domingo, 28 de agosto de 2011

Lição 10 A Atuação Social da Igreja, Escola Dominical, CPAD, 04 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 10
A Atuação Social da Igreja


Texto Áureo: "Vinde, benditos de meu Pai[...] porque tive fome, e destes-me de comer, tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro e me hospedasse; estava nu e me vestiste; adoeci e me visitasses, fui preso e foste me ver" (Mt 25.34-36).

Objetivos: O aluno após esta aula deverá saber que a pobreza é uma realidade no mundo e que o povo de Deus deve combatê-la, devendo compreender que nós como igreja do Senhor devemos socorrer os necessitados, pois isto é recomendado pelo próprio Deus, tendo consciência que é de responsabilidade principalmente nossa a ação social.


1º Momento: Faça a dinâmica Auxílio ao Próximo II < Clique Aqui > (Importante é não dizer o nome da dinâmica aos alunos).

Dinâmica: Auxílio ao Próximo II


Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe.

Tempo Estimado: 5 minutos

Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeija.

Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeija no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.

Lição 10 É Bom Competir? - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 10
É Bom Competir?


Objetivos: O aluno após a aula deverá reconhecer que a competitividade tem consequências positivas e negativas, por isso deve distinguir as diversas formas de competição, para que aprenda a ser solidário com o próximo.

Tempo Estimado: 50 minutos

Dinâmica: Defendendo o Seu sonho

Objetivo: Fazer o aluno refletir que para defender o seu sonho não é preciso destruiu o sonho de seu próximo.

Tempo estimado: 10 minutos

Material: Balões (bexigas) e palitos de dentes.

Procedimento: O professor entrega a cada aluno uma bexiga vazia e diz que encham e amarrem a ponta para que não escape o ar, logo depois o professor pede para que formem um círculo e entrega um palito de dente a cada aluno e diz o seguinte: "Cada um desses balões aí representam os sonhos de vocês, alguns tem sonhos pequenos, pois encheram pouco os balões, outros tem sonhos maiores, enfim, mas o mais importante é que vocês agora tem 5 minutos para defenderem seus sonhos, boa sorte!!!"