quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lição 14 - A Vida Plena nas Aflições, Subsídio Professor Érick Freire


“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13)
Queridos leitores do EBD Brasil, quero escrever algo sobre a lição da semana já que, o verso principal desta lição é muito mal interpretado pelos pregadores da falsa teologia.
Aplicando esse texto, muitos pregadores do triunfalismo, ou seja, a teoria de que o crente nunca sofre, diriam que eu estaria em pecado já que estou doente, mas como Paulo disse “Sei estar abatido, mas sei estar em abundância” v.12, todo o crente passa por problemas e necessidades.
Então porque o apóstolo disse “Posso todas as coisas”?
Irmãos, Paulo começa falando aos irmãos filipenses no verso 10 sobre a preocupação desses irmãos em ajudarem a suprir a sua necessidade, como uma família que compartilha seus bens para alcançar um mesmo objetivo, o ganho de almas. Por isso, a posição do apóstolo é de gratidão. Ele já havia passado por maus bocados, já tinha sofrido perseguições, apedrejamentos, fome, prisão, desprezo, mas também já teria vivido abundância, reconhecimento, respeito, angariado almas para o reino, boa estadia, novos discípulos imitadores de Cristo e etc. Tudo isso sendo fortalecido pelo Senhor para viver em contrapontos tão paradoxais, tanto na alegria como na tristeza, tanto na riqueza quanto na pobreza, tanto na saúde como na doença, ele sabia viver tudo isso! Porque podia viver tudo pelo fortalecimento no Senhor!

