Lição 2 - A ascensão de Jesus e a promessa de sua vinda, para 09/01/2011 - Orientação pedagógica - EBD
Introdução
Queridos, ao iniciarmos qualquer aula seja da Escola biblica dominical, ou em qualquer outro tipo de sala de aula, temos que ter compromisso, tanto no horário em que chegamos, como também na organização do material em sala de aula, o primeiro minuto de sua aula é muito importante e necessita que demonstre a maior dedicação possível perante os alunos, é daí que você irá conquistar sua turma ou dispersá-la de vez. Não se esqueça de organizar e planejar o tempo das atividades, isso é muito importante, pois muitas EBDs no Brasil perdem muito tempo para iniciar a aula propriamente dita e também terminam precocemente o tempo por causa da liturgia empregada na igreja, então se geralmente você tem 45 minutos para aula, dê sua aula entre 35 e 40 minutos e deixe de 5 a 10 minutos para as considerações finais e/ou para alguma dinâmica.
Início da aula
Procure questionar mais seus alunos do que responder, por exemplo, utilize perguntas que se iniciem em Como, Por que, Quando, O que, pois assim você produzirá mais conhecimento em sala de aula ao invés de praticar um monólogo, e isso deixará a aula mais prazerosa para o aluno, o importante da aula não é você mostrar que sabe o conteúdo completo e sim que está preocupado em os alunos compreenderem e saberem por em prática o que aprenderam.
Em relação a lição comece perguntando: O que é ascensão? (eles irão responder aos poucos até chegarem na resposta que você gostaria de ouvir). Aí você os provoca outra vez: Por que Jesus ascendeu aos céus? (procure levá-los a resposta que é porque Ele está nos Ceús a destra do Pai para interceder por nós, também pode ser porque ele foi preparar a nossa morada para a Sua vinda) após algumas considerações entre no primeiro tópico.
I. Historicidade da Ascensão de Cristo
Questione outra vez: Quando se deu a ascensão de Cristo? Porque a ascensão de Jesus pode ser considerado fato histórico? (Provoque aos alunos falarem sobre a importância testemunhal, pois testemunhas comprovam fatos e isso é regra de História, diferentemente de outros casos em seitas em que só um homem viu um anjo (Mórmons) que trouxe tábuas de ouro). Depois fale qual a data que Jesus ascendeu (Provavelmente no ano 34 da era cristã).
Comente sobre o lugar da ascensão de Jesus e a relação do Monte das Oliveiras com o ministério de Cristo aqui na Terra.
Pergunte: O que são testemunhas? Quando elas são utilizadas? O que acontece quando várias testemunhas falam com detalhes os mesmos fatos?
Depois comente essas respostas e mostre a autenticidade da ascensão de Jesus.
Pausa para Dinâmica: CONTANDO FATOS
Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a vivência dos alunos sobre o assunto abordado na aula.
Material: Cesto ou saco com fotos e palavras que retratem a ascensão de Jesus: Desenho de Jesus com os discípulos, desenho de Jesus sendo ressuscitado, desenho de Jesus subindo aos Céus, desenho de anjos falando aos homens (representando a fala: Varões Galileus porque...) Palavras como: Ascensão, Voltarei, Trono, Pai, Galiléia, Confins da Terra, Monte das Oliveiras, e etc.
Ficha (papel) com um número para sorteio de quem vai narrar os fatos através das figuras e palavras.
Introdução: Explique para os alunos que dentre eles será sorteado um para contar e contextualizar figuras e palavras com a ascensão de Jesus, logo depois faça o sorteio.
Procedimento: Entregue ao aluno o cesto ou sacola e dê no máximo 2 minutos para ele contar a história da Ascensão de Jesus de acordo com cada figura ou palavra que ele retirar.
Ao final peça uma salva de palmas para o aluno e comente sobre seu desempenho fazendo elogios aos seus pontos positivos, e se ele tiver errado em algum ponto corrija sem constrangê-lo.
Por exemplo: Se Ele falar que a ressureição foi depois da ascensão, diga: Só teve um pequeno probleminha, a ascensão de Jesus foi o último dia de Jesus aqui na Terra até sua vinda, mas na hora do nervosismo às vezes até eu troco as ordens.
II. A ASCENSÃO DE CRISTO TEOLOGICAMENTE
Fale sobre o significado teológico de ascensão, mas não dê muita ênfase, pois isso não é o mais importante da lição, até porque os alunos não irão lembrar do paracletológico e poucos lembrarão do escatológico, mas não deixe de comentar.
III. A RELAÇÃO DA ASCENSÃO DE CRISTO E NOSSA DEVOÇÃO
Lembre aos alunos da ceia do Senhor que fazemos todos os meses, pergunte: Qual o significado dela?(lembre que a ceia serve para alimentarmos a cada mês o anseio pela vinda Jesus).
Por que a ascensão de Cristo foi quem fez-nos está aqui hoje? Quais as funções de Jesus a destra do Pai para nosso benefício?(Fale sobre o advogado que temos a destra do pai).
Amém.
UMA ÓTIMA AULA!
Que Deus vos abençoe!!!
Meus queridos para tirarem dúvidas sobre essa postagem amanhã estarei no chat a partir das 19hrs até às 22hrs.
ResponderExcluirQue Deus vos abençoe.
Muiito bom... Gostei muuito, é tudoo que estou buscando e tornar as aulas mais dinamicas e participativas! vai me ajudar banstante!
ResponderExcluirDEUS LHE ABENÇOE!