sábado, 20 de agosto de 2011

Lição 9 Preservando a Identidade da Igreja, Escola Dominical, CPAD, 28 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


PLANO DE AULA
LIÇÃO 9
 PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA


Objetivos: O aluno após a aula deverá compreender o que é a igreja, saber que devemos preservar a identidade da Igreja, identificar os perigos que ameaçam a Igreja na terra.

Tempo estimado: 1 hora


2º Momento: Agora pergunte: O que é a igreja? Qual a relação da igreja com o reino de Deus?                           Espere as respostas dos alunos e leia este artigo (Enxertados no Reino de Israel < Clique Aqui > ) para melhor definir para os alunos.

Lição 9 O Problema da Ansiedade - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 9
O Problema da ansiedade




Objetivos: O aluno deverá após a aula estar Consciente que o verdadeiro crente  não deve preocupar-se demasiadamente com o amanhã, diferenciando a preocupação da ansiedade e da responsabilidade que sentimos normalmente com as coisas da vida, enfatizando que o cristão deve buscar primeiro o reino de Deus.

1º Momento: Faça a dinâmica Primeiro as primeiras coisas < Clique Aqui >.

2º Momento: Pergunte aos alunos: O que é uma pessoa ansiosa? Espere as respostas e comente que a ansiedade trás muitos problemas para o ser humano e que pode prejudicar em muito o nosso desempenho em alguma atividade.
Comente sobre o primeiro tópico "Não ande ansioso!" Comente também que a sociedade capitalista tem criado mutas pessoas ansiosas com o que fará amanhã, com o que comerá, se vai conseguir ir a tal "show", se vai comprar tal bolsa da moda, ou sandália, ou carro, ou qualquer objeto. (Faça outros comentários que achar pertinentes)

Lição 9 Mídia e Comunicação - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 9
Mídia e Comunicação





Objetivos: O aluno após a aula deverá refletir sobre o que está assistindo na TV, evitar trocar amizades pessoais por relacionamentos e entretenimento eletrônico e aprender a valorizar mais as pessoas e a Palavra de Deus em vez dos meios de comunicação.

Tempo estimado: 1 hora

1º Momento: Mostre esse vídeo aos alunos, veja que mensagem a Globo quer passar para os nossos adolescentes, somos e estamos em um país cristão, porque nesse capítulo ele mostra ser Mohamed superior a Cristo?

Dinâmica: O Espelho - Imagem e Semelhança de Deus

OBJETIVOS: Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores.

MATERIAL: Um espelho escondido dentro de uma caixa. O ambiente deve ser de silêncio e interiorização.

PROCEDIMENTO: O professor motiva o grupo: “Vocês devem pensar em alguém que lhes seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem você gostaria de dedicar maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama da verdade... com quem estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada pôr você, que fazem dela o grande sentido da sua vida...” (Deixar um tempo para esta interiorização)
Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lição 8 Consumir ...consumir ...consumir - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 8
Consumir ...consumir ...consumir


Objetivos: O aluno após a aula deverá Definir o sentido de consumismo, distinguir entre os dois tipos de consumo, viver moderadamente.

1º Momento: Faça as orientações de debate do quebra-gelo.

2º Momento: Leia o artigo Consumismo para entender melhor o que irá trabalhar sobre o assunto.

3º Momento: Olhe esse artigo postado em dinheirama.com "Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo?

Dinâmica: Escala de Valores II


Escala de Valores
Objetivo: Refletir sobre valores pessoais, conduta, respeito e escolhas.Material: Coração de tamanho médio, lápis para desenhar e tesoura.Procedimento: Distribua folhas de papel A4 para seus alunos, onde eles irão desenhar um coração que ocupe toda a folha. Feito isso, divida o coração ao meio com o lápis e escreva do lado esquerdo algumas formas de como ser um consumidor consciente e problemas causados por consumir exageradamente do outro lado.

