Objetivo: O aluno após a aula deverá entender que o discernimento espiritual é necessário para que realize a melhor obra entendendo que os inimigos, como os de Neemias, utilizam estratégias para prejudicar a obra de Deus, sabendo que o inimigo não se cansa em investir nas suas tramas!
Observação: Querido professor se você quiser utilizar os Slides dessa lição < Clique Aqui > eles estão de acordo com o Plano de Aula.
Observação: Querido professor se você quiser utilizar os Slides dessa lição < Clique Aqui > eles estão de acordo com o Plano de Aula.
1º Momento: Professor é importante que você conheça o contexto dessa batalha espiritual e psicológica que Neemias enfrentou, para isso Leia o artigo Vencendo o Inimigo Covarde!
No início da aula faça a Dinâmica Defendendo o seu Sonho!
Após a dinâmica fale sobre o medo de Sambalat e Tobias, mostre que por causa desse medo eles queriam destruir os sonhos de Neemias, pergunte: Qual era o sonho de Neemias? Ele já tinha realizado seu sonho? Logo depois continue comentando sobre a obra que Neemias tinha como sua responsabilidade e sonho que era reconstruir sua cidade, a cidade de seus pais, que Neemias queria restaurar a moral do povo e a espiritualidade (leia com calma e imprima o texto Vencendo o Inimigo Covarde).
Fale sobre a carta enviada pelos inimigos e diga qual foi a resposta de Neemias! Pergunte: Por que a resposta de Neemias foi sábia?
Comente sobre o foco de Neemias na obra, sua persistência e responsabilidade em não querer perder tempo.
Finalize o tópico com o seguinte questionamento: O que podemos tirar de lição das atitudes de Neemias? Espere as respostas e vá para o segundo momento.
2º Momento: Comece o tópico perguntando: O que é subornar? Espere as respostas dos alunos e comente sobre a atitude de Semaías, a covardia com que ele estava tramando a queda de Neemias junto aos opositores samaritanos, comente sobre os homens que se eram chamados de nobres e suas atitudes sem nenhuma nobreza.
Pergunte: O que são falsos profetas? Espere as respostas e diga que existem falsos profetas não só no meio dos membros da igreja, mas no meio da liderança e que esses são piores, semelhantes aos falsos mestres fariseus que oprimem ao povo com mentiras e ainda usam a Bíblia, usam seus cargos como o sacerdote Semaías e os "nobres".
Fale também sobre a pressão dos familiares e conhecidos de Tobias que está no texto Vencendo o Inimigo Covarde.
3º Momento: Pergunte: Quando você termina algo qual a sensação que você sente? Por exemplo quando termina um trabalho da escola, ou uma meta a cumprir no trabalho, ou uma encomenda, e etc.
Imagine como Neemias se sentiu, após tanta perseguição ter conseguido terminar quase dois quilômetros de muralhas com quase 6 metros de altura e mais de 1 metro de largura em menos de dois meses, exatamente 52 dias.
Comente outra vez sobre o medo de Sambalat, que agora era maior, pois a construção havia terminado, diga que o inimigo quando derrotado ele recua, Neemias mostrou ter moral e segurança e persistiu até o fim, diga aos alunos que quando começamos a obra de Deus devemos ir até o fim!
4º Momento: Faça uma pequena revisão com as seguintes perguntas:
- O que podemos aprender com a resposta dada por Neemias a Sambalat?
- Qual a intenção de Semaías ao convidar Neemias para ir ao Templo?
- Quanto tempo durou a reconstrução dos muros?
- Quais as atitudes de Neemias que lhe deixou surpreso?
- Os falsos profetas só são membros da igreja que perseguem os pastores?
Seu comentário no Livro!
Faça um comentário sobre o Blog EBD Brasil e tenha-o publicado em um livro, para participar é muito simples, basta deixar seu comentário na caixa de comentários dos leitores < Clique Aqui > e Participe!!!
UMA BOA AULA E QUE A PAZ DO SENHOR SEJA COM TODOS VOCÊS!!!
Queridos o Blog EBD Brasil ficou temporariamente pesado porque o Blogger juntamente com o Google fizeram atualizações em plug-ins e algumas páginas hospedadas pela Google ficaram pesadas, mas com toda eficiência do Google tudo foi resolvido!
ResponderExcluirAPROVEITEM AO MÁXIMO AS LIÇÕES HOJE E NO TRANSCORRER DA SEMANA!!! ABRAÇOS A TODOS!!!
Professor que benção descobrir este blog! Vou estar aqui todas as semanas!
ResponderExcluirAmém João Carlos, estou aqui para servir todos vocês!
ResponderExcluirEsse blog é ótimo, me ajuda muito a preparar as minhas aulas!! Que Deus continue o abençoando vc e sua família ! A PAZ DO SENHOR!!
ResponderExcluirAmém querido!
ResponderExcluirObrigado pela visita! Sou servo do Deus altíssimo e em consequência de vocês também!
Que Deus continui te abençoando, ficamos pronto com seus comentarios no domingo damos uma aula enriquecida. Deixamos os alunos bem instruidos e com vontade (SEDE) de Deus para está no proximo domingo na EBD.
ResponderExcluirRoberto
Vice- Dirigente da EBD
ASSEMBLEIA DE DEUS - ministerio Abreu e Lima -PE Av. Brasil
28 de outubro de 2011 16:33
Roberto disse...
Outra coisa EricK, vc não vende a sabedoria que Deus lhe deu, pelo contrario a divide com os outros.
Roberto
Vice- Dirigente da EBD
ASSEMBLEIA DE DEUS - ministerio Abreu e Lima -PE Av. Brasil
Roberto, meu querido irmão! não sou digno de tais palavras, fico deveras feliz em está ajudando, não quero jamais ter como meta manipular os outros e persuadi-los por palavras humanas com intuito monetário ou qualquer outra forma de deturpação do evangelho de Cristo "De graça recebeste, de graça darás!"
ResponderExcluirQUE O SENHOR DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS!!!
DO SEU SERVO!!!
gosto muito das dinamica, poste mais em nome de JESUS.
ResponderExcluirQuerida irmã, essa é minha vontade!!!
ResponderExcluirTudo será no tempo certo!
já sou fã de carteirinha desse blog desde que o descobrir...tem sido benção em minha vida e tem me ajudado muito em todas as aulas. Que Deus continue abençoando e inspirindo meu amado irmão, para que juntos possamos continuar a ensinar o querer de Deus a diversos corações. fike na Pazzz abç♥!
ResponderExcluirPaz do Senhor,tenho usado o conteúdo de seus comentários na EBD aqui e tem sido uma benção.Que DEus continue lhe abençoando.
ResponderExcluirAmém queridos Adilson e Lucy! Sejam sempre servos com o querer de construir da melhor forma a obra de Deus.
ResponderExcluir