sábado, 9 de abril de 2011

LIVRO para usar como subsídio no 2º trimestre de 2011 das lições bíblicas da CPAD..

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Dinâmica - Coração cheio do Espírito - adaptada por Érick Freire para a lição 3 - O que é o Batismo com Espírito Santo - do 2º trimestre de 2011

Objetivo: Observar o coração cheio do Espírito Santo e que produz vida.
Tempo estimado: 12 a 15 minutos.

Material: Um coração com uma torneira gotejando feito em cartolina guache (de Preferência branca), cada gota deve ter um espaço para se escrever.

Procedimento: Por a sala em forma de meia lua e distribua aos alunos gotas previamente desenhadas em pequenos pedaços de papel A4 (ofício) e peça que cada um escreva o que sai de dentro de um coração cheio do Espírito, depois peça-os que leiam Ef. 5.18 E não vos embriagues com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.

Aplicação pessoal: Forme dois grupos na sala e dê 3 minutos para eles discutirem o texto lido e fazerem a relação com o coração cheio do Espírito, logo depois em 2 minutos no máximo, cada grupo irá expor o que descobriram.

Quem é o Diabo? Auxílio doutrinário para o ensino sobre tentação para o discipulado 2, por Professor Érick freire.

Origem de Satanás:
       Se fala por aí que o Diabo tem chifres, calda, usa um tridente, é feio. na realidade essa imagem popularizada dele vem da mitologia pagã e não na Bíblia notamos que ele era originalmente Lúcifer (o que transmite ou conduz a luz), era o mais perfeito dos anjos, o que tinha mais glória depois de Deus, mas precipitou-se em sua ganância (1 Tm 3.6)

       Os capítulos 14 de Isaías e 28 de Ezequiel tratam sobre a origem e a compreensão inicial de quem é Satanás, mas podemos nos perguntar por que de Tiro e da babilônia estão nestes textos? Na realidade o exemplo de Satanás foi um exemplo prático para compreenderem a situação desses reis que exigiam adoração a eles próprios como se fossem deuses, e essa foi a vontade de Lucifer, fazer com que o adorassem e que ele tomasse o lugar do altíssimo, por isso, Deus queria mostrar através dos profestas que a queda desses reis seria como aquele que tentou "ser como o altíssimo" (Is. 14.14).

Lição 3 O discípulo e a tentação - Comentário: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias de Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos. Orientação pedagógica e plano de Aula: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
Lição 3
O DISCÍPULO E A TENTAÇÃO

Objetivos: Após a aula o aluno deverá diferenciar os agentes da tentação, descrever personagens bíblicos que resistiram a tentação, saber relatar essas histórias e Fugir de toda a aparência do mal.

Conteúdos: Agentes da tentação (Carne, mundo e o Diabo), manifestação da tentação, vencer tentações.

1º Momento: Dinâmica Trajetória fatal (em processo de escrita)

2º Momento: Começar perguntando: O que é tentação? Alguém sabe dizer quem são os seus principais agentes? Falar sobre os três agentes da tentação O Diabo (leia o artigo), O mundo e a Carne (leia o artigo de forma crítica).


3º Momento:
Fale sobre a doutrina da Tricotomia (leia o artigo e julgue-o), depois falar sobre a influência da tentação e como ela atinge o nosso corpo, alma e/ou espírito.

Lição 3 - O que é o batismo com Espírito Santo - Subsídio Doutrinário - Por Professor Érick Freire

Introdução
Vamos considerar vários fatos aqui neste artigo, trabalhando principalmente a teologia sistemática do Revestimento de Poder e/ou Batismo com Espírito Santo, iremos relatar todos os pontos mais importantes dessa doutrina dando respaldo bibliológico e teológico.

A Natureza

              No assunto agora abordado trataremos da natureza vivificadora do Espírito Santo, pois como já dito falaremos do revestimento de poder e essa a expressão nos leva a relacionar o revestimento como uma reveste, ou seja, uma roupa sobre outra, ou uma couraça sobre a armadura, por isso, reveste, ou melhor uma veste sobre outra.
            A característica principal desse revestimento seria o ato do serviço cristão. Querendo dizer assim, que o revestimento fortalece para que o serviço seja mais eficaz e não que se recebe esse revestimento para a regeneração para a vida eterna, ora, o batismo com Espírito Santo, nada tem haver com a regeneração para ser salvo, o revestimento é de poder para servir ao Senhor e a igreja.
Esse batismo não é dado a pessoas que não tenham o Senhor, já que vemos isso em Mt 10.1 como armas de poder e em Lc 10.20 "seus nomes já estão escritos nos céus". Em Jo 15.3 notamos que fala que eles já estavam limpos pela palavra, ou seja, vestidos da salvação, para serem revestidos de poder.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dinâmica - Trajetória Fatal

Objetivo:  Orientação quanto ao exercício da obediência e a resistência a cobiça.

Material: Folha de ofício com a seguinte palavra: Concupiscência.

Introdução: A concupiscência é uma das coisas do mundo. A Bíblia diz em 1 João 2:16-17 “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”
A concupiscência é pecado e conduz a outros pecados. A Bíblia diz em Mateus 5:28 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
O homem concupiscente pagará as consequências. A Bíblia diz em Provérbios 6:25-29 “Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem. Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? Ou andará sobre as brasas sem que se queimem os seus pés? Assim será o que entrar à mulher do seu proximo; não ficará inocente quem a tocar.”

quarta-feira, 6 de abril de 2011

LIÇÃO 3 O que é o Batismo com o Espírito Santo - Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos MOVIMENTO PENTECOSTAL, As Doutrinas da nossa fé - Comentários da revista da CPAD: Pr. Elienai Cabral Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, Plano de Aula: Professor Érick Freire

Lição 3
17 de Abril de 2011

PLANO DE AULA

TEMA:
O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

Objetivos: O aluno após o ensino-aprendizado deverá no mínimo Saber o que não é o batismo com o Espírito Santo; Explicar e Definir com suas próprias palavras o que é esse batismo; Descrever o significado de e a diferença entre os termos glossolalia e xenolalia.

Conteúdo: Natureza geral do batismo com Espírito Santo; Características especiais do revestimento de poder; Evidência inicial do Batismo com Espírito Santo; Aspecto contínuo do batismo no Espírito e sua recepção.

Tempo estimado: 1 hora e 15 minutos.

Material necessário: Um coração com uma torneira gotejando águas (para a dinâmica). Uma cartolina com as palavras glossolalia e xenolalia escritas de forma bem visível, e materiais a escolha do professor para desenvolver sua aula.

Dinâmica: Que Símbolo lembra você? Por Sulamita Macedo

Dinâmica: Que Símbolo lembra você?


Objetivos: Concluir estudo sobre os símbolos do Espírito Santo.
                     Escolher símbolo para representação de si mesmo.

Material:  ½ folha de papel ofício.

Procedimento:
- Falem sobre os símbolos do Espírito Santo.
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos que pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou animal.
- Lembrem aos alunos que os símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém. Apresentem alguns exemplos:
Leão: tem muita garra para lutar, vencer.
Girafa: tem uma visão mais ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil convivência.

- Solicitem que os alunos façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta escolha.
- Para finalizar, peçam para que os alunos socializem com os colegas os símbolos escolhidos. Falem também que os símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade.

Lição 2 - Nomes e Símbolos do Espírito Santo, Lição da Escola Dominical CPAD, Jovens e adultos, Comentarista: Pastor Elienai Cabral Orientação pedagógica - Pedagoga Sulamita Macêdo

Lição 02: Nomes e Símbolos do Espírito Santo


Professoras e professores, para  esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da aula: Nomes e Símbolos do Espírito Santo.

- Perguntem: O que é símbolo? Aguardem as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações.

- Acrescentem também informações sobre a origem da palavra “símbolo”.

“Antigamente, quando os comerciantes gregos faziam um contrato, os dois pegavam um bastão e quebravam no meio, levando cada um uma parte para casa. Quando o contrato acabava e os dois cumpriam o prometido, levavam consigo a sua parte de bastão e união os dois pedaços, para provar que o contrato fora cumprido entre eles. A ação de unir as duas partes do bastão simbolizava o contrato estabelecido entre os dois e se reconhecia a verdade. Símbolo (symbolom) é uma palavra grega que significa a metade de um objeto quebrado que era apresentada como sinal de reconhecimento. Portanto, símbolo é o sinal referencial para se reconhecer algo. Através de um símbolo sou capaz de chegar à essência da verdade”.

 
- Trabalhem os símbolos do Espírito Santo, apresentando as referências bíblicas e utilizem figuras para ilustrá-los. Acrescentem outros símbolos além dos indicados na lição.

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica: Que Símbolo lembra você?

terça-feira, 5 de abril de 2011

DINÂMICA - CORRIDA DE REVEZAMENTO - SIMPLES E ÓTIMA PARA REVISÕES.

Objetivo: Fazer a revisão do assunto abordado.
Material: Dois lápis de quadro branco ou dois gizes para escreverem no quadro.

Desenvolvimento: Divida a turma em dois grupos e forme uma fila com cada grupo em frente ao quadro, passe uma linha vertical no centro do quadro branco ou negro dividindo-o ao meio e oriente aos alunos escreverem o maior número possível de palavras sobre determinado assunto em um tempo de 3 minutos, cada aluno deverá por uma palavra no quadro, voltar a fila e entregar o lápis ao próximo aluno que estava atrás dele e ir para o final da fila de seu grupo, enquanto o tempo estiver rolando os alunos escreverão, fazendo com que aja uma rotatividade na fila e todos participem.

SÍMBOLOS USADOS PARA CARACTERIZAR O ESPÍRITO SANTO - Subsídio para lição 2 - Nomes e símbolos do Espírito Santo - Movimento Pentecostal, doutrinas da nossa fé.

VENTO
As qualidades do vento, que traduzem a ação do Espírito: o vento não se vê, apenas se sente a sua passagem, no movimento dos objetos ou na respiração, isto é, sentimos apenas os seus efeitos; conserva a vida, porque não podemos viver sem ar.
Conhecemos apenas os efeitos da sua passagem, umas vezes devastadora, como o ciclone, noutras leve como a brisa.
O vento forte é sinal da acção poderosa de Deus, o vento-brisa é sinal da paz que deve reinar na natureza e da sua presença no mundo.
Também o vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.
Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.
Em regiões mais altas, como no alto de montanhas por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.
O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).
 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Ensino para adultos na Escola Dominical: O que é e para que serve a andragogia? Respostas e auxílio para professores e mestres da Escola Dominical.

Introdução

Paulo, ao falar aos cristãos de Corinto, fez uma colocação que se olharmos com um olhar pedagógico poderemos iniciar o nosso aprendizado de hoje com muita propriedade o texto é: "quando eu era menino, agia como menino, discursava como menino. Mas quando cheguei a ser homem, deixei as coisas de menino" (I Cor.13:11). Isso quer dizer que a concepção psicológica de alguém sofre mutação durante a sua vida, quando criança passamos por várias fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, são esses períodos Sensório moto (0 a 2 anos), ou seja, ao nascermos começamos a conhecer os objetos através da motricidade, do toque ao físico ao material, passamos também durante essa fase pelo o que Freud chama de período oral, tudo pomos na boca para a identificação, logo depois entramos no período pré-operatório (3 a 6 anos), ou seja, a criança deste estágio: é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstractamente, no lugar do outro, não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação, já pode agir por simulação, "como se", possui percepção global sem discriminar detalhes e deixa-se levar pela aparência sem relacionar fatos. Podemos dizer que a criança e egocentrista da sua maneira ou seja, implica a ausência da necessidade, por parte da criança, de explicar aquilo que diz, por ter certeza de estar sendo compreendida. Da mesma forma, o egocentrismo é responsável por um pensamento pré-lógico, pré-causal, mágico, animista e artificialista. O raciocínio infantil não é nem dedutivo nem indutivo, mas transdutivo, indo do particular ao particular; o juízo não é lógico por ser centrado no sujeito, em suas experiências passadas e nas relações subjetivas que ele estabelece em função das mesmas. Os desejos, as motivações e todas as características conscientes, morais e afetivas são atribuídas às coisas (animismo). A criança pensa, por exemplo, que o cão ladre porque está com saudades da mãe. Por outro lado, para as crianças até os sete ou cinco anos de idade, os processos psicológicos internos têm realidade física: ela acha que os pensamentos estão na boca ou os sonhos estão no quarto. Dessa confusão entre o real e o irreal surge a explicação artificialista, segundo a qual, se as coisas existem é porque alguém as criou.

Lição 2 - Plano de Aula - Nomes e símbolos do Espírito Santo, 10 de abril de 2011, Movimento pentecostal, As doutrinas da nossa fé, Comentarista: Pastor Elienai Cabral Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Lições Bíblicas 2 trimestre de 2011, Plano de Aula e Orientação pedagógica: Professor Érick Freire.

 Plano de Aula
Lição 2
10 de abril de 2011



TEMA: Nomes e símbolos do Espírito Santo
Objetivos:
Após a aula o aluno deverá estar apto a:
    Conhecer a pluraridade dos nomes do Espírito Santo. 
    Definir o que é simbologia bíblica;
     Saber saber as representações simbólicas do Espírito Santo.

Conteúdo:
Nomes e símbolos do Espírito Santo; Símbolos Bíblicos.

Tempo Estimado:
50 minutos (uma aula)

Material Necessário:
Lição da Escola Dominical; Folhas de Ofício A4 com escritos do segundo momento;