Logo após sorteie alguns alunos (se a turma for grande) para partilhar suas respostas, se a turma for pequena tente fazer todos participarem.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lição 8 Como lidar com as riquezas - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 8
Como lidar com as riquezas

Objetivos: O juvenil após esta aula deverá reconhecer que os bens eternos devem ser mais valorizados do que os materiais, mantendo a esperança de que no céu receberemos a recompensa por acumularmos bens espirituais aqui na terra, sabendo administrar corretamente os recursos que Deus colocou à nossa disposição a fim de nos tornarmos prósperos sem nenhum problema para a vida espiritual.

Tempo Estimado: 45 minutos

1º Momento: Realize inicialmente a orientação didática dada na página 54.
2º Momento: Pergunte aos alunos: O que é egoísmo? Por que alguém com esse sentimento não pode herdar o Reino dos Céus? Comente que os bens terrenos não podem invadir o coração do cristão, pois a sua maior riqueza está na fé e no amor que são demonstrados ao serviço incondicional ao Senhor.
Faça a dinâmica Egoísmo X Espiritualidade

DINÂMICA: Egoísmo x Espiritualidade

OBJETIVO: Favorecer a reflexão sobre aspectos da dimensão espiritual do ser humano; aprofundar o auto conhecimento;

MATERIAL: Folha de Papel com textos para reflexão. Tiras de papel em cores diferentes para atitudes espirituais e atitudes egoístas.

Exemplo: nas tiras verdes estarão escritas atitudes espirituais e nas cinzas, atitudes egoístas. As tiras estarão dobradas e numeradas na parte de fora (sendo que, por exemplo, para a tira cinza de número 1 onde está escrita uma atitude egoísta, deverá haver uma tira verde, também de número 1 que corresponde a atitude espiritual a ser adotada)

DESENVOLVIMENTO:
1- As tiras de papel (verdes e cinzas) deverão estar dobradas e misturadas, colocadas sobre uma mesa no centro da sala.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lição 8 Igreja - Agente Transformador da Sociedade, Escola Dominical, CPAD, 21 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 8
 Igreja - Agente Transformador da Sociedade


Objetivos: Após a aula o aluno deverá estar apto a explicar como a Igreja deve se relacionar com a sociedade, lembrando que cada um de nós somos igreja do Senhor, compreendendo o papel de proteção social que exercemos na sociedade, conscientizando-se de que a evangelização e a atuação de cada um como Igreja do Senhor podem restaurar a sociedade.

1º Momento: Compremente os alunos com a graça e a paz do Senhor Jesus de forma bem alegre, pergunte se eles lembram do tema da lição passada e se refletiram sobre esse serviço durante a semana que se passou.

domingo, 14 de agosto de 2011

Homenagem - Dia dos Pais

        Pelo amor que tenho por meu pai, que mesmo não sendo um grande cantor, ou um grande pregador, mas para mim é um grande professor em ações, sem precisar de falar muito me ensinou mais do que se dissesse milhões de palavras, sua simplicidade e humildade é o que lhe marca mais.
Beijo no coração de meu velho!
Neli Nelson

Lição Bíblica da Escola Dominical 4º Trimestre de 2011!

LIÇÕES BÍBLICAS PARA A ESCOLA DOMINICAL
4º. Trimestre DE 2011
TEMA PRINCIPAL DAS LIÇÕES
NEEMIAS – Integridade e coragem em tempos de crise

Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima
Títulos das lições:


Lição 01 – Quando a crise mostra sua face
Lição 02 – Liderança em tempos de crise
Lição 03 – Aprendendo com as portas de Jerusalém
Lição 04 – Como enfrentar a oposição à obra de Deus
Lição 05 – A conspiração dos inimigos contra Neemias
Lição 06 – Neemias lidera um genuíno avivamento
Lição 07 – Arrependimento, a base para o conserto
Lição 08 – O compromisso com a palavra de Deus
Lição 09 – A organização do serviço religioso