Os triunfalistas interpretam de outra forma, primeiro lêem de forma separada o verso 13, depois afirmam “Seja um vencedor! Você não pode perder! Você pode tudo em Jesus! Pode ganhar muito dinheiro! Pode expulsar qualquer doença! Basta uma palavra de fé! Deus fará o desejo do seu coração!” Será que era realmente isso que Paulo estava falando? Claro que não!
Outra, diriam que aquele que passa sofrimento está em pecado, então Cristo esteve em pecado? Paulo pecou para ser perseguido pelo amor do nome de Jesus? Não, não é bem assim como estes afirmam, e o que seria dos profetas que sofreram tantas perseguições? Tiago irmão de Cristo afirma em sua epístola “Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor” (Tg 5.10), será que Jeremias sofreu porque pecou? Será que Isaías foi serrado ao meio (Hb 11.37) porque estava em condição de pecado? E Jeremias que tinha toda a escola de profetas e o povo contra ele, liderados por Hananias (Jr 26.9). Se formos transcorrer tantos quantos não tiveram tanto poder assim como dizem os triunfalistas é provável que listemos todos os personagens bíblicos, inclusive o próprio Jesus quando pede a vontade do Pai e não a sua (Mt 26.39).
O servo de Jesus pode tudo realmente, ele pode até passar pela mais extrema tribulação, mas não esmorece porque o Senhor o ajuda a passar pelas dificuldades, esse evangelho que afirma por aí que a palavra da fé faz tudo o que quiser é uma mentira do “capeta” e/ou do homem, o único que é soberano é Deus, Ele sim faz o que lhe apraz, mas nem você e eu podemos mover montanhas, mares, estações e dias sem que ele permita, pois nem dois passarinhos caem em terra sem sua permissão (Mt 10.29) nem ninguém faz o que bem entende.
Um pregador muito conhecido no meio evangélico americano, Keneth Copeland afirma em seu livro Prosperidade a escolha é sua que Jesus tinha dito diretamente a ele “crer que as suas palavras têm poder, e as coisas que diz acontecerão. O resultado é que poderá ter tudo o que disser quando exercer sua fé”, isso é “fajutice”, onde que Jesus diria isso a alguém? Outro comparsa desse falso pregador chamado Keneth Hagin, homem que possui o instituto Rhema que tem ensinado miserabilidades farsantes Brasil a fora disse “O Senhor falou comigo e disse: Não ore mais pedindo dinheiro. Você tem autoridade através de meu nome pra reivindicar a prosperidade”.
Acho que esses homens não conhecem a história de Paulo e o espinho na carne, para clarear a mente destes citarei na íntegra o próprio Paulo falando aos irmãos de Corinto:
É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei a visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos {se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe} foi arrebatado até o terceiro céu. Sim, conheço o tal homem {se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe}, que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Pois, se quiser gloriar-me, não serei insensato, porque direi a verdade; E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte”.  (2 Coríntios 12:1-10)
Acho que após essa leitura não é preciso explicar nada! Paulo tinha um espinho na carne e não foi através de uma palavra triunfalista como “Eu decreto! Declaro! Mando! Ordeno!” que resolveu o problema, pelo contrário, o Senhor o disse: “A minha graça te basta!” Ou seja, eu faço você suportar, mesmo contexto ideológico de Filipenses, o Senhor o ajuda a passar pela tribulação porque tudo pode ao fortalecer Paulo na fraqueza, pois quando está fraco, aí é que está forte, porque a fraqueza e limitação humana dão lugar ao poder de Deus. Entenda fraqueza não é pecado e sim demonstração de serviço e entrega de espírito, alma e corpo ao Senhor como sacrifício agradável a Deus (Rm 12.1 e 2)
Nos Estados Unidos por causa desse falso evangelho, o cristianismo já foi bastante ridicularizado, um fato que aconteceu por meio de um desses pregadores da confissão positiva e do triunfalismo, conhecido como Robert Tilton, este enviou uma carta a um telespectador de seu programa que havia pedido oração pois estava doente, o paciente era Tom Crowly, para se ter uma ideia a carta enviada por Tilton tinha as seguintes palavras “Deus falou comigo especificamente sobre você, Tom, e Ele vai curá-lo”. Acho que esse deus dele esqueceu de o avisar que ele estava atrasado na resposta, pois o querido irmão que havia pedido oração teria morrido há mais de cinco meses e quem iria receber essa carta seria a viúva.
E essa não é a única história com esse tipo de erro gravíssimo, esse mesmo Tilton está respondendo mais de meio bilhão de dólares em processos. Robert Lairdon, também pregador da prosperidade nos EUA diz que Jesus foi seu guia turístico no Céu, e que lhe mostrou uma sala que tinham várias partes de corpos penduradas nas paredes, dizia ele que aquelas partes dos corpos eram pra dar saúde plena as pessoas, mas estas não tinham fé, por isso, não recebiam tais bênçãos! Não reclamavam, nem declaravam suas bênçãos. Então o mesmo afirma, “Mande que sua benção vai chegar!” “Não peça, declare sua vitória!”, uma enxurrada de falsos ensinos.
Outro elemento que prega esse falso evangelho é muito conhecido no Brasil, Benny Hinn, ele diz que é amigo pessoal do Espírito Santo, que senta ao seu lado, amigo confidente, mas não que ele conte suas limitações ao Espírito Santo, mas o contrário, o Espírito Santo diz que está ao lado dele como mediador entre Jesus e ele, é meio estranho, mas parece a mesma interpretação que a Igreja católica dá sobre Maria, mediadora do Filho, meio fora de contexto não? Outro ensino dele é que todos aqueles que não servem a Jesus são possessos de demônios, e que se não fosse o Espírito Santo Jesus teria pecado, como também afirma que as três pessoas da trindade possuem espírito, alma e corpo, em seu livro Bom dia Espírito Santo, em suas primeiras edições havia essa aberração, mas foi retirado por dica de seus amigos editores. Ele ainda afirma que Jesus quando morreu tornou-se natureza de Satanás, e isso é uma tremenda blasfêmia, Jesus se fez maldição na cruz quando esteve com todos os pecados da humanidade sobre si, como o cordeiro no holocausto tinha o sentido expiador, mas em nenhum momento a Bíblia diz que ele ficou igual, virou Satanás e/ou teve a natureza do Diabo.
Esse texto de Paulo (Fp 4.13) é usado por Hinn para embasar uma teoria falsa e errada, ele diz que tudo podemos, que somos pequenos deuses, um Deus-homem, ele afirma “Diga, sou um Deus-homem... Este espírito em mim é um Deus-homem. Sou uma réplica de Jesus!” Também afirma que o dinheiro segue a retidão e que a pobreza é do Diabo, acho que ele não viu o texto em que Satanás tenta a Jesus com riquezas “E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás”. (Lucas 4:5-8) Será que realmente a glória material e o dinheiro só acompanha quem é fiel? E os milionários que enriquecem com desonestidade? Os grandes traficantes de drogas? De pessoas? De armas? Os políticos corruptos? Os juízes e servidores que desviam o dinheiro do povo e ficam ricos ilicitamente? Acho que Benny Hinn vive em um planeta bem distante da terra e que o deus dele é outro, mas não o nosso Deus e salvador Jesus Cristo! Ele chega ao ridículo de dizer que porque Jesus estava sem o Espírito Santo a sua verdadeira fé foi destruída, pois disse “seja feita a Tua vontade”. No mínimo ele não conhece o plano da salvação, pois Jesus não veio a terra como um milagreiro, mas como o salvador da humanidade que estava imersa em pecado, os milagres eram sinais que o seguiriam, mas não seu principal objetivo, se fora assim ele teria dito “Está consumado!” quando realizou seu primeiro milagre em Caná na Galileia, mas ao contrário afirmou isso antes de seu último suspiro em carne! Glória ao Senhor! Ele é o nosso salvador e isso já nos basta, as outras coisas que acontecem são conseqüências.
Ele, Hinn, ainda foi mais atrevido chegou a afirmar que era a própria encarnação de Cristo dizendo “eu sou Ele. O Verbo se fez carne em mim”, em uma de suas gravações da série “Nossa posição em Cristo”.
Em suma, o texto base da lição dessa semana tem sido vítima de uma série de interpretações erradas, pouco proveitosas segundo a Palavra e desviando o foco do que Paulo fala aos seus irmãos filipenses, Paulo não disse que ficaria rico porque podia todas as coisas em Jesus, nem tampouco afirmou que Deus faria a vontade do seu coração, mas que agüentaria toda a aflição pela força que lhe era dada através daquele que sempre o fortaleceria!

1 comentários:

  1. É preciso meditar nas Sagradas Escrituras e obter auxílio diário do Alto, pois somente assim não seremos meninos, lançados de um lado para o outro por qualquer vento de doutrina.
    Muito boa as suas colocações!!!

    Que o Senhor o abençoe ricamente!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!