A Escola Dominical tem muita história pra contar, são mais de dois séculos e muitos desafios encontrados, na realidade, quando falamos em Escola Bíblica Dominical nos remetemos ao ensino da Palavra, não obstante, na semana em que estaremos falando sobre o avivamento do povo judeu no período do domínio persa, quando Neemias se tornou governador de Judá que, veio por intermédio da Palavra, mais profundamente, o conhecimento da lei dada a Moisés, teremos como falar do dia 03 de Novembro de 1783 considerado o dia natalício da Escola Dominical, quando Robert Raikes publica em seu jornal um artigo falando da transformação que a Escola Dominical produziu em duas crianças.
O interessante é que o trabalho de Raikes teve uma repercussão nacional o deixando um ano depois como o homem mais conhecido da Inglaterra e um jornalista de grande influência espiritual.
Se formos pesquisar mais afundo concluiremos que não foi Raikes que criou a Escola Dominical, como também não foi Lutero o precursor da Reforma Protestante, mas como Lutero, Raikes deu popularidade e organização a esse trabalho, sistematizando e organizando de forma bem mais eficaz e produtiva. O ensino organizado da Palavra, apesar de pouco valorizado é muito importante para a Igreja do Senhor, como nos dias de Neemias que, junto a Esdras separou mestres para o ajudarem, as nossas Escolas Bíblicas deveriam fazer o mesmo, chamando pessoas compromissadas com a libertação espiritual, intelectual, social e psicológica do povo que perece por falta de conhecimento.
Curiosidades
Você sabe por que a Escola Dominical geralmente começa às 9 horas da manhã?
Simplesmente porque nos Estados Unidos, os cultos matinais ou Escolas Dominicais começavam às 9 horas da manhã, pois a maioria das igrejas se localizavam em regiões rurais e os homens tinham de acordar muito cedo para ordenhar as vacas, organizar o café da manhã, enquanto as mulheres separavam e cozinhavam o almoço, quando chegavam do culto matinal do domingo já almoçavam.
Aqui no Brasil a ideia foi copiada só no horário, mas o significado daqui é outro, pois as pessoas aproveitam o domingo para dormirem um pouco mais (risos).
Você sabia?
O que chamamos de Escola Dominical é chamado de Escola Sabatina pelos adventistas, já que eles seguem o ensino que era dado pelos judeus nas sinagogas aos sábados.
Naquela época o ensino estava mais voltado ao livros da torah ou pentateuco como conhecemos, o interessante é que os judeus dividiam sistematicamente o livro de Levítico (Vayikrá - E chamou) em dez partes chamadas de (parashat - porções) para leitura nestes encontros.
Escola Dominical que deu origem a uma denominação
Robert e Sarah Kalley em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram aquela que é considerada a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Evangélica Fluminense, marco da Igrejas Evangélicas Congregacionais no Brasil.
Escola Dominical em casa?
Nos tempos de Moisés o ensino da Palavra de Deus era feito em casa, os pais passavam oralmente o ensino de geração em geração (Dt. 6.7)
Escola em praça publica?
No capítulo 8 de Neemias os sacerdotes juntamente com Esdras ensinaram a Palavra de Deus em praça publica, enquanto Esdras recitava pausadamente a lei os mestres explicavam aos grupos de pessoas ali, como ouvintes.
Quer conhecer mais da História da EBD? Clique nos links abaixo!
Histórico da Escola Dominical
Escola Dominical
amo está na EBD, é o meu compromisso de todo domingo de manhã.
ResponderExcluirAmém Ana Maria!
ResponderExcluirQue você sempre pense assim!
A paz do Senhor Erick. O Dia Mundial da EBD em Amarante foi comemorado com uma exposição - EBD no Tunel do Tempo, onde foi exposto o Ensino da Palavra de Deus desde o Antigo Testamento aos Dias de Hoje. Foi uma benção! Amanhã estarei postando as fotos no nosso blog: http://www.amarebd.blogspot.com . Sim, e obrigado por indicar o nosso blog. Deus continue te usando.
ResponderExcluirAmém Fred, está fazendo um belíssimo trabalho, que o Senhor te abençoe!
ResponderExcluir