sábado, 9 de julho de 2011

Lição 3. A Vida do Novo Convertido, Escola Dominical, CPAD, 17 de julho de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 3
A VIDA DO NOVO CONVERTIDO

Objetivos: Após essa aula o aluno deverá Compreender que pela fé em Cristo nos tornamos novas criaturas, conscientizando-se que quando aceitamos a Jesus tudo se faz novo e as coisas velhas ficam para trás, sabendo que em Cristo a nossa vida tem uma mudança extraordinária de 180º graus, uma nova vida cheia de fé e esperança em Cristo e com novo ânimo que se põe como novo atalaia do evangelho do Senhor.

Tempo Estimado: 50min a 1 hora

1º Momento: Comece o assunto perguntando aos seus alunos O que é o novo nascimento? Por que após o novo nascimento somos considerados novas criaturas? Agora clique em: Novo Nascimento < Leia este artigo >, Leia Rm 12.2 e fale da transformação, na realidade o transformai-vos nesse versículo vem do Original grego μεταμόρφωση (metamórphosis): Metamorfose, ou seja, renascer, re-gênese, ou novo nascimento. Todos nós conhecemos sobre a metamorfose sofrida pela Borboleta, para conhecer os tipos de metamorfose leia o artigo Metamorfose < Clique Aqui >, e esse processo é radicalmente transformador e renovador.

Lição 3 É Droga Mesmo! Escola Dominical - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 3
É Droga Mesma!


Objetivos: O ex-infante agora próprio adolescente deve após a aula Entender que o nosso corpo é templo e morada do Espírito Santo, Conscientizando-se das consequências do uso e abuso de drogas lícitas e/ou ilícitas, para que possa Decidir ter uma vida saudável e poder tomar suas próprias decisões sem precisar de algo para o influenciar de forma negativa.

Tempo Estimado: De 50min a 1hora

1º Momento: Falar sobre as amizades e suas influências perguntando: Como você conhece que alguém é seu amigo de verdade? E como é alguém que não é seu amigo de verdade? Espere as respostas dos alunos e diga que devemos ter muito cuidado com quem nos relacionamos! Falar que a amizade é algo muito importante e que não podemos nos deixar levar pelas coisas deste mundo, pois somos cristãos e nós é que devemos influenciar positivamente o mundo, todas as drogas quando são oferecidas, mesmo as que são regulamentadas como o álcool e o cigarro podem ser prejudiciais a nossa vida, fazendo-nos seres sem poder de decisão, levados por uma dependência que trás problemas drásticos.
Obs. Professor sugiro que você pesquise nos seguintes sites, não para passar essas informações, mas se for questionado que tenha as respostas:

Lição 3 O Relacionamento com o Próximo - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 3
O Relacionamento com o Próximo



Objetivos: O aluno da classe de Juvenis após a aula deverá Conhecer como de acordo com as Sagradas Escrituras nos devemos portar com o próximo, Conscientizando-se do perdão imediato que o cristão deve ter, Entendo que a reconciliação produz vida e é muito importante na obra do Reino de Deus.


Tempo Estimado: 1 hora

1º Momento: Faça a dinâmica Pirulito (Auxílio mútuo)


2º Momento: Falar sobre a misericórdia pelo próximo e a falta de conhecimento do Perdão de Deus, mostrando que Deus é Nosso Pai e que ele está a disposição para nos ajudar nas horas mais difíceis, para entender melhor assista o vídeo abaixo:

Dinâmica: O Pirulito (Auxílio Mútuo)

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida


Tempo Estimado: 5 minutos

Material: Um Pirulito para cada participante.

Procedimento: 

O professor pede para que todos fiquem em círculo e em pé.
Então ele dá um pirulito para cada aluno, e relata os seguintes comandos:
todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido.
Não pode dobrar o braço, só movimentá-lo para a direita ou esquerda (O professor mostra como).
A mão esquerda fica livre.
O professor pede que retirem o envoltório (embalagem ou embrulho) do pirulito, já com o braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo.

DINÂMICA - CORRIDA DE REVEZAMENTO - SIMPLES E ÓTIMA PARA REVISÃO.

Objetivo: Fazer a revisão do assunto abordado.

Material: Dois lápis de quadro branco ou dois gizes para escreverem no quadro.

Desenvolvimento: Divida a turma em dois grupos e forme uma fila com cada grupo em frente ao quadro, passe uma linha vertical no centro do quadro branco ou negro dividindo-o ao meio e oriente aos alunos escreverem o maior número possível de palavras que digam as consequências ruins das drogas em um tempo de 3 minutos, cada aluno deverá por uma palavra no quadro, voltar a fila e entregar o lápis ao próximo aluno que estava atrás dele e ir para o final da fila de seu grupo, enquanto o tempo estiver rolando os alunos escreverão, fazendo com que aja uma rotatividade na fila e todos participem.
                            Na segunda rodada tem-se o mesmo procedimento só que o tema das palavras agora será, O que posso fazer ao invés de usar drogas? ou seja, alternativas para ocupar o tempo.

Dinâmica: Ponto Preto 2

Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...

Material: Uma cartolina branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.

Desenvolvimento: mostrar ao grupo a cartolina com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.

Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos da luz que cada um de nós temos, pois sabemos que somos luz do mundo.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TOP BLOG 2011 - Vote no EBD Brasil!!!

Queridos em 2011 o EBD Brasil está concorrendo ao Prêmio TOP Blog 2011, por isso, sabemos que é muito difícil para um Blog recém-nascido concorrer a tão honroso prêmio.

Então peço a todos que ajudem o Blog EBD Brasil e Votem!!!
< Clique Aqui no Link >, vote e nos ajude!!!

Lição 2 A conduta Cristã - Escola Dominical - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 2
A Conduta Cristã

Objetivos: O nosso aluno teen, após esta aula deverá Saber se conduzir de acordo com a fé cristã, Distiguindo entre os procedimentos de um autentico cristão e de um pecador sem Jesus e Desejar ser um cristão exemplar no meio em que estiver inserido!
1º Momento: Fazer o quebra-gelo que está na página 12 da lição, essa é uma boa dinâmica, não recomendei na lição passada fazer o quebra-gelo porque achei muito aquem do título da lição, já esse, tem uma relação bem interessante com o tema, já que fala sobre os pés daqueles que seguem a Cristo.


2º Momento: Comece perguntando: Vocês sabem pra que existem leis? Espere as respostas... Depois diga, Ok, legal, mas se ninguém respeitasse as leis o que aconteceria? Espere eles comentarem, alguns poderão dizer que seria difícil a convivência, poderia até virar um "cáos", as pessoas seriam presas e etc... Então faça a seguinte pergunta reflexiva, mas não espere as respostas, Para que existe a Bíblia para nós cristãos? Existem leis nela? Continuar comentando, como existem leis em todos os países a Bíblia tem também regras de conduta de um cristão... continuar com o que achar pertinete falar.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Lição 2 O Valor do Testemunho Cristão - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 2
O Valor do Testemunho Cristão


Objetivos: O Juvenil aprendiz deverá após esta aula Entender que seu testemunho reflete na vida de várias pessoas, Sabendo que há necessidade de um bom testemunho cristão, Compreendendo Que somos o sal da terra e a luz do mundo e que existem funções destes.

1º Momento: Faça a Dinâmica Sal da Terra < Clique Aqui >

2º Momento: Trabalhar as características do Sal das páginas 13 e 14, mas antes faça alguns questionamentos: Qual a finalidade do sal ao se fazer uma carne seca? Ou carne-de-sol*? As respostas vão beirar entre, "é para salgar!", ou até alguns irão dizer "é para não apodrecer!" daí você diz, realmente o sal preserva a carne por mais tempo, então pergunte, Sabendo disso, por que Jesus nos chamou de Sal da Terra? Por que quando salgamos algo o sabor fica melhor? Depois das respostas diga que o sal deve ser dado na medida certa porque quando excede é repugnante e ardiloso, fale que não devemos também sermos radicais e chatos, que somos servos de Deus felizes em Cristo.

Dinâmica: Luz do Mundo

Objetivo: Entender o verdadeiro sentido porque somos chamados de Luz do Mundo.

Material: uma vela para cada participante, ambiente escuro (ideal se for feito em sala que possa ter as janelas fechadas - Professor tente organizar e separar a sala antes, converse com o dirigente da EBD e/ou com o pastor), fósforo ou isqueiro.

Procedimento:Sentados em circulo, sugerir que fechem os olhos e façam uma oração silenciosa, por alguns minutos; enquanto isso apague as luzes do ambiente.Comentar sobre a escuridão do ambiente, se é confortável ficar assim sentado no escuro, o que eles fazem quando acaba a luz.O professor acende uma vela e lê o texto de Mateus 5. 14-16.

Perguntas: O que quer dizer este texto? Por que não adianta eu acender esta vela e colocá-la atrás de mim? (coloque a vela acesa atrás de você) O que acontece se eu colocar a vela a minha frente e para o alto? (mostre a vela) E se cada um de nós tivéssemos uma vela, Por que ficaria mais claro?

Dinâmica: Sal da Terra

Objetivo: Promover reflexão acerca do testemunho cristão, a exemplo, como “sal da terra”.

Material: 03 copos transparentes com água, 02 saquinhos com sal, 01 colher de chá, 01 colher de sopa de sal.

Metodologia:- Explique que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicite atenção dos alunos para o que você vai realizar. 

-Arrume os 03 copos com água sobre uma mesa.- Coloque: 1º: 01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem (situação 1).
2º: 01 saquinho de sal ao lado de outro copo (situação 02). 
3º: 01 colher de sal no último copo e misture( situação 03).
- Pergunte: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?

domingo, 3 de julho de 2011

Lição 2. A mensagem do Reino de Deus, Escola Dominical, CPAD, 10 de julho de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


PLANO DE AULA
LIÇÃO 2
A MENSAGEM DO REINO DE DEUS

Objetivos: Após a aula o Aluno deverá Compreender a verdadeira natureza do Reino de Deus, Conscientizando-se que precisamos nascer de novo para entrarmos no reino de Deus e Entender O real significado do Reino de Deus.
1º Momento: Leia com os alunos o texto áureo e faça as seguintes perguntas: A palavra tempo neste versículo significa o quê? Espere as respostas dos alunos e depois diga que o termo original do grego é (kairos) e significa tempo apropriado para a vinda do Messias, ou seja, tinha a conotação do início do ministério de Cristo começo do Reino de Deus aqui na terra, por isso, estava próximo, porque Jesus estaria a porta de começar a realizar e propagar o evangelho de salvação naquela época. Continuar com outra pergunta: O que seria arrepender-se? Ouça as respostas e incremente com o seguinte conceito, esta palavra vem do original grego da Bíblia como "metaneo", ou mudança pelo remorso, comoção, angústia, assista o vídeo abaixo para compreender essa ideia de angústia (se puder leve esse vídeo para seus alunos):