segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lição 6 - 06 de fevereiro de 2011 - A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA - Orientação Pedagógica Professor Érick Freire.

Lição 6


06 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA

TEXTO ÁUREO

“Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça”
(Hb 12.11 - ARA).


VERDADE PRÁTICA

A essência da disciplina é o ensino e o seu objetivo é levar-nos a andar de acordo com a vontade de Deus.

Introdução
Prezado professor da Escola Dominical essa semana começarei falando de algumas características dos professores fascinantes (CURY, 2003). Peço a cada um que reflita. Será que você conhece ou tenta compreender o funcionamento da mente dos seus alunos? Você procura dar respostas incomuns as atitudes deles? procura transformar o conhecimento em experiência de vida? O que você entende por ensinar? Você trás algo a prática de vida do seu aluno?
No livro Pais brilhantes, Professores fascinantes, Cury fala a respeito, dizendo "Bons professores são eloquentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente".
Outra reflexão que vos deixo nesse início de Orientação é: Você acha que falando sozinho vai depositar o conhecimento na mente de seu aluno? Como seu aluno reage quando não há participação efetiva dele na sala de aula? Qual a importância da intervenção do aluno quando você está falando sobre o assunto em questão?
Paulo Freire fala sobre a educação bancária, aquela que deposita conhecimento na cabeça como se fosse um caixa de banco e o mesmo diz que isso é impossível! Sabe o por quê? Porque o ensino deve ser reflexivo, por isso, Cury vai um pouco além e afirma "Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar", ou melhor, questione e indague mais seus alunos, o próprio Jesus era um "Provocador" de reflexões, exemplo disso foi quando trouxeram aquela mulher em estado de adultério e perguntaram-no: E tu o que dizes? pois a lei diz que deve ser apedrejada, Jesus calmamente escrevendo no chão olha para eles e diz: Quem não tem pecados atire a primeira pedra, levando todos ali a reflexão. Em outra ocasião as pessoas diziam que Jesus era Elias, outros que era ... e Jesus Perguntou aos discípulos: E vocês o que dizem? Ele obteve a resposta que os outros queriam que Ele dissesse, "Tu és o Cristo o filho do Deus Vivo!", Jesus provocou e eles responderam, então provoque e instigue seus alunos a responderem, muito do assunto eles já conhecem e isso facilita bastante!!!

I. A DISCIPLINA E SUA NECESSIDADE


Comece perguntando: O que é disciplina? Para que serve?
Os alunos irão responder que é ensino, respeito, rigor e etc...
Comente que a disciplina e os valores são muito importantes para a igreja e para outros meios sociais, dê exemplos de disciplina na escola, trabalho, entre outros (Ex. horário de chegada, obediência aos superiores, conduta, escolhas e etc.)


Agora faça a dinâmica: Escala de Valores
Objetivo: Refletir sobre valores pessoais, conduta, respeito e escolhas.
Material: Coração de tamanho médio, lápis para desenhar e tesoura.
Procedimento: Distribua folhas de papel A4 para seus alunos, onde eles irão desenhar um coração que ocupe toda a folha. Feito isso, divida o coração ao meio com o lápis e escreva do lado esquerdo sete deveres  do cristão para com Deus e ao lado direito, sete deveres do cristão para com a igreja.
Dê um tempo para eles terminarem e logo depois peça para que virem a folha e escrevam do lado direito sete atitudes reprováveis que o homem pode praticar para com Deus e sete atitudes prejudiciais, do lado esquerdo, que o homem pode praticar contra ao próximo.
Logo após sorteie alguns alunos (se a turma for grande) para partilhar suas respostas, se a turma for pequena tente fazer todos participarem.
Reflexão: A disciplina consciente deve ser a disciplina do cristão, onde de forma individual ele procura examinar-se a si mesmo.

II. A OFERTA DE ANANIAS


Conte rapidamente a história de Ananias e Safira e faça relação com a venda da propriedade feita por Barnabé. Depois pergunte: Qual a relação da nossa dinâmica com o procedimento de Ananias e Safira? Qual a relação da atitude deles com a disciplina consciente?
Depois das respostas dos alunos complete dizendo que a dinâmica fala sobre atitudes reprováveis que devemos tomar, como a mentira, por exemplo e Ananias e Safira mentiram contra a igreja, contra os irmãos e contra principalmente Deus, na pessoa do Espírito Santo.
Indague mais uma vez: O que queriam Ananias e Safira vendendo a propriedade e escondendo o real valor? O que eles queriam transparecer para a igreja? Seria pecado ele ter vendido e dado só o dízimo?
Conclua dizendo que Ananias e Safira queriam ser lembrados como que por um grande feito já que teriam vendido a propriedade e dado "tudo" para a igreja, eles queriam status.

III. O EXTREMO DA DISCIPLINA


Comente que Ananias e Safira eram conscientes que estavam pecando contra o Espírito Santo e que era imperdoável tal atitude, já que os mesmo viviam estudando e ouvindo a verdade. Por isso, Deus não foi injusto.
Mas, logo depois indague: Por que uma setença de morte fulminante?
Depois diga que morreram porque pecaram contra o Espírito Santo.
Pergunte: O que aconteceria com a igreja se Ananias e Safira não fossem punidos?
Depois comente que a maldição foi retirada do arraial dos santos já que Ananias e Safira foram punidos a altura e a disciplina, mesmo que parecendo dura, foi executa.
Comente: Hoje vemos que muitas igrejas não dão prioridade a disciplina porque "fulano" ficará chateado, porque "beltrano" sairá da igreja e por isso o pecado tem se alastrado e a igreja não tem mais respeito e tem se omitido em muitos casos, mas a igreja que realmente serve ao Senhor deve priorizar a disciplina e o respeito pelo Senhor e que cada crente deve ter sua própria disciplina consciente.

A paz do Senhor Jesus Cristo!!!
Boa aula e não se esqueça de deixar seu comentário.

3 comentários:

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