Lição 7 - 13 de fevereiro de 2011 - Assistência Social, Um importante Negócio - Orientação Pedagógica Professor Érick Freire.
13 de fevereiro de 2011
ASSISTÊNCIA SOCIAL, UM IMPORTANTE NEGÓCIO |
TEXTO ÁUREO |
“E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha”
(At 4.35).
VERDADE PRÁTICA Embora a oração e a proclamação da Palavra de Deus sejam as prioridades máximas do ministéio cristão, não podemos esquercer-nos das obras de misericórdia. |
Introdução
A lição de número 7 trata de um assunto muito delicado na maioria de nossas igrejas, principalmente as pentecostais, onde a busca pelo poder tem atrapalhado e feito esquecer por muitos um dos trabalhos mais importantes da igreja, tratasse do olhar social, o olhar para o ser humano. Jesus em seu ministério dava primeiro a palavra, mas não despedia as pessoas com fome.
Por isso peço ao professor que nessa semana não deixe de resgatar o sentimento de doação em seus alunos, ou seja, partilhamento. Muitas vezes alguém chega em nossas casas e pede: Dê-me uma ajuda, e temos a "cara-de-pau" de responder: "Perdoe-me"! tendo muitas vezes comida de sobra em casa.
Dica pedagógica: Eduque a emoção de seus alunos, faça com que ele sinta necessidade de ajudar ao próximo, faça com que ele crie uma motivação para ser alguém altruísta. Estimule-o a agir sem medo, a ser um líder de si mesmo para que possa alçar estímulos aos que estão a sua volta, para que ele seja um agente transformador do ambiente. Jesus instigava as pessoas, as fazia ter vontade de ajudar o próximo a tomar decisões pelo coletivo e a principalmente ser humilde, fato esse consumado quando lavou os pés dos discípulos.
I. AS DORES DO CRESCIMENTO
Pergunte: Por que o crescimento da igreja teve de ser acompanhado por um olhar social? Estimule-os a dizer que foi por causa que com o número muito grande de irmãos foi necessário que houvesse um olhar mais sensível ao menos favorecidos.
Agora faça uma provocação: Aqui na nossa igreja como está a assistência social? Espere que respondam e depois conclua com sua opinião sobre o trabalho social de sua igreja (esteja apar dele para que não cometa injustiça), Depois pergunte: Porque a campanha do quilo da santa ceia não deve ser o único trabalho de assistência social?(Essa pergunta é para as igrejas que só fazem esse tipo de trabalho).
Pergunta prática: Digam algumas formas de assistência social que a igreja deveria fazer:
Agora teremos a dinâmica: Projeto solidário.
Objetivo: Estimular o poder de iniciativa e decisão para os problemas sociais de nosso ambiente.
Material: Envelopes contendo três situações para serem solucionadas.
Introdução: Fale sobre solidariedade e cooperação e leia a poesia a seguir
É fácil falar em fraternidade,
dizer que pratica a solidariedade,
esquecendo-se de que é disso
que depende o mundo,
para não cair mais fundo…
Desenvolver amor ao seu semelhante,
ajuda bastante,
mantendo sempre ativo
um espirito cooperativo…
Algo feito em cooperação,
sempre terá uma melhor solução…
Ajudando-se mutuamente,
problemas se resolverão facilmente…
Quando o ser humano,
finalmente aprender a ser humano,
e descobrir que os verdadeiros tesouros,
que tão insanamente procuram,
estão simplesmente em nosso interior,
e inteiramente a seu dispor,
poderão chegar à conclusão
que lhe aquietará o coração,
de que, aprendendo a cultivar a Solidariedade e a Fraternidade,
a humanidade viverá com humanidade,
e poderá conseguir uma certa felicidade…
Amor ao próximo… Fraternidade… Solidariedade…
Palavras especiais…
É preciso entende-las e praticá-las
dizer que pratica a solidariedade,
esquecendo-se de que é disso
que depende o mundo,
para não cair mais fundo…
Desenvolver amor ao seu semelhante,
ajuda bastante,
mantendo sempre ativo
um espirito cooperativo…
Algo feito em cooperação,
sempre terá uma melhor solução…
Ajudando-se mutuamente,
problemas se resolverão facilmente…
Quando o ser humano,
finalmente aprender a ser humano,
e descobrir que os verdadeiros tesouros,
que tão insanamente procuram,
estão simplesmente em nosso interior,
e inteiramente a seu dispor,
poderão chegar à conclusão
que lhe aquietará o coração,
de que, aprendendo a cultivar a Solidariedade e a Fraternidade,
a humanidade viverá com humanidade,
e poderá conseguir uma certa felicidade…
Amor ao próximo… Fraternidade… Solidariedade…
Palavras especiais…
É preciso entende-las e praticá-las
Marcial Salaverry
Procedimentos: Dividir a turma em três grupos mistos e entregar a cada equipe um envelope contendo o fato que será narrado pelo líder escolhido para o grupo. Pedir a cada grupo que comece a discutir o fato, anotando observações e as possíveis soluções através de um planejamento para resolver o problema. O ideal é que se esclareça o motivo que levou o grupo a tomar aquela seterminada soluçao. Eis alguns problemas (O professor pode elaborar outros):
1º Grupo: Houve uma enchente na cidade. Como poderia se oraganizar um mutirão para solidariedade.
2º Grupo: A casa da pessoa mais idosa da igreja caiu. Qual a solução prática para o problema?
3º Grupo: A igreja está em péssimas condições e a comunidade evangélica está sem recursos. O que se deve fazer?
Reflexão individual: A igreja somos nós. Quando ele falha, no mínimo, estamos nos omitindo.
Plenária: Solidariedade da igreja primitiva.
Encerramento: Exponha o projeto dos grupos, para que todos conheçam o que a união e o amor são capazes de realizar no Corpo de Cristo.
II. A INSTITUIÇÃO DO DIACONATO
Fale sobre o que é o diaconato e depois pergunte aos alunos: Como são escolhidos os diáconos hoje? Vão dizer que são escolhidos pelo pastor, outros vão dizer que são escolhidos por amizade e etc.
Então comente, na igreja primitiva quem escolheu os sete diáconos para servir foi a igreja com os seguintes pre-requesitos "homens de boa reputação, de sabedoria e cheios do Espírito" (At.6.3)
Indague: O que é o ministério diaconal? Para que serve? Espere as respostas dos alunos e conclua dizendo o que significa diácono através desse texto abaixo:
"DIACONIA (grego: diakoneino)
At. 6: 1-7 (servir às mesas)
Textos para leitura: At. 6:2; II Tm. 2:24-26; Tt. 2:9; Jo 13:16-17; Is. 52:13; I Pe. 2:18-25
O conceito “servir” é expresso em grego por diversas formas verbais. DOULEVO – Servir como Escravo: O tom está na sujeição do que serve.THERAPEUO – Sublinha a voluntariedade do serviço, o cuidado e a preocupação que se exprime no fato de servir. LATREVO – Servir por salário; no N.T. e no período neotestamentário o termo recebeu o significado de cumprimento dos deveres religiosos e cultuais. LEITORGEO – Designa o serviço oficial e público do povo e do estado; na Septuaginta (Bíblia onde o A.T. é em versão grega) significa serviço do templo; no cristianismo, o da igreja. HIPERITEO – Significa originalmente “penas“ aplicado ao serviço, exprime principalmente a relação para com o senhor, a quem é prestado o serviço. DIAKONEO – Se opõem a todos os anteriores indicando serviço inteiramente pessoal, prestado a outra pessoa “serviço em amor, sem constrangimento”.
Referência: LINDBERG, Carter "Diaconia," Tower Notes (Boston University School of Theology), no. 3 (outono de 1991)
III. ASSISTÊNCIA SOCIAL, UM IMPORTANTE NEGÓCIO
Faça os comentários que você achar pertinente para sua sala sobre este capítulo e finalize com o vídeo:
FORÇA DA UNIÃO
Ajude ao proximo por amor e caridade
REFERÊNCIAS
COSTA, Débora Ferreira da. Dinâmicas Criativas para o ensino bíblico, Rio de Janeiro, 2004, CPAD.
WIKIPEDIA, Acessado em 10 de fevereiro de 2011.
Boa aula e não esqueçam de deixar os comentários e chorar com o último vídeo...
Queridos deixem seus comentários, pois é muito importante para nossa auto-avalição.
ResponderExcluirMuito bom, gostei de seu blog, isso nos ajuda muito na hora de dar os comentários da escola Bíblica Dominical, que Deus continue lhe abençoando.
ResponderExcluirE irmãos Jesus nos disse para ajudar o próximo, mas além disso temos sim obrigação de ajudar o proximo pq vemos que estamos vivendo em tempos dificeis e vc sabe seu dia de amanhã? e a Igreja tem um Papel inportantíssimo nisso, porque já que os evangélicos são considerados exemplos únicos de verdadeiros adoradores de JESUS vamos fazer isto valer e ajudar o próximo, se dedicando a ele como a nós mesmos.
ResponderExcluirOi querido gostei do seu blog, muito edficante!!!
ResponderExcluirQue Deus continue te usando pra falar de sua palavra. Vamos fazer sempre o ide de Deus.
Fik na paz do Senhor...
abraços. *_*
vale apena ver e aprender por pessoas iteressadas
ResponderExcluira ajudar o proximo.
Erik voce esqueceu-se de colocar de onde tirou a dinamica eu conheço do livro dinamicas criativas da profe debora ferreira
ResponderExcluirAinda não terminei a orientação! Quando uso dinâmicas de livros ponho nas referencias.
ResponderExcluirPaz do senhor meu irmão dou Graça ao meu Deus por sua vida pois através do seu comentário que toda semana , que esta no bog , eu estou colocando em minha sala e tenho tido resultados , mim ajudado muito que Deus continue abençoando você e sua família.... Leo.micilene@hotmail.com
ResponderExcluirObrigado Leo, estou esperando o comentário destes resultados.
ResponderExcluirSó o querido irmão é que escreveu!
Que Deus te cubra de bençãos.
Professor Érick tu és uma benção!
ResponderExcluirQue vídeos lindos!!! Jesus te abençoe cada vez mais!!!
Precisamos de pessoas capazes como Você!
Ana Maria, Parnamirim/RN.
Caro professor... GLÓRIA A DEUS pela sua vida, que blog maravilhoso, tenho certeza que minha aula nesse domingo será muito melhor que todas que já dei.
ResponderExcluirDeus o abençoe grandemente!!!
Fernanda Reis
Que Deus vos abençoe!
ResponderExcluirBoa noite, profeassor, Só hoje puder ver o blog e pode ter certeza que foi muito lindo ver o vídeo. Como sabia que iríamos chorar? quanta solidariedade, amizade a sem esquecer o amor.
ResponderExcluirQue Deus te abençoe cada dia mais a ti e tua familia.
Este trabalho está MUITO LINDO!
A Paz do Senhor Jesus!
Irma Silvana - (Teologia -Avançado)