Lição 9
27 de fevereiro de 2011
A Conversão de Paulo
TEXTO ÁUREO |
"Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome." (At 9.15,16).
Introdução
Esta semana falaremos na escola dominical sobre um dos mais importantes personagens para o mundo contemporâneo, o nosso irmão Paulo, que antes de ter esse nome era chamado de Saulo, nessa semana as dicas que darei estão nos links a seguir, a primeira dica são de livros(na área de educação e psicologia-Augusto Cury) que indico durante essa semana e semanas posteriores, a segunda são documentários sobre a vida de Paulo.
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I. SAULO DE TARSO
Comece Indagando os alunos sobre a origem de Saulo: Quem era Saulo? Qual sua formação? Quais suas nacionalidades?
Logo depois comente o que você aprendeu no documentário 1, explique que os Judeus daquela época começavam aprender a Torah aos 5 anos de idade e que possuíam uma educação muito rígida para que cumprissem a Lei mosaica ao pé da letra. Fale sobre os motivos que ele tinha para perseguir os cristãos, fale que Jesus tinha cerca de 8 anos quando Saulo nasceu, diga que provavelmente ele tinha ouvido falar de Jesus e que sua ira, por ele ser fariseu, era a mesma que a maioria dos judeus não cristãos tinham (ou melhor, não acreditavam que Jesus possa ser o Salvador).
Pergunte: Apesar de judeu por que Paulo tinha cidadania romana? Espere os alunos responderem, apesar que provavelmente não saberão, ou então, irão lê na lição, aí você conclui que a província de Tarso era região romana, mas que ele possuía sangue judeu. Comente também que Saulo após converso não se utilizou desses benefícios, como romano, para ele a cidadania plena é a do céu.
II. A CONVERSÃO DE PAULO
Preste bastante atenção no primeiro documentário (postado anteriormente) sobre a conversão de Paulo e comente o que você aprendeu com os vídeos, Se quiser e tiver tempo passe Os primeiros dois vídeos, pois eles duram cerca de 15 minutos, tempo suficiente para adiantar bastante a aula (o interessante é que irá causar uma resistência de início já que o arqueólogo e o Teólogo (Biblista) são monges, mas se você souber conduzir a aula, os alunos notarão que eles estão ali como cientistas.
Material: Não será necessário.
Introdução: (Professor fala) Como Paulo boa parte de nós que estamos aqui também teve uma experiência com Deus de conversão, alguns de forma mais dura como a história de Saulo (pela dor foram chamados), outros por sentir um chamado, outros nem sabiam o que estavam fazendo, mas hoje estamos aqui e gostamos muitas vezes de contar a nossa história de conversão.
Procedimento: Divida a sala em grupos de três(se a sala for até 12 alunos, sendo maior que isso faça grupos maiores para que não passem de quatro grupos), alunos e peça que eles contem entre si de forma resumida a experiência de conversão (Dê 5 minutos), logo depois dê (1 minuto) para eles escolherem o melhor testemunho do grupo, posteriormente chame os escolhidos a frente para resumirem suas histórias em 3 minutos (no máximo) cada.
Conclua perguntando: Vocês se surpreenderam com o testemunho de alguns dos irmãos? Provavelmente nem conhecíamos os testemunhos dos irmãos, eu por exemplo não sabia que irmão...(fale sobre o testemunho de alguém que você ouviu e não conhecia), e conclua: "É muito interessante partilharmos os nossos testemunhos, pois elevam a nossa fé e nos deixa cada vez mais unidos. Não esqueçamos de contar nossas histórias para a edificação do próximo, seja cristão ou não.
Plenária: Como deve ser o nosso relacionamento com Jesus após nossa conversão?
Conclua o tópico falando sobre o reflexo do testemunho e conversão de Paulo na vida dos cristãos e dos não cristãos.
III. PROPÓSITOS DA VOCAÇÃO DE PAULO
Pergunte: Como Paulo por que também precisamos conhecer a vontade de Deus? Comente o texto de Rm. 12.2 "E não vos conformeis com as coisas deste mundo, mas se transformem pela renovação da vossa mente, para que experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Comente que para conhecermos a vontade de Deus precisamos mudar nossas concepções após nossa conversão, devemos nutrir nossas mentes com a Palavra de Deus e tornar nossos pensamentos saudáveis através desse renovo espiritual e do conhecimento da palavra verdadeira, a palavra e história da cruz. Só assim começaremos a entender para experimentar a vontade de Deus, ela sendo boa agradável e perfeita, Oh! Glória! A verdade que liberta o oprimido do seu cárcere espiritual, da sua prisão psicológica, da masmorra da ignorância e do opressor das suas vidas (libertação de pensamentos através da renovação da mente - psique, libertação do corpo através do sacrifício vivo - soma, libertação do pecado através do conhecimento do Espírito e da palavra e sua prática - pneuma).
Naufrágio em Malta |
Depois indague: Como podemos nos tornar ministros semelhantes a Paulo? Para que precisamos sofrer nesse percurso?
Conclua dizendo que Tornar-se ministro não é tão simples, necessita de muita abdicação das coisas da terra e dedicação as coisas do Céu.
Comente o que mais achar necessário e boa aula!
Não esqueça de assistir os documentários.
BOA AULA E QUE DEUS OS ABENÇOE!!!
Parabéns pela postagem amado irmão!
ResponderExcluirTu és uma benção!!!
Muito bom!
ResponderExcluirgraça e paz, muito bom o conteudo me ajudou bastante para a aula de amanhã!Deus abençoe.
ResponderExcluirParabéns, gostei muito do seu método de ensino.
ResponderExcluirQue Deus continue lhe usando como um instrumento de auxílio aos outros professores.
Samuel.
Obrigado queridos! Continuem acessando, semana que vem teremos muitas novidades!
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