Objetivos: O aluno após a aula deverá identificar que houve uma grande oposição ao seu trabalho, compreendendo a importância da união do povo de Deus diante da oposição, sabendo que a importância da oração e vigilância são imprescindíveis.
1º Momento: Pergunte aos alunos: O que é oposição? Espere as respostas e diga que oposição é quando alguém se dispõe a contrariar ou se por contra algo ou alguma causa, um dos exemplos que podemos ter é o próprio Diabo que se opõe a obra de Deus. Logo depois diga que a oposição de Sambalat era uma oposição externa que se utilizou do escárnio, a ameaça e nutriu o desânimo do povo, leia o artigo Como enfrentar a Oposição à Obra de Deus < Clique aqui >.
Comente sobre os pontos 1, 2 e 3 do tópico I e pergunte: Alguém aqui conhece pessoas como Sambalat como elas procedem? espere as respostas e depois continue dizendo "Pessoas como Sambalat se alegram em diminuir os outros, por exemplo, quando uma pessoa é chamada para assumir uma função na casa do Senhor alguém chega e diz "O pastor só pôs você porque ninguém queria essa função". E nós não devemos cair nesse discurso pessimista que tem como objetivo nos desanimar e não dá o nosso melhor, são palavras zombeteiras, mas para isso temos uma resposta, a oração. Muitas vezes essas palavras desanimadoras estão recheados de falsas acusações. Como Neemias devemos reagir a isso, mas com oração ao Senhor.