quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lição 6 Abaixo a Violência - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 6
Abaixo a Violência


Objetivos da lição: O aluno após essa aula deverá ter ciência que deve viver pacificamente, ignorando as provocações de pessoas rixosas e orar por aqueles que os persegue.

Dica ao professor: Nessa idade a maioria dos seus alunos entrou no chamado desenvolvimento do conhecimento abstrato, ou seja, a maioria deles já consegue distinguir explicações mais complexas, entendendo o subjetivismo da violência e porque ela é causada. É interessante compreender que é nessa que as disputas ficam acirradas, para ser o(a) melhor o(a) mais bonito(a), para chamar a atenção da garota(o) por quem está se apaixonando.
Outro ponto importante a se entender é que os nervos estão a "flor da pele", como os hormônios estão também correndo de um lado para o outro, chamo isso de "cheiro da adolescência" os hormônios estão tão ativos que você sente até "olfaticamente".
Por isso, saber falar sobre violência será a chave do sucesso dessa lição. Seja bem aberto, viva no mundo deles, procure se informar das programações de TV que existem para essa idade, se possível assista durante a semana e veja algo que possa usar como exemplo desse assunto. (Estas e outras dicas sobre a prática da faixa de idade estarão no livro a Arte do Aprender < Clique > e leia os dois capítulos iniciais da obra).

1º Momento: Comece a aula "GRITANDO" todo mundo com palavras como estas: Olhe, eu me esforço, estudo a semana toda, procuro dar o melhor de mim, estou adoentado, cansado e vocês são um bando de bagunceiro, quero todo mundo sentado, quieto e prestando atenção agora!!! (seja bem grosso(a) e irritante, pior que uma mãe chata!!!)
Eles ficarão perplexos, aí após sentarem e olharem pra você, dê uns dez segundos e pergunte: Vocês gostaram dos meus gritos? Por que isso que fiz é agir com violência?
Logo depois diga para eles que isso foi uma forma de mostrar-lhes que muitas vezes somos violentos, sem sequer agredirmos alguém fisicamente e que precisamos de auto-controle para fazermos um Abaixo a Violência.

2º Momento: Fale sobre o primeiro relato de violência descrito na Bíblia e sobre a música de Lameque que exalta a violência e depois passe os vídeos abaixo para eles verem, se achar apropriado (para isso, mostre o quanto a atitude de violência é irracional e vergonhoso, principalmente quando vemos um vídeo destes):
O Primeiro vídeo mostra a realidade comum de muitas escolas brasileiras diariamente:

Traficantes fazem funk do helicóptero no Rio (essa é ainda mais irracional)



Filho do do dono da RBS (Rede de comunicação que abrange os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul através de emissoras de TV e Rádio, jornais e portal de internet).
Professor esse vídeo recomendo que não passe, mas veja a que situação chegaram nossos adolescentes, é de estarrecer.

3º Momento: Pergunte aos alunos: O que acharam do que viram no vídeo na escola? Por que Deus não se agrada disso? Comente sobre o tópico Deus condena a violência e Fique longe do mal.

4º Momento: Navegue pelo Portal Instituto sou da Paz < Clique Aqui >. Leia essa reportagem sobre Como Escapar da Violência, comente para os alunos sobre essa instituição e essa reportagem, e diga: Por mais que alguém negue, mas a solução da violência está em praticar o verdadeiro cristianismo e voltar-se o homem a Deus!!! Nenhuma fórmula mágica para solução da violência a não ser por Jesus Cristo.


A PAZ DO SENHOR JESUS E BOA AULA!!!

3 comentários:

  1. Professor,eu vi seu comentário em meu blog dizendo ser um vicio dizer que os anjos do Senhor acampa ao redor das pessoas..., fiquei com uma duvida,em Atos 12:7 diz:E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. Atos 12:7
    Então foi o próprio Jesus quem libertou Pedro?

    ResponderExcluir
  2. Fernanda nesse verso o original diz "um anjo do Senhor" e não o anjo do Senhor!

    Há uma diferença, pois só há uma versão escrita desse jeito que você pôs! Como disse lá no comentário, no AT (hebraico) quando se refere "o anjo do Senhor" é Jesus, no novo testamento o original é grego e se diz um anjo do Senhor.
    Entendeu?

    Então nessa referência é escrito "um anjo", qualquer um anjo e não Jesus, pode procurar em todas as versões e só uma está escrita como você disse.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!