguesa vemos o
iniciar do primeiro capítulo do evangelho escrito segundo João com
a expressão “No princípio”, algo na realidade equivocado, pois
não demonstra exatamente o que foi escrito pelo apóstolo,
anteriormente em grego, a expressão en arche não tem o
artigo definido (o), então dando o sentido de 'Em princípio',
alimentando a ideia de uma princípio sem definição, não se trata
do mesmo princípio de Gn 1:1, mas se trata de algo mais profundo,
antigo e constante, o termo imperfeito era colabora
com este senso de uma existência prévia e constante, anterior a
todo e qualquer tipo de criação, seja ela física e/ou espiritual.
Jesus,
o Logos, Ele é o
agente da criação. Era Deus,
a expressão Logos
refere-se à natureza da segunda pessoa da trindade santa, chamado
originalmente de Yeshua Hã-Machiah, o filho de Deus, eternamente
engendrado e pré-existente antes de toda criação invisível e
visível, em Quem habita corporalmente toda a plenitude da natureza
Divina (Cl 2:9)¹.
Outro
ponto interessante é que tudo
foi feito por Ele,
isto nos mostra que a existência de Cristo é ulterior e é a origem
da existência de todas as coisas, porque o Senhor Jesus não veio a
existir, Ele é. O verbo antes de encarnado não era inerte, também
não era uma força ativa, nem tampouco uma ação simples como uma
palavra 'haja', como dizem alguns, mas Ele era e é o próprio ser
atuante de Deus, o próprio Deus em ação criativa. Outra questão
para a reflexão é sua preexistência para formação criativa, ou
seja, deu origem a vida, nada mais foi criado e sim modificado, o
homem por si não tem poder de criação vital. Nenhum ser humano
pode falar a uma pedra e ordenar “Movimente-se, tenha vida própria,
levante e ande!” Nada pode acontecer pelo poder humano, a pedra
continuará parada em sua inércia.
A
própria clonagem, ou como dizem alguns, “Criação de vida em
laboratório”, não é criativa e sim modificista
ou transformista, como o próprio nome dá a entender 'clone' ou
cópia, é vida retirada de vida, cópia de obra. É esta a maior
barreira da casualidade científica para a formação da vida, sem um
princípio ativo não há como criar vida, e este princípio ativo é
o poder do Logos,
de
Cristo. A vida não pode ser criada de forma espontânea, apesar de
alguns insistirem em defender, afirmando que não há um ser
poderoso, transcendente e supeior que possa criar, mas a
preexistência de Cristo citada por João nos dá a certeza e fomenta
a interpretação metafísica além da casualidade. A Palavra que da
vida e produz ação, o Verbo.
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¹
Bíblia Textual Evangelho de João, BV books, SP.
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