sábado, 2 de julho de 2011

Dinâmica: Com a Mão na Massa

Objetivo: Refletir sobre o serviço cristão.
                Realizar auto-avaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.

Material: ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.

Lição 1 O Significado da felicidade - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do monte - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 1
O Significado da felicidade

Objetivos: O aluno após esse encontro deverá destacar o que é a verdadeira felicidade, explicando o significado bíblico de Bem-aventurança, descrevendo os padrões dados por Jesus no Sermão do Monte.

Tempo estimado: 50 minutos

1º Momento: Pergunte aos alunos Você sabe o que significa ser bem-aventurado? O que é ser pobre de espírito? Por que é feliz aquele que chora? Isso não é paradoxal? O que é ser manso?

A cada pergunta dê um espaço de 1 minuto para respostas, então você gastará cerca de 6 a 8 minutos, depois continue, "Vamos conhecer em nossa aula o que significa cada um desses termos do sermão do monte e outros mais!"

Cartões da Personalidade!

Objetivo: Conhecer quais características do sermão do monte cada um possui!

Material: Cartas com as características do sermão do monte, a primeira (Pobre de espírito), segunda (Chorar), terceira (mansos), quarta (faminto e sedento de justiça), quinta (misericordiosos), sexta (limpos de coração), sétima (pacificadores), oitava (perseguidos), nona (Injuriados).

Desenvolvimento:
- O professor convida a observar as cartas em silêncio e, logo após, explica o exercício:
Cada um deve selecionar aquelas cartas que apresentarem alguma característica sua, pessoal, e explicar ao grupo o porquê de sua escolha.

Lição 1 Vivendo em Sociedade - Escola Dominical - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 1
Vivendo em Sociedade

Objetivos: O aluno após esta lição deverá saber que podemos ser cristãos críticos e conscientes no meio da sociedade, compreendendo que conhecer a cultura do meio em que está inserido não implica em pecado se não estiver ferindo a Palavra de Deus, entendendo que deve sempre pôr os valores sociais do meio em que está inserido em contraponto a Palavra de Deus.

Tempo estimado: 50 min a 1 hora.

1º Momento: Comece perguntando: Você sabe o que é uma metrópole? Comente sobre a Babilônia como um dos impérios mais fortes das eras passadas, fale sobre o contexto idólatra daquela época e da legislação que era contrária as Escrituras Sagradas, faça um paralelo as novas leis que estão por sacrificar o nosso posicionamento cristão! Inclusive uma das deusas adoradas naquela época era Inana-Istar, que era a deusa dos prazeres carnais e que ofereciam corpos de mulheres em vários de seus templos pagãos, cerca de 53 templos desse e mais de 180 altares para a prática da prostituição cultual, leia o artigo Traição: Constrangimento e Verdade < CLique Aqui >.

Dinâmica: Valores, você tem um valor.

Objetivo: Ressaltar os valores cristãos de cada aluno e que esses valores devem ser promovidos e melhorados a cada dia e saber que possuímos outros valores que não sabemos.
Material: folhas, canetas e alfinetes.
Tempo estimado: 15 minutos
Desenvolvimento: cada participante recebe uma folha em branco. Depois de refletirem um momento sobre suas qualidades, anotam na folha colocando o seu nome.
Em seguida prendem a folha com alfinete nas costas em suas camisas e/ou blusas, andam pela sala, um lendo os valores dos outros e acrescentando valores que reconhecem no companheiro. Só no final todos retiram o papel e vão ler o que os colegas acrescentaram.