Objetivo: Após a aula o aluno deverá saber que a prosperidade neotestamentária é espiritual, valorizando o ser humano de forma integral em harmonia e paz do ser espírito, alma e corpo fazendo-o mais altruísta e partilhador de suas benção na integralidade espiritual e/ou material.
1º Momento: Antes de começar a lição propriamente dita comprimente seus alunos e diga que as perguntas deles são muito importantes para o desenvolvimento da aula e que, não fiquem inibidos de comentarem dentro do assunto em questão.
Logo depois peça para que leiam Mateus 6. 16-34. e Marcos 10.29 e 30.
Logo depois da leitura dos dois textos faça a seguinte pergunta:
E agora? Jesus disse que não nos preocupássemos com as coisas desse mundo no primeiro texto, mas no segundo disse que ganharíamos o cêntuplo em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos neste mundo. O que ele quis dizer nestes textos?
Eles ficarão meio perdidos em responder, ponha-os para raciocinar, leve-os a entender o texto de acordo com o artigo Respostas de Cristo a prosperidade material < Clique Aqui >.
Deixe bem claro a questão dos Saduceus, fariseus, essênios e zelotes.
2º Momento: Fale sobre o primeiro tópico em relação a prosperidade escatológica, o consumo e a futuridade, dê uma olhada no vídeo do Pastor Ciro Sanches Zibordi.
Palestra sobre Teologia da Prosperidade
3º Momento: Agora detalhe melhor o texto de Mateus 6. 16-34, de acordo com o tópico A PROSPERIDADE EM O NOVO TESTAMENTO É MAIS UMA QUESTÃO DE SER DO QUE TER.
Pergunte aos alunos: Por que ser rico não é pecado? espere as respostas e faça outra indagação: Mas, porque Jesus falou que é mais fácil um camelo entrar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus? Espere as respostas e complemente dizendo que o problema não é ter dinheiro e sim valorizar o dinheiro acima de qualquer coisa como os Saduceus faziam comprando cargos e comprando as pessoas, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm 6.10).
Agora mostre quanto é mais valoroso ter tesouros no Céu do que na Terra. (Leia este artigo Acumulando tesouros no Céus)
4º Momento: Pergunte aos alunos: O que é filantropia? Espere as respostas e diga que é servir ao próximo.
Comente o que achar interessante sobre o último tópico e faça a dinâmica:
5º Momento: Faça um resumo com as seguintes questões:
PERGUNTAS:
- Quando Jesus falou sobre ajuntar tesouros no Céu em detrimento de tesouros na Terra a quem Ele estava atingindo?
- Quando Jesus fala que ganharíamos 100 vezes mais aqui na terra tudo o que deixarmos a que se referia?
- Qual a diferença entre o tesouro na Terra para o tesouro no Céu?
- Como podemos fazer ação social em nosso bairro?
RESPOSTAS:
- As ideias dos saduceus que compravam tudo a dinheiro e diziam que com dinheiro podiam tudo.
- Aos filhos espirituais, mães espirituais, casas dos irmãos que haveriam reuniões e inclusive a perseguição e tribulação por amor ao evangelho.
- A traça nem o bicho corrói o tesouro celestial.
- Criando possibilidades para ajudar irmãos ou até pessoas não cristãs.